31/08/2011 09h56 - Atualizado em 05/01/2017 15h39

Circulação Cultural passa por mais seis municípios levando música e teatro neste fim de semana

Dando continuidade à apresentação de espetáculos pelo Estado, o "Circulação Cultural", desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), visita mais seis municípios neste final de semana. Desta vez, além de viajar levando música, o projeto contará ainda com apresentações teatrais. Na sexta-feira (02), os shows passam por Ibiraçu e Vargem Alta. No sábado (03), será a vez de Alfredo Chaves, Brejetuba, Muqui e Pancas receberem os espetáculos.

A caravana do "Circulação Cultural" é formada por 15 grupos musicais e 10 grupos de artes cênicas, premiados pelo edital de incentivo da Secult de número 005 e 003, respectivamente. Cada contemplado fará seis apresentações, somando até o mês de dezembro 150 espetáculos.

Os shows musicais escolhidos foram: "Mukeka di rato: japanese kanela verde", de Fábio Magnago Mozine; "Brasilidade", de Luiz Renato da Silva Rocha; "Solana apresenta show Veneza", de Murilo Sodré de Abreu; "Delicidade", de Amaro Silva Lima; "The space ahead", de Michel Sponfeldner; "Mercado cultural", de Júlia Cabral Abreu Sodré; "Forró comichão: o teu amor me pegou", de Vitor Nunes Freitas; "Chiliques herméticos", de Patuléia Filmes e Produções; "Poemas brasileiros", de Wanderson Lopes Soares; "Serelepe", de José Antônio Pereira Monteiro; "Família Gam", de Glauber Lopes; "Show andante de Edivan Freitas", de Ariny Denadai Bianchi; "Samba do povo: Rogerinho do Cavaco", de Rogério Arthur Gonçalves Nogueira; "Baobab trio", de Eduardo Szajnbrum; "Adios, me voy", de Daniel Gonçalves Morelo.

Já os espetáculos de artes cênicas selecionados foram: "O pequeno circo e outras criaturas", da Companhia Circo Teatro Capixaba; "A wonderful geekiness", da Companhia de Dança Mitzi Martucci; "A cigarra e a formiga", da Casa de Artes Campaneli; "Partituras", do Grupo de Teatro Rerigtiba; "A ordinária", de Leandro Bacellar de Souza; "O coração delator", de Lorena Lima Campoi; "As inesperadas aventuras de Robinson Crusoé", de Reginaldo Secundo de Oliveira; "O burguês ridículo", de Victor da Silva Coelho; "O pastelão e a torta", de Wyller Villaças Siqueira Mesquita; e "Quatro intérpretes para cinco peças", da Z Produção.

Quinta semana

Na quinta semana de circulação de espetáculos, o município de Ibiraçu receberá, na sexta-feira (02) a banda de rock "Solana", formada em 2003. O show apresentado será "Veneza", composto por músicas que, em breve, estarão no terceiro disco com nome homônimo. As apresentações contarão também com músicas dos álbuns anteriores, e a participação do acordeonista Mirano Schuler que, além de participar de algumas músicas, também irá inserir no repertório do grupo algumas de suas canções. A banda voltará a se apresentar em Pancas no sábado (03).

Ainda na sexta o município de Vargem Alta recebe o cantor e compositor Rogerinho do Cavaco com o projeto "Samba do Povo". O objetivo é divulgar o samba autêntico, numa breve execução de músicas dos dois CDs independentes do artista, contendo composições próprias, de autores capixabas, e de sambistas consagrados do Brasil. Parte do repertório será dedicado ao samba tradicional, também chamado de samba de raiz.

O maestro e violinista Tião de Oliveira passa, com o espetáculo "Regional", pelo município de Alfredo Chaves no sábado (03). Farão parte das apresentações os músicos Evandro Marendaz, Antônia de Oliveira e Laís Fernandes. O objetivo do projeto "Regional" é produzir, difundir, fomentar e preservar a obra de Mauricio de Oliveira no Espírito Santo, em um show totalmente dedicado a ele.

No sábado (03), será realizada ainda a apresentação da banda "Forró Comichão" no município de Brejetuba. Há 11 anos na estrada, a banda apresenta o show "O teu amor me pegou", que reúne figurino autêntico, repertório dançante, diversão e muito forró pé-de-serra, além de outras surpresas.

Neste fim de semana, o "Circulação Cultural" apresenta ainda o primeiro espetáculo teatral da temporada 2001. Trata-se da peça "A ordinária", inspirada nas crônicas de Nelson Rodrigues. A história, que mistura amores, traições, mistério e humor, tem classificação de 14 anos, e será apresentada no sábado (03), no município de Muqui.

Passado de sucesso

O "Circulação Cultural" está em seu quarto ano. O esforço conjunto entre a equipe da Secult, os artistas e gestores culturais envolvidos permitiu, desde o início da ação, a realização de 400 apresentações em mais de 60 municípios, atingindo ao todo um público de 60 mil pessoas.

A meta este ano é percorrer todos os 78 municípios do Estado. A programação, para o período de agosto a dezembro, foi elaborada levando em conta a agenda dos artistas e a solicitação dos municípios, de modo a atender ao maior número possível de cidades e todas as regiões do Estado. As apresentações são realizadas simultaneamente em locais diferentes, preferencialmente nas sextas e sábados.

O projeto é um importante instrumento de formação de plateias, de popularização da cultura capixaba, de contribuição para o fortalecimento do mercado de trabalho artístico, e promoção do intercâmbio cultural; além de ser responsável pela movimentação dos aparelhos culturais dos municípios.

Sexta-feira (02)

Município: Ibiraçu
Local: Praça Central
Atração: Banda Solana - "Veneza"