15/09/2010 13h19 - Atualizado em 05/01/2017 15h36

Cultura, turismo e economia da República Tcheca são temas de encontro na UFES

A cultura, o turismo e a economia da República Tcheca estarão em foco na Ufes durante o I Encontro da República Tcheca no Espírito Santo, que será realizado pelo Consulado Honorário da República Tcheca no Estado de 21 de setembro a 1º de outubro. A abertura do encontro será feita no dia 21, às 19h, na Galeria de Arte e Pesquisa da Ufes (GAP), no campus de Goiabeiras.

Na cerimônia, estarão presentes o Cônsul Honorário da República Tcheca no Espírito Santo, Odilon Borges, com a presença do embaixador tcheco no Brasil, Ivan Jan?árek, e de outras autoridades da colônia Tcheca no país. Também na ocasião, o Coral Integração, do curso de Música da Ufes, irá apresentar um repertório do compositor Tcheco Bedrich Smetana, cantadas na língua original. O Coral Integração é regido pelo maestro José Viegas Neto e composto por funcionários e alunos de diversos cursos da universidade, além de pessoas da comunidade.

Durante o evento, que congregará atividades culturais, empresariais, palestras e lançamentos de livros, os capixabas poderão conferir uma mostra de imagens e projetos de Jo?e Ple?nik (1872-1957), arquiteto oficial do governo do primeiro presidente da antiga Tchecoslováquia. A exposição, que já passou por diversas universidades do Brasil, poderá ser visitada das 8h às 18h, até o dia 29 de setembro.

Nas tardes dos dias 23 e 24, a vez será da literatura. Os escritores Franz Kafka, Veríssimo e Milan Kundera serão temas de mesas-redondas, a serem realizadas em diferentes locais da cidade, sobre a presença da literatura tcheca no Brasil.

Dia 21

19h - abertura da exposição do arquiteto Jo?e Ple?nik e apresentação do Coral Integração
Local: Galeria de Arte e Pesquisa da Ufes, em Goiabeiras

Dia 22