08/04/2011 12h10 - Atualizado em 05/01/2017 15h42

Crítica Contemporânea na Arte e Literatura é tema da Roda de Conversa do Maes

Nesta quarta-feira (13), às 19h30, o Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes), localizado em Vitória, apresenta mais uma edição da Roda de Conversa, atividade do "Programa Arte-Educação". A ação movimenta ainda mais a exposição "Edital 11", que está em cartaz no espaço desde o fim de março, e já atraiu quase mil visitantes. O tema da vez será "Crítica Contemporânea na Arte e Literatura".

A Roda de Conversa é realizada no auditório do Maes e a entrada é franca. Os interessados devem estar no espaço com 30 minutos de antecedência para realizar a inscrição. Serão disponibilizadas 40 vagas.

O bate-papo tem como objetivo estabelecer os pontos de encontro entre a crítica na literatura e na arte, e a importância destas reflexões na produção atual. Para isto, o evento terá como convidados especiais a artista e crítica de arte Clarissa Diniz, e o professor Alexandre Moraes.

A exposição "Edital 11" ficará em cartaz no Maes até o dia 08 de maio. A mostra é resultado da produção dos cinco artistas plásticos capixabas: Fátima Nader, Ignez Capovilla, Júlio Tigre, Tom Boechat e Victor Monteiro, vencedores do prêmio "Bolsa Ateliê em Artes Visuais", versão 2010.

Edital 11

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), junto com recursos do Fundo de Cultura, concedeu o prêmio que tem o propósito de incentivar a produção artística do Espírito Santo, qualificar os artistas selecionados, e o aperfeiçoamento do seu trabalho mediante o acompanhamento e supervisão de um orientador.

Convidados

Clarissa Diniz é crítica de arte, graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além de ser editora da revista Tatuí, ela publicou os livros "Crachá - aspectos da legitimação artística" (Recife: Massangana, 2008); "Gilberto Freyre" (Rio de Janeiro: Coleção Pensamento Crítico, Funarte, 2010) - em coautoria com Gleyce Heitor - e "Montez Magno" (Recife: Grupo Paés, 2010), em coautoria com Paulo Herkenhoff e Luiz Carlos Monteiro.

Já Alexandre Moraes é professor de Literatura Brasileira, Literaturas da América Latina e Teoria da Literatura, no Departamento de Línguas e Letras, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É crítico literário, e publicou livros de organização e livros individuais. Também atua como poeta e escritor.

Exposição "Edital 11"
Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES)
Endereço: Av. Jerônimo da Monteiro, 631, Centro - Vitória ES
Período: até 08 de maio
Visitação: terça a sexta-feira - das 10 às 18 horas
              sábados, domingos e feriados - das 12 às 18 horas
Visitas mediadas pelo blog museudeartes.wordpress.com

Programa de Arte-Educação

40 vagas - Auditório do Maes
Os interessados deverão comparecer com 30 minutos de antecedência.
Atividades gratuitas

Ciclo de Palestras

O "Ciclo de Palestras" pretende, a partir da difusão das atribuições do curador e do artista na atualidade, proporcionar reflexão sobre a atuação desses dois agentes na arte.

- Data: 04 de maio
3º encontro - palestra com Ricardo Basbaum que argumentará sobre a dicotomia na atuação do par curadorista e artista-curador.
Horário: 19h30 às 21h30

Roda de Conversa

O "Roda de Conversa" irá abordar o tensionamento gerado pela utilização dos conceitos da arte em outros campos.

- Data: 13 de abril
Crítica contemporânea na arte e literatura
Pretende-se estabelecer os pontos de encontro entre a crítica na literatura e na arte e a importância destas reflexões na produção atual.
Convidados: Clarissa Diniz e Alexandre Moraes
Horário: 19h30 às 21h30

Maes na Tela

O "Maes na Tela" pretende utilizar o audiovisual como elemento disparador para o encontro e para a discussão do cinema com a arte.

- Data: 30 de abril
Cinema de artista
As questões inerentes ao cinema de artista serão exibidas e discutidas nesse encontro.
Curador convidado: Raquel Garbelotti
Horário: 15 horas às 17h30

Maes para todos

Objetiva um atendimento diferenciado para grupos escolares, melhor idade, turistas, projetos sociais e grupos de visitantes espontâneos a partir da criação de roteiros aplicados durante as visitas mediadas.

Agendamentos pelo site:
www.museudeartes.wordpress.com