11/10/2011 13h27 - Atualizado em 05/01/2017 15h46

Circulação Cultural visita nove municípios no fim de semana

VITÓRIA, 11 DE OUTUBRO DE 2011 - No próximo final de semana, o Circulação Cultural, projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), visita nove municípios capixabas, levando espetáculos de música e teatro para o público de todas as idades. As apresentações começam na sexta-feira (14) em Irupi, Cachoeiro de Itapemirim, Bom Jesus do Norte e na Serra. No sábado (15) a caravana passa por Guaçuí, Muqui e Rio Novo do Sul, e no domingo (16) os espetáculos se encerram em Alegre e Jerônimo Monteiro.

A caravana do Circulação Cultural é formada por 15 grupos musicais e 10 de artes cênicas, premiados pelos editais de incentivo da Secult, de números 005 e 003, respectivamente. Cada contemplado fará seis apresentações, somando até o mês de dezembro 150 espetáculos.

Programação da semana

Nesta sexta-feira (14), o cantor e compositor Zé Antônio visita o município de Irupi, com o show "Serelepe". O espetáculo apresentará músicas do terceiro disco do artista, com nome homônimo. Direcionado para o público infantil, Zé Antônio fará uma mistura de ritmos variados, do samba ao blues, da valsa ao congo, além de abordar temas como solidariedade, amizade, alimentação, amamentação, estímulo à literatura e paz.

Também na sexta, o show "Chiliques Herméticos" será apresentado em Cachoeiro de Itapemirim. Neste novo projeto, Amélia Barreto empresta sua voz e alma ao lado do violonista Julio César Santos, que assina com Fausto Lessa a direção musical. Um espetáculo intimista, mas com grande capacidade de aglutinação artística.

Já o cantor, compositor e violinista Edivan Freitas, viaja para Bom Jesus do Norte com o show "Andante", homônimo do seu primeiro disco. O artista sintetiza, nesta obra, criações musicais construídas durante anos, elaboradas a partir de referências vindas de cantores como Chico Buarque e Caetano Veloso, e da diversidade de gêneros que cruzaram sua trajetória: samba, bossa nova, ritmos nordestinos, toadas regionais, Clube da Esquina, pop-rock da década de 1980, música instrumental brasileira e jazz. O cantor Amaro Lima encerra os espetáculos da sexta-feira (14) com o show "Delicidade", na Serra. O espetáculo faz parte da turnê do DVD lançado este ano, com nome homônimo.

O Grupo de Teatro Rerigtiba apresenta "Partituras", em Guaçuí, no sábado (15), e em Alegre no domingo (16). A peça, que tem direção de Fabianna de Mello e Souza, é formada por cenas que cantam o amor, a despedida e a saudade de forma lúdica e bem humorada. É uma criação coletiva de dramaturgia para máscaras balinesas, onde os atores se revezam no uso de 11 máscaras diferentes numa aventura teatral inédita e instigante.

Ainda no sábado o município de Muqui recebe o cantor e compositor Rogerinho do Cavaco com o projeto "Samba do Povo". O objetivo é divulgar o samba autêntico, numa breve execução de músicas dos dois CDs independentes do artista, contendo composições próprias, de autores capixabas e de sambistas consagrados do Brasil. Parte do repertório será dedicado ao samba tradicional, também chamado de samba de raiz.

Para encerrar a programação da semana, o Grupo Z de Teatro passa com o espetáculo "Quatro intérpretes para cinco peças", em Rio Novo do Sul, no sábado (15), e em Jerônimo Monteiro, no domingo (16). A peça marca os dez anos do grupo.

Os selecionados

Os shows musicais escolhidos foram: "Mukeka di rato: japanese kanela verde", de Fábio Magnago Mozine; "Brasilidade", de Luiz Renato da Silva Rocha; "Solana apresenta show Veneza", de Murilo Sodré de Abreu; "Delicidade", de Amaro Silva Lima; "The space ahead", de Michel Sponfeldner; "Mercado cultural", de Júlia Cabral Abreu Sodré; "Forró comichão: o teu amor me pegou", de Vitor Nunes Freitas; "Chiliques herméticos", de Patuléia Filmes e Produções; "Poemas brasileiros", de Wanderson Lopes Soares; "Serelepe", de José Antônio Pereira Monteiro; "Família Gam", de Glauber Lopes; "Show andante de Edivan Freitas", de Ariny Denadai Bianchi; "Samba do povo: Rogerinho do Cavaco", de Rogério Arthur Gonçalves Nogueira; "Baobab trio", de Eduardo Szajnbrum; "Adios, me voy", de Daniel Gonçalves Morelo.

Já os espetáculos de artes cênicas selecionados foram: "O pequeno circo e outras criaturas", da Companhia Circo Teatro Capixaba; "A wonderful geekiness", da Companhia de Dança Mitzi Martucci; "A cigarra e a formiga", da Casa de Artes Campaneli; "Partituras", do Grupo de Teatro Rerigtiba; "A ordinária", de Leandro Bacellar de Souza; "O coração delator", de Lorena Lima Campoi; "As inesperadas aventuras de Robinson Crusoé", de Reginaldo Secundo de Oliveira; "O burguês ridículo", de Victor da Silva Coelho; "O pastelão e a torta", de Wyller Villaças Siqueira Mesquita; e "Quatro intérpretes para cinco peças", da Z Produção.

Passado de sucesso

O Circulação Cultural está em seu quarto ano. O esforço conjunto entre a equipe da Secult, os artistas e gestores culturais envolvidos permitiu, desde o início da ação, a realização de 400 apresentações em mais de 60 municípios, atingindo ao todo um público de 60 mil pessoas.

A meta este ano é percorrer todos os 78 municípios do Estado. A programação, para o período de agosto a dezembro, foi elaborada levando em conta a agenda dos artistas e a solicitação dos municípios, de modo a atender ao maior número possível de cidades e todas as regiões do Espírito Santo. As apresentações são realizadas simultaneamente em locais diferentes, preferencialmente nas sextas e sábados.

O projeto é um importante instrumento de formação de plateias, de popularização da cultura capixaba, de contribuição para o fortalecimento do mercado de trabalho artístico, e promoção do intercâmbio cultural; além de ser responsável pela movimentação dos aparelhos culturais dos municípios.

Sexta-feira (14)

Município: Irupi
Local: Quadra da Escola Bernardo Horta
Atração: Zé Antônio - "Serelepe"