10/08/2011 14h01 - Atualizado em 05/01/2017 15h44

Circulação Cultural leva música a mais seis municípios do Estado

O Circulação Cultural, projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), entra em sua segunda semana de apresentações na temporada 2011, e dessa vez visitará mais seis municípios do Estado: na sexta-feira (12), a caravana cultural estará na Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Marechal Floriano e Santa Leopoldina; e no sábado (13), em Matilde e Santa Teresa.

O "Circulação Cultural" é formado por 15 grupos musicais premiados pelo edital de incentivo da Secult de número 005. Cada contemplado fará seis apresentações, somando até o mês de dezembro 90 espetáculos de música.

Os shows escolhidos foram: "Mukeka di rato: japanese kanela verde", de Fábio Magnago Mozine; "Brasilidade", de Luiz Renato da Silva Rocha; "Solana apresenta show Veneza", de Murilo Sodré de Abreu; "Delicidade", de Amaro Silva Lima; "The space ahead", de Michel Sponfeldner; "Mercado cultural", de Júlia Cabral Abreu Sodré; "Forró comichão: o teu amor me pegou", de Vitor Nunes Freitas; "Chiliques herméticos", de Patuléia Filmes e Produções; "Poemas brasileiros", de Wanderson Lopes Soares; "Serelepe", de José Antônio Pereira Monteiro; "Família Gam", de Glauber Lopes; "Show andante de Edivan Freitas", de Ariny Denadai Bianchi; "Samba do povo: Rogerinho do Cavaco", de Rogério Arthur Gonçalves Nogueira; "Baobab trio", de Eduardo Szajnbrum; "Adios, me voy", de Daniel Gonçalves Morelo.

Segunda semana

Na segunda semana de circulação de shows, o município da Serra receberá na sexta-feira (12) o show da banda de rock "Solana"; já em Cachoeiro de Itapemirim terá show banda "Mukeka di Rato"; o cantor e compositor Rogerinho do Cavaco se apresenta no município de Marechal Floriano, e Santa Leopoldina receberá o maestro e violinista Tião de Oliveira. Tião se apresenta novamente no sábado (13) no município de Matilde, enquanto Edivan Freitas segue para Santa Teresa.

A banda de rock "Solana", formada em 2003, leva para a Serra o show "Veneza" composto por músicas que em breve estarão no terceiro disco com nome homônimo. As apresentações contarão também com músicas dos álbuns anteriores, e com a participação do acordeonista Mirano Schuler que, além de participar de algumas músicas, também irá inserir no repertório do grupo algumas de suas canções.

Já a banda "Mukeka di Rato" possui 16 anos de existência, e hoje é um dos grandes expoentes do hardcore punk nacional. Essa é a primeira vez que a banda faz uma circulação por municípios do interior do Estado, e para isso, preparou um repertório que vai englobar toda sua trajetória, registrada em mais de uma dezena de lançamentos pelo mundo. Os músicos também vão fazer a divulgação do novo trabalho "Atletas de Fristo", lançado este ano, e a pré-divulgação do DVD "Japanese Kanela Verde".

O cantor e compositor Rogerinho do Cavaco apresenta em Marechal Floriano, na sexta-feira, o projeto "Samba do Povo", com o objetivo de divulgar o samba autêntico, numa breve execução de músicas dos dois CD´s independentes do artista contendo composições próprias, de autores capixabas e de sambistas consagrados do Brasil. Parte do repertório será dedicado ao samba tradicional, também chamado de samba de raiz.

O maestro e violinista Tião de Oliveira, viaja com o espetáculo "Regional" pelos municípios de Santa Leopoldina e Matilde. Farão parte das apresentações os músicos Evandro Marendaz, Antônia de Oliveira, e Laís Fernandes. O objetivo do projeto "Regional" é produzir, difundir, fomentar e preservar a obra de Mauricio de Oliveira no Espírito Santo, em um show totalmente dedicado a ele.

O cantor, compositor e violinista Edivan Freitas, que possui mais de 15 anos de carreira, apresenta o show "Andante", homônimo do seu primeiro disco. O artista sintetiza nesta obra suas criações musicais construídas durante esses anos, elaboradas a partir de referências vindas de cantores como Chico Buarque e Caetano Veloso, e da diversidade de gêneros que cruzaram sua trajetória: samba, bossa nova, ritmos nordestinos, toadas regionais, Clube da Esquina, pop-rock da década de 80, música instrumental brasileira e jazz.

Passado de sucesso

O "Circulação Cultural" entra em seu quarto ano em 2011. O esforço conjunto entre a equipe da Secult, os artistas e gestores culturais envolvidos permitiu, desde o início da ação, a realização de 400 apresentações em mais de 60 municípios, atingindo ao todo um público de 60 mil pessoas.

A meta este ano é percorrer todos os 78 municípios do Estado. A programação para o período de agosto a dezembro foi elaborada levando em conta a agenda dos artistas e a solicitação dos municípios, de modo a atender o maior número possível de cidades e todas as regiões do Estado. As apresentações acontecem simultaneamente em locais diferentes, preferencialmente  nas sextas e sábados.

O projeto é um importante instrumento de formação de platéias, de popularização da cultura capixaba, de contribuição para o fortalecimento do mercado de trabalho artístico, e promoção do intercâmbio cultural; além de ser responsável pela movimentação dos aparelhos culturais dos municípios.

Sexta-feira (12)

Município: Serra
Local: Pavilhão de Carapina
Atração: Banda Solana - "Veneza"