27/07/2010 13h19 - Atualizado em 05/01/2017 15h35

Circulação Cultural visita quatro municípios no fim de semana

Cultura em quantidade e qualidade recomeçou a circular por todas as regiões do Espírito Santo. O projeto "Circulação Cultural", desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com as prefeituras envolvidas, visitará quatro municípios no final de semana. Todas as apresentações são gratuitas.

Na sexta-feira (30), Baixo Guandu receberá o show da banda Cinco Nós; e Cachoeiro terá apresentação da Velha Guarda do Samba Capixaba. No sábado (31), a banda Cinco Nós segue para Linhares, enquanto Dorkas Nunes apresenta seu show "Tempo de Sorrir e Cantar", em São Mateus.

Formada por 25 grupos artísticos, a caravana do Circulação Cultural apresentará, até o início de dezembro, 150 espetáculos de teatro, dança e música.  A ação irá movimentar teatros municipais e espaços alternativos de cultura, compatíveis com a qualidade exigida por cada um dos espetáculos.

Essa caravana foi formada a partir da publicação de dois editais de incentivo à cultura, realizados anualmente pela Secult. O edital de número 002, de circulação de shows musicais, contemplou 15 grupos, em diversos gêneros. O outro concurso, de número 003, selecionou 10 espetáculos cênicos, de dança e teatro. Cada grupo terá que realizar seis apresentações, até o final do projeto. As apresentações de teatro só começam depois que todo o processo do edital for finalizado.

Passado de sucesso

O Circulação Cultural entra em seu terceiro ano em 2010. O esforço conjunto entre a equipe da Secult, os artistas e gestores culturais envolvidos permitiu, desde o início da ação, a realização de 280 apresentações em mais de 40 municípios, atingindo ao todo um público de 35 mil pessoas.

Por meio do Programa Gestão Integrada, a Secult realizou visitas periódicas em todos os municípios do Estado, com a finalidade de firmar parcerias para a realização dos espetáculos. Foram selecionadas as cidades que demonstraram interesse pela programação oferecida, e que tinham condições de abrigar as apresentações de forma adequada, seja no teatro, ou em espaço alternativo.

A programação para o período de julho a dezembro será elaborada levando em conta a agenda dos artistas e a solicitação dos municípios, de modo a atender o maior número possível de cidades e todas as regiões do Estado. As apresentações acontecem simultaneamente em locais diferentes, preferencialmente  nas sextas e sábados.

O projeto é um importante instrumento de formação de platéias, de popularização da cultura capixaba, de contribuição para o fortalecimento do mercado de trabalho artístico, e promoção do intercâmbio cultural; além de ser responsável pela movimentação dos aparelhos culturais dos municípios.

Sexta-feira (30)

Município: Baixo Guandu
Local: Praça Getúlio Vargas
Atração: Cinco Nós - "Musiqualidade"