25/05/2009 08h06 - Atualizado em 05/01/2017 14h23

Crianças do Piedarte visitam exposição de Andy Warhol no Maes

Ignez Capovilla

Ramon na ofina de Lambe-Lambe

O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes), em Vitória, receberá no sábado (23), às 14 horas, a visita de 25 crianças, na faixa etária de cinco a 13 anos. Elas integram a primeira ação "extra-muro" do Maes - o Piedarte. O projeto, realizado no Morro da Piedade, em Vitória, teve início este ano, e consiste em encontros realizados aos sábados, que lançam um novo olhar sobre a comunidade.

Os visitantes, que assim como a maioria dos brasileiros, não tem o hábito de freqüentar instituições museológicas, serão guiados pelos mediadores do Maes na exposição "Andy Warhol - Arte e Práticas para o Dia a Dia". O acompanhamento permitirá que as crianças vivenciem e explorem plenamente todas as práticas do cotidiano do norte-americano considerado o artista plástico mais "pop" de todos os tempos.

E uma surpresa está reservada para esta visitação: as crianças vão conferir o resultado do "Screen Test", teste de filmagem de aproximadamente três minutos. As imagens foram feitas durante um encontro no Morro da Piedade, reproduzindo o clima da lendária "Factory" de Warhol, em Nova York, quando ele fazia testes com artistas famosos.

Projeto Piedarte

Ignez Capovilla

Resultados das oficinas

Quando a exposição "Andy Warhol - Arte e Práticas para o Dia a Dia" desembarcou em Vitória, no dia 02 de abril, trouxe consigo uma proposta de ação com a finalidade de promover maior aproximação entre o museu e as comunidades no seu entorno.

Na época, artistas e pesquisadores capixabas receberam intensa formação, a fim de desenvolver trabalhos que promovessem mudanças nos princípios e metas que orientam a vida e função dos museus de arte. A capacitação foi ministrada por uma equipe multidisciplinar composta por artistas e professores cariocas, além de duas representantes do grupo R.U.S.T. (Radical Urban Silk-Screen Team), movimento artístico organizado que atua na Pensilvânia, Estados Unidos. 

Os desdobramentos das oficinas de formação resultaram no Piedarte, projeto inspirado no "Comuniarte", desenvolvido no Morro do Palácio, comunidade localizada em frente ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói, no Rio de Janeiro.

Os artistas do Estado que estão atuando no Morro da Piedade são: Fernanda de Castro, historiadora; Ignez Capovilla, fotógrafa; Mariana Moraes, historiadora de arte; e Filipe Borba e Victor Monteiro, artistas plásticos;

O Piedarte é uma iniciativa do Maes, espaço vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult), do Instituto de Ação Social e Cultural Sincades e contou com a colaboração internacional do Museu Andy Warhol.


Serviço:

- Local - Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes)
- Endereço - Av. Jerônimo Monteiro, 631, Centro, Vitória - Espírito Santo
- Período - até 02 de julho
- Visitação - terça a sexta-feira - 10 às 18 horas
                   Sábados, domingos e feriados - 12 ás 18 horas
Telefone - (27) 3132 8393
Entrada franca

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3345 9273 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard