17/08/2010 07h22 - Atualizado em 05/01/2017 15h03

Concertos Sinfônicos da Ofes recebe Leo Gandelman e Adriana Clis

O saxofonista Leo Gandelman e a mezzo-soprano carioca Adriana Clis serão os solistas convidados do terceiro concerto da temporada da série "Concertos Sinfônicos", da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes).

A apresentação será na quinta-feira (19), às 20 horas, no Theatro Carlos Gomes, em Vitória. Os músicos se apresentam sob a regência do maestro titular Helder Trefzger.

A entrada para o concerto é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados às 19 horas, uma hora da apresentação, na bilheteria do teatro. O repertório será eclético, com obras de compositores franceses e brasileiros.

A suíte Dolly, escrita pelo compositor francês Gabriel Fauré, entre 1894 a 1897, abrirá o programa. A peça é dividida em seis partes: "Berceuse", "Mi-a-ou", "Le jardin de Dolly", "Kitty-valse", "Tendresse" e "Les pas espagnol". Inicialmente, ela foi composta para piano a quatro mãos, como uma homenagem à pequena Helene, cujo apelido era Dolly, filha de uma aluna de piano de Fauré. Depois, a peça ganhou uma versão orquestral, feita por H. Rabaud, premiado compositor e amigo de Fauré, que o sucedeu na direção do Conservatório de Paris.

A obra Elegia, de Henrique Oswald, será a segunda apresentação da noite. Foi composta em 1896, e é marcada pela fluência da linha melódica, harmonizada sutilmente. Oswald foi um compositor brasileiro - filho de pais suíços, que ganhou um concurso de composição em Paris, promovido pelo jornal "Le Figaro", vencendo aproximadamente 600 candidatos.

Na sequência, a Orquestra apresentará duas peças com a participação do saxofonista Leo Gandelman. As obras executadas serão a "Rapsódia para Saxofone Alto e Orquestra", escrita pelo francês Debussy, em 1903; e "Concertino para Saxofone e Orquestra de Câmera", escrito por Radamés Gnattali, no Brasil, em 1954.

A mezzo-soprano Adriana Clis será a solista da "Magnificat-Aleluia", de Villa-Lobos, obra que fechará o programa. Escrita em 1958, a peça contará com a participação do Coro Sinfônico da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), cujo regente é Sanny Souza; e do Coro de Câmera de Vitória, com regência de Cláudio Modesto.

Leo Gandelman

Saxofonista, produtor, compositor e arranjador, a música sempre esteve presente na vida de Leo Gandelman. Filho de uma pianista clássica e de um maestro, aos 15 anos já era solista da Orquestra Sinfônica Brasileira. Além da sólida formação clássica, estudou no Berklee College of Music, nos Estados Unidos, regressando ao Brasil em 1979 para dar início à carreira profissional.

Iniciou sua carreira solo em 1987, inspirando- se principalmente na música brasileira e no jazz, sempre com clara versatilidade e criatividade. Estas são marcas registradas que fizeram com que ele fosse eleito - durante 15 anos consecutivos, pelo concurso "Diretas na Música", do Jornal do Brasil - "o melhor instrumentista brasileiro".

Leo já gravou 10 discos ao longo de sua carreira, tendo vendido mais de 500 mil cópias. Nos últimos anos, tem realizado workshops e participado de diversos festivais em todo o País. No final do ano passado, participou do "Moscow City Jazz Festival", e foi também a Caracas (Venezuela), onde sob a regência de Issac Karabitchevsky, foi solista convidado da "Orquestra Jovem de Caracas".

Adriana Clis

A mezzo-soprano vem se apresentando como solista junto às maiores instituições musicais do Brasil, a exemplo da: Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (OSM SP), Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp), Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Sinfônica de Brasília (TNCS), Amazonas Filarmônica e Banda Sinfônica de São Paulo. Sua atuação abrange igualmente a ópera, a música de concerto e a música de câmara.

Estudou canto em São Paulo, e obteve o bacharelado em canto pela Faculdade Carlos Gomes. Em 1998, participou de curso no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou. Como bolsista da Fundação Vitae, estudou em Milão (Itália). Adriana Clis tem como preparador o pianista Ricardo Ballestero.

Na Europa, apresentou recitais em Bellegarde, Sévres e Paris (França), e em Berlim (Alemanha). Suas premiações incluem: primeiro lugar no Concurso Internacional Honorina Barra (Curitiba, 1998); e primeiro lugar no Concurso Nacional de Música de Câmara Henrique Nirenberg (Rio de Janeiro, 1999). Venceu também o Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão (Belém, 2003). Além disso, recebeu o Prêmio Carlos Gomes 2002, em São Paulo, na categoria "Revelação"; e em 2004, foi uma das finalistas das "Audições para Novas Vozes Líricas" do Teatro Colón, em Buenos Aires, onde integrou a temporada de 2005 na Ópera "Die Walküre" de Wagner.

Série Concertos Sinfônicos - Orquestra Filarmônica do Espírito Santo
- Obras de: Fauré, Oswald, Debussy, Gnattali e Villa-Lobos
- Regência: Maestro Helder Trefzger
- Solistas: Leo Gandelman, sax; e Adriana Clis, mezzo-soprano
- Local: Theatro Carlos Gomes
- Data: quinta-feira (19)
- Horário: 20 horas
- Entrada franca: os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, às 19 horas, no dia do concerto.
- Telefone: (27) 3132-8396

Assessoria de Comunicação/Secult