Menu

SECULT Secretaria da Cultura

SECULT - Secretaria da Cultura

Cultura em Toda Parte 4ª Edição promove programação cultural em Domingos Martins

Publicado em: 13/05/2026 13h21

O Cultura em Toda Parte 4ª Edição esquentou o público de Domingos Martins nas noites de outono dos dias 08 e 09 de maio, sexta e sábado, na Praça Dr. Arthur Gerhardt com uma programação multicultural. A caravana cultural gratuita é realizada pela Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com as OSCs Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e Centro Cultural Eliziário Rangel (CCER), via chamamento público. Conta com o apoio da Prefeitura de Domingos Martins e com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC), do Governo Federal.

Na sexta-feira, as apresentações começaram a partir das 18h30, com os alunos do Curso Iniciação ao Teatro 60+, ministrado pelo diretor Marcelo Ferreira. Depois, o público conferiu a encenação Casamento Pomerano que reproduz uma cerimônia pomerana e os seus ritos como o quebra-louça, a dança dos noivos e o tocador de concertina, instrumento tradicional da cultura pomerana. “A gente demonstra um pouquinho da nossa cultura pomerana, e faz uma representação do nosso casamento pomerano”, disse Genilza Schröder, organizadora da encenação.

Na sequência, a plateia se emocionou  com o cantor Edivan Freitas e o show Certas Canções de Milton Nascimento, que trouxe releituras de canções da trajetória do artista mineiro. “A gente revisita a obra desse grande gênio. A gente está muito feliz e agradece imensamente essa possibilidade, ao Cultura em Toda Parte, esse projeto de cultura itinerante pelo estado e faz com que a gente possa chegar às cidades do nosso estado através da Secult”, disse Edivan, que se apresentou ao lado dos músicos Paulo Prot e Arthur Telles.

Logo após, Eden Show animou o público com a apresentação Acordeon Clássico e Popular. “Estive participando desse circuito maravilhoso que é o Cultura em Toda Parte. Queria agradecer ao IBCA, a Secult e ao Governo do Estado por esse lindo projeto que contempla o Espírito Santo com a verdadeira cultura”, celebrou Eden. Fechando a programação do primeiro dia, o grupo Blumen der Erde Volkstanzgruppe e a apresentação de Danças Folclóricas Alemãs. “Estamos há 22 anos na estrada e já percorremos o Brasil todo. Foi muito importante pra gente receber o Cultura em Toda Parte no nosso município e poder participar e mostrar a nossa cultura. E o Cultura em Toda Parte traduz a diversidade do Espírito Santo”, falou a coordenadora do grupo, Dulciele Stein.

No sábado (09), o evento também teve início às 18h30, com o groove de Betinho Barcellos Group, que uniu a mistura do Acid Jazz & Jazz Funk. “Para mim está sendo um privilégio muito grande estar fazendo parte desse circuito em Domingos Martins que é uma cidade muito musical onde eu vi meus ídolos tocarem”, relembra Betinho. Depois, quem subiu ao palco foi o grupo amesa, com uma sonoridade rica e original. Na sequência, enchendo o palco de delicadeza, a cantora Ada Koffi apresentou o show Mar de Dentro, baseado no repertório do seu primeiro álbum homônimo. “Eu trouxe um show que fala de amor, de afeto, sobre presença. Um show que traz o meu álbum Mar de Dentro, com a banda completíssima, será muito gostoso. É um prazer imenso estar aqui”, pontuou a cantora.

Encerrando o Cultura em Toda Parte 4ª Edição, em Domingos Martins, o cantor Sandrera. “Estou muito feliz de participar do Cultura em Toda Parte e trazendo o meu show Quase Hippie. Esse é um projeto maravilhoso, que leva cultura e arte para o estado, um projeto que aproxima os artistas do público. Eu estou muito feliz. Vida longa ao Cultura em Toda Parte”, celebrou o artista.

 Formações

O Cultura em Toda Parte 4ª Edição também promove uma série de atividades de formação nas cidades em que a caravana cultural desembarca com suas atividades. Com 36 horas de duração, o Curso Iniciação ao Teatro 60+, com o diretor, ator e bailarino Marcelo Ferreira, foi realizado de 04 a 08 de maio, na Travessa Xavier. A formação realizou um mergulho nas noções básicas de de teatro como expressão corporal, leitura de poesia, criação de performances em grupo, entre outras atividades. “O Cultura em Toda Parte é um projeto fundamental da Secretaria de Cultura do Estado. Eu optei trabalhar com 60+ porque acho um público revelador. É importantíssimo eles terem essa oportunidade”, afirmou Marcelo Ferreira. 

Na sexta-feira (07), a EEEFM Teófilo Paulino recebeu duas oficinas direcionadas aos alunos da instituição de ensino. Pela manhã, aconteceu a Oficina de Fanzines (livros artesanais), com o fanzineiro e livreiro Henrique Pariz. “Foi muito bom dar essa oficina. Os meninos adoraram, e eu mais ainda. Trabalhar a literatura em sala de aula é incrível”, afirmou o instrutor. No horário da tarde, foi realizada a Oficina de Iniciação Teatral, com o ator e diretor Luiz Carlos Cardoso. “Foi muito lindo trabalhar com esses corpos diferentes, com esse repertório que cada um traz, no jogo, na brincadeira e se colocando à disposição da criatividade e da emoção”, afirmou Luiz Carlos.

Fechando o ciclo de formações no município, no sábado (08) pela manhã, aconteceu no Abrigo Institucional Pecinhas para Unir, a atividade Todo Mundo Encena: Oficina de Iniciação Teatral, com a atriz Josilene Nery.

O Cultura em Toda Parte – 4ª Edição é uma Caravana Cultural Itinerante, realizada pela Secretaria da Cultura, em parceria com as OSCs Instituto Brasil de Cultura e Arte e Centro Cultural Eliziário Rangel, via chamamento público. Conta com apoio da Prefeitura de Domingos Martins e com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli

 Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111

WhatsApp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br