26/10/2012 09h49 - Atualizado em 05/01/2017 14h41

Conceição da Barra sedia Seminário do PEC-ES neste sábado (27)

26/10/2012

Discutir sobre a atual realidade cultural das regiões capixabas e propor ações para o desenvolvimento cultural do Estado são alguns dos objetivos dos Seminários Territoriais para Elaboração do Plano Estadual de Cultura do Espírito Santo (PEC-ES). O próximo será realizado neste sábado (27), das 8 às 17 horas, em Conceição da Barra e contará com a participação de mais oito municípios do Norte capixaba.

Nesta semana, as microrregiões administrativas do Centro-Oeste e do Sudoeste Serrano sediaram os Seminários Territoriais. Na terça-feira (23), o encontro foi realizado em Pancas e nesta quinta-feira (25) foi a vez de Domingos Martins receber o evento. Nesses espaços é apresentada a metodologia de construção do PEC-ES e também o diagnóstico do setor cultural da região. Em grupos de trabalho, os participantes são estimulados a apresentarem propostas a partir dos seguintes eixos temáticos: Papel do Estado; Diversidade Artística e Cultural; Acesso à Cultura; Desenvolvimento 
Socioeconômico Sustentável; e Participação Social.

Para o subsecretário municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer de Pancas, Élson Augusto do Nascimento, o Seminário é uma oportunidade única para envolver a comunidade propor e discutir a política cultural da região. "É preciso conseguir construir um plano visando aproximar a Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo das necessidades do nosso território. Também é necessário garantir a interiorização dos recursos para a cultura; nem todas as pessoas do interior são capacitadas para elaborar projetos e captar recursos", disse Élson.

O fortalecimento dos povos tradicionais; o investimento na formação de artistas e produtores culturais; o incentivo à criação de Conselhos de Cultura nos municípios; e a criação e revitalização de espaços culturais são algumas das propostas mais recorrentes nos Seminários já realizados. Levando em consideração critérios como exeqüibilidade e viabilidade econômica, as demandas levantadas nesta etapa de elaboração do PEC-ES serão posteriormente avaliadas e adequadas a fim de compor o documento final do Plano.

O PEC-ES estabelecerá uma política cultural que ultrapasse as gestões de Governo e será um instrumento de planejamento estratégico para o próximo decênio. A fim de atender às demandas culturais do Espírito Santo, a sua elaboração deverá contar com ampla participação popular. Para isso, além das consultas presenciais, serão realizadas virtuais envolvendo artistas, produtores e articuladores culturais, gestores públicos, pesquisadores, empreendedores e demais pessoas envolvidas com o segmento cultural.

Confira o calendário dos próximos Seminários Territoriais PEC-ES:

27/10 - Conceição da Barra (Território Nordeste)
Escola Dr. Mário Belo Silvares - Centro

31/10 - Guaçuí (Território do Caparaó)
Secretaria de Cultura - Praça da Matriz - Centro

08/11 - Santa Teresa (Território Central Serrana)
Casa de Cultura - Av. Getúlio Vargas, Centro

10/11 - Mimoso do Sul (Território Central Sul)
CRAS - Rua Crespim Braga - Sítio Chafariz (próximo ao polo UAB e Pombal)

22/11 - Anchieta (Território Litoral Sul)
Centro Cultural de Anchieta - Av. Beira-Mar

24/11 - Vila Velha (Território Metropolitano)
Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho - Centro


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Paula Norbim e Paulo Gois Bastos
Tel.: (27) 3636-7111 / 9902-9302
comunicacao@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard