07/10/2011 08h25 - Atualizado em
05/01/2017 15h46
Contadoras de histórias animam feriado do Dia das Crianças no MAES
O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES) promove no feriado do Dia das Crianças, na quarta-feira (12), o projeto "Estórias da Arte", com as contadoras de histórias Mayra Alárcon e Priscilla Arranz. A atividade está inserida no programa de arte-educação da exposição "O Louvre e seus visitantes", que permanece em cartaz no espaço até 13 de novembro. As apresentações serão feitas em duas sessões: 14 e 16 horas. A entrada é franca.
A história contada é intitulada "O Diário de Monique". A personagem principal tem sua vida ligada ao Museu do Louvre desde pequena. Nas suas férias, ela sempre visitava o museu e via aquele moço de cabelos encaracolados, óculos grossos, câmera fotográfica e sorriso largo. Era Alécio de Andrade, tirando fotos não das obras de arte, e sim de olhares. Depois de tanto tempo, Monique decide encontrar um pouco de sua história nas fotos de Alécio, e para isso conta com a ajuda das crianças visitantes da exposição.
Além de divertir as crianças o intuito do jogo é incentivar adultos e crianças a conhecer e valorizar cada vez mais a produção cultural capixaba. Os participantes da atividade serão presenteados com o "Jogo da Memória", que contém imagens de 15 obras dos artistas Dionísio Del Santo, Maurício Salgueiro, Nice Nascimento e Raphael Samú, pertencentes ao acervo do Museu.
Exposições simultâneas
A mostra "O Louvre e seus visitantes" reúne 85 fotografias doadas ao Instituto Moreira Salles pela família de Alécio de Andrade, brasileiro residente em Paris, feitas enquanto ele percorria as salas do Museu do Louvre, em um período de quase 39 anos, a partir de 1964.
Cada flagrante lembra uma cena teatral que assistiríamos por cima dos ombros do artista, tendo os visitantes como atores. Uma visão poética, onde o senso de humor se une a um certo carinho peculiar, revela a apropriação dos espaços do museu pelo público e as relações, às vezes insólitas, que se estabelecem entre alguns dos espectadores e as obras de arte.
Está em cartaz, simultaneamente, na Sala de Exposições Permanentes do Maes, a exposição "O diverso no Acervo". Trata-se de um recorte que utiliza obras do acervo do Maes, pertencentes ao patrimônio do Estado. Essa mostra apresenta múltiplas possibilidades para o diálogo entre as obras dos artistas Dionísio Del Santo, Maurício Salgueiro, Raphael Samú e Nice Avanza.
Serviço
Programação Especial do Dia das Crianças no MAES
Contação de histórias com Mayra Alarcón e Priscilla Arranz
Data: quarta-feira (12 de outubro)
Horário: 14 e 16 horas
Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES)
Endereço: Av. Jerônimo da Monteiro, 631, Centro - Vitória, ES
Entrada franca - máximo de 20 pessoas por grupo (chegar com antecedência de 30 minutos)
Informações: 27 3132-8390 | 3132-8393
http://museudeartes.wordpress.com/
O Louvre e seus Visitantes - Alécio de Andrade
Local: Museu de arte do Espírito Santo - Dionísio Del Santo (Maes)
Período de exposição: até 13 de novembro
Horário de funcionamento: de terça, quinta e sexta-feira, das 10 às 18 horas
Quarta-feira, das 10 às 21 horas
Sábados, domingos e feriados: das 12 às 18 horas
O Diverso no Acervo
Obras de Nice Avanza, Raphael Samú, Dionísio Del Santo e Maurício Salgueiro.
Curadoria de Ana Luiza Bringuente e Renan Andrade
Local: Sala de Exposições Permanentes Maes
Horário de funcionamento: de terça, quinta e sexta-feira, das 10 às 18 horas
Quarta-feira, das 10 às 21 horas
Sábados, domingos e feriados: das 12 às 18 horas
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
Texto de Fabiana Maurício - estagiária do MAES
3636 7110 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br