03/11/2011 15h20 - Atualizado em 05/01/2017 15h46

Circulação Cultural leva música e teatro ao interior do Estado neste fim de semana

O Circulação Cultural, projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), movimentará mais um fim de semana no Espírito Santo. Desta vez, 14 municípios receberão os espetáculos de música e teatro que fazem parte da programação. Nesta quinta-feira (03), a caravana passa por Itaguaçu e Divino São Lourenço; na sexta-feira (04), Atílio Vivacqua, São Roque do Canaã, Ibiraçu, Ibitirama e Cachoeiro de Itapemirim recebem o projeto; no sábado (05) é a vez de Castelo, Muqui, Iconha, Apiacá e Alegre; e no domingo (06), os shows se encerram em Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte, e Cachoeiro de Itapemirim.

A caravana do Circulação Cultural é formada por 15 grupos musicais e 10 de artes cênicas, premiados pelo editais de incentivo da Secult de números 005 e 003, respectivamente. Cada contemplado fará seis apresentações, somando até o mês de dezembro 150 espetáculos.

Programação

A programação começa com a adaptação de um grande clássico da literatura infantil, "A Cigarra e a Formiga", de La Fontaine. Produzido pela Casa de Arte Campaneli, a peça será apresentada em Itaguaçu na quinta-feira (03) e em São Roque do Canaã na sexta-feira (04). O espetáculo conta de forma divertida a história da Formiga, que só pensava em trabalhar; e da Cigarra, que passava o ano inteiro cantarolando.

Também na quinta-feira (03), o cantor e compositor Zé Antônio segue para a cidade de Divino São Lourenço, com o show "Serelepe". O espetáculo apresentará músicas do disco homônimo, o terceiro do artista. Direcionado para o público infantil, Zé Antônio fará uma mistura de ritmos variados, do samba ao blues, da valsa ao congo, além de abordar temas como solidariedade, amizade, alimentação, amamentação, estímulo à literatura e paz. O cantor voltará a se apresentar na sexta-feira (04), em Ibitirama, e no sábado (05), em Apiacá.

Ainda na sexta-feira (04), o violonista Wanderson Lopez realiza o show "Poemas Brasileiros" no município de Atílio Vivacqua. Cheio de surpresas e citações às nossas raízes, o artista chega com uma linguagem moderna e arrojada, e composições com incursões pelo jazz moderno, música africana e erudita contemporânea. Já no município de Ibiraçu, a Família GAM, formada em 2003 com a união de MCs, leva a palavra de Deus por meio do rap, somado aos ideais do movimento de Hip-Hop.

Fechando a programação da sexta-feira, o município de Cachoeiro de Itapemirim receberá a Companhia Taruíras Mutantes com a peça "As Inesperadas Aventuras de Robinson Crusoé". Trata-se de uma montagem teatral inspirada em um clássico da literatura mundial que se estrutura como uma comédia dramática, servindo-se do humor para tratar de temas sérios como a liberdade, a opressão, a solidão, a convivência e a diversidade. A peça voltará a ser apresentada no sábado em Alegre.

A Companhia de Dança Mitzi Marzzuti levará o espetáculo musical "A Wonderful Geekiness" a Castelo, no sábado (05), e em Cachoeiro de Itapemirim, no domingo (06). Construída com músicas dos anos 1960/1970, que tocavam nas rádios, a peça vem com o objetivo de oferecer um vôo nostálgico à época, proporcionando ao público emoção, música e diversão.

Ainda no sábado, é a vez do maestro e violinista Tião de Oliveira se apresentar com o espetáculo "Regional" no município de Muqui. Farão parte das apresentações os músicos Evandro Marendaz, Antônia de Oliveira e Laís Fernandes. O objetivo do projeto "Regional" é produzir, difundir, fomentar e preservar a obra de Mauricio de Oliveira no Espírito Santo, em um show totalmente dedicado a ele.

A cidade de Iconha recebe o cantor e compositor Rogerinho do Cavaco com o projeto "Samba do Povo". O objetivo é divulgar o samba autêntico, numa breve execução de músicas dos dois CDs independentes do artista, contendo composições próprias, de autores capixabas e de sambistas consagrados do Brasil. Parte do repertório será dedicado ao samba tradicional, também chamado de samba de raiz.

Em Santa Maria de Jetibá, no domingo, o Grupo Asteca chega com o espetáculo "O Burguês Ridículo". Na montagem, o Burguês do título é quem conduz a narrativa, na busca impensada e ignorante de um poder imaginário e obsoleto. Já o Trio Baobab, formado em 2005, se apresenta em São Domingos do Norte, com um show onde exibe uma variada paleta de instrumentos que proporcionam riqueza de sonoridades aliada à rara afinidade musical que existe entre os músicos componentes.

Passado de sucesso

O Circulação Cultural está em seu quarto ano. O esforço conjunto entre a equipe da Secult, os artistas e gestores culturais envolvidos permitiu, desde o início da ação, a realização de 400 apresentações em mais de 60 municípios, atingindo ao todo um público de 60 mil pessoas.

A meta este ano é percorrer todos os 78 municípios do Estado. A programação para o período de agosto a dezembro foi elaborada levando em conta a agenda dos artistas e a solicitação dos municípios, de modo a atender ao maior número possível de cidades e todas as regiões do Espírito Santo. As apresentações são realizadas simultaneamente em locais diferentes, preferencialmente nas sextas-feiras e sábados.

O projeto é um importante instrumento de formação de plateias, de popularização da cultura capixaba, de contribuição para o fortalecimento do mercado de trabalho artístico, e promoção do intercâmbio cultural; além de ser responsável pela movimentação dos aparelhos culturais dos municípios.

Programação

Quinta-feira (03)

Município: Itaguaçu
Local: Escola Thieres Velloso