23/03/2012 12h18 - Atualizado em 05/01/2017 15h03

Concertos Sinfônicos apresenta grandes momentos da música russa

Na próxima quinta- feira (29), a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes), sob a regência do maestro adjunto Leonardo David, realizará o primeiro concerto da série Concertos Sinfônicos - Temporada 2012. A apresentação será no Theatro Carlos Gomes, em Vitória, às 20 horas. Os ingressos custam R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia) e podem ser adquiridos a partir das 14 horas desta sexta-feira (23) na bilheteria do teatro.

O repertório mostrará grandes momentos da música russa, com obras de Shostakovich - Abertura Festiva; Prokofiev - Concerto para piano n.º 3 e Tchaikovsky - Sinfonia n.º 5. Escrita em 1888, a Sinfonia n.º 5 de Tchaikovsky é uma das obras mais importantes da literatura orquestral. Ela traz o princípio cíclico, ou seja, um mesmo tema passa sob diversos aspectos pelos quatro movimentos da obra.

"O segundo movimento, andante cantábile, é marcado por melodias executadas ora pela trompa, ora pelo oboé ou pelas cordas", destaca o maestro Helder Trefzger, titular da orquestra.

O solista da noite será o capixaba Aleyson Scopel. Com um currículo que inclui apresentações como solista e recitalista em países das Américas, Ásia e Europa,  o pianista  consolida-se  como  uma  revelação da nova geração da música erudita brasileira.
 Aleyson Scopel foi solista  da  Orquestra  Sinfônica  do  Estado  de  São  Paulo  (Osesp),  Orquestra  Sinfônica  Brasileira  (OSB),  Orquestra  Sinfônica  da Universidade  de  São  Paulo (Osusp) , Orquestra Sesi- Fundarte de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto  (OSRP),  Orquestra  Filarmônica  do Espírito  Santo  (Ofes),  New  England Conservatory  Symphony  Orchestra,  Springfield  Symphony  Orchestra, dentre outras.

Formado  com  a  mais  alta  distinção  (Distinction  in  Performance  and  Academic Honors) no New England Conservator y of Music   (Boston)   sob orientação de Patricia Zander,  ele  ainda  recebeu  dessa  instituição  o  prêmio  Blüthner,  oferecido  pela  tradicional  fábrica  de  pianos  Blüthner   com  sede  em  Leipzig.  Ele também realizou estudos com Celia Ottoni e Miguel Proença  e aperfeiçoamento com Myrian  Dau e lsberg.

Aleyson obteve a premiação máxima nos mais tradicionais concursos de piano do Brasil, tais  como  o  Concurso  OSB  Nelson  Freire -   Novos  Talentos  Brasileiros (2003),  Magda  Tagliaferro  (2004)  e  Artlivre  (2005).  Foi contemplado  também  em concursos     internacionais  entre  os  quais  merecem  destaque  Corpus  Christi International  Competition  (2003),  Hellam  Young  Artists  Competition  (2003)  e Kingsville  Competition  (2004).  Conquistou o  prêmio  de  melhor  intérprete  brasileiro no  Concurso  Internacional  de  Piano  Villa- Lobos  (2006),  realizado  na  Sala  São Paulo, e em 2007 o Volunteer Jury Award   e o prêmio de melhor intérprete de música de câmara no Concurso Internacional William Kapell. Em 2008, realizou sua primeira turnê  brasileira,  com  grande  sucesso  de  crítica  e  público  e  passagem  por  14 cidades.  Voltou  a  ser  premiado  com  o  quarto  prêmio  em  2009  no  Southern Highlands International Competition, na Austrália.

Em 2010 marcou o lançamento do seu primeiro CD,  ao vivo na Sala Cecília Meireles.

Destaque também para a regência do maestro adjunto da Ofes, Leonardo David, que já dirigiu importantes orquestras no Brasil, como a Sinfônica de Porto Alegre, a Sinfônica de Sergipe e a Bachiana Filarmônica, além de orquestras no exterior, em países como Itália e Paraguai.

Paula Norbim
WWW.secult.es.gov.br