14/09/2009 14h18 - Atualizado em 05/01/2017 15h00

Curso vai capacitar gratuitamente músicos instrumentistas e mestres de bandas civis

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Instituto de Ação Social e Cultural Sincades firmaram parceria para capacitar gratuitamente músicos instrumentistas e mestres de bandas civis. As inscrições para os dois cursos, ministrados na Região Serrana e no Norte do Estado, estão abertas até o dia 16 de setembro.

A ficha, disponível AQUI deve ser enviada para o e-mail formacao@secult.es.gov.br. Um requisito importante é que o interessado deve ter um instrumento musical para ser utilizado durante o curso.

Serão oferecidas 80 vagas, 40 em cada cidade sede, para oficinas teóricas e práticas, realizadas alternadamente aos sábados e domingos, No Norte, o curso será em Nova Venécia. As aulas começam no dia 19 de setembro. Já na Região Serrana do Estado, as aulas acontecem em Santa Maria de Jetibá, a partir de 20 de setembro.

Serão 82 horas de curso com professores experientes em diversos instrumentos musicais. A Secult irá fornecer todo material didático e certificado de conclusão do curso.

Professores:

Marcelo Trevisan: Bacharel em Música com especialidade em clarineta pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Mestre em Execução Musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é ?spalla? da Banda Sinfônica da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames); professor de clarineta da mesma instituição; e clarinetista da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes).

Marcelo Madureira: Bacharel em Música com especialidade em trompete pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e pós-graduado em Docência para o Ensino Superior pela Faculdade Batista de Vitória (Fabavi). Marcelo Madureira é coordenador do projeto Banda Sinfônica da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), professor de trompete da mesma instituição; e músico convidado da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) para temporada 2009.

Gilson Pereira: Bacharel em Regência pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Gilson Pereira é regente titular da Banda Sinfônica e Coro Infantil da Corporação Musical Santa Cecília de Itapecerica, em Minas Gerais; da Orquestra Jovem de Itapecerica; da Orquestra Sinfônica da Escola de Música de Nova Lima, também em Minas; do Coral de Trombones da UFMG; e regente convidado para temporada 2009 da Banda Sinfônica e Banda Experimental da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).

Daniel Araújo: Bacharel em Música com especialidade em clarineta pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), e pós-graduando em Educação Inclusiva pelo Instituto Superior de Educação e Cultura Ulysses Boyd.  Atualmente, Daniel Araújo é músico da Banda da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo e coordenador da Academia Musical Josué.

Pedro Mota: Bacharel em Música com especialidade em trompete pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestrando em Execução Musical pela mesma instituição. Pedro Mota é o principal trompete da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes), integrante do Grupo de Metais Itaratã, e atua como professor de trompete e coordenador do Quinteto de Metais da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).

Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim