23/11/2011 14h29 - Atualizado em
05/01/2017 15h47
Circulação Cultural encerra temporada de espetáculos neste final de semana
A caravana do Circulação Cultural, projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), se prepara para colocar o pé na estrada e fazer o último giro da temporada. Formado por 15 grupos musicais e 10 de artes cênicas, premiados por editais de incentivo à cultura, o projeto percorreu 70 municípios com 150 apresentações, que reuniram um público estimado de 30 mil pessoas nos últimos três meses.
E nesta última semana, a caravana visitará mais dez municípios. Na sexta-feira (25), os artistas passam por Jerônimo Monteiro, Viana, Rio Novo do Sul, Linhares, João Neiva, Guaçuí e Cariacica; no sábado (26), Muqui, Marilândia e novamente Rio Novo do Sul e Jerônimo Monteiro recebem os espetáculos; e no domingo (27) as apresentações se encerram em Mimoso do Sul.
Com o objetivo de difundir a cultura por todo o Estado, por meio de espetáculos de teatro, dança e música, o Circulação cria oportunidades de trabalho para profissionais das mais diversas áreas, e aos artistas, a possibilidade de divulgar seus projetos e interagir com o público não só da Grande Vitória, como também do interior do Espírito Santo.
Segundo o produtor cultural João de Moraes Machado, o Circulação Cultural proporciona ao público a possibilidade de conhecer os artistas capixabas, e ainda contribuir para a movimentação dos espaços culturais. "Os variados públicos têm a oportunidade de conhecer um recorte de nossa produção cultural. Além disso, os vários teatros e espaços culturais que foram reformados, construídos e restaurados nos últimos anos são cada vez mais ocupados e bem utilizados. O Circulação é um dos motivadores que contribuem nesse processo", garante.
O secretário de Cultura de Linhares, Antonio Bezerra Neto, destaca ainda a importância da inclusão dos municípios do interior na programação do projeto. "O esforço conjunto entre a equipe da Secult, os artistas, e gestores culturais envolvidos, tem permitido, desde o início da ação, a realização de muitas apresentações em dezenas de municípios. "É um grande orgulho dispor do Circulação Cultural pelas terras do Baixo Rio Doce", explica.
Últimas apresentações
Em Jerônimo Monteiro, o cantor e compositor Rogerinho do Cavaco apresentará seu projeto "Samba do Povo". O objetivo é divulgar o samba autêntico, em uma breve execução de músicas dos dois CDs independentes do artista, contendo composições próprias, de autores capixabas e de sambistas consagrados do Brasil. Parte do repertório será dedicado ao samba tradicional, também chamado de samba de raiz. O show ocorre na sexta-feira (25).
Ainda na sexta-feira, o município de Viana recebe o espetáculo teatral "O Coração Delator", do Grupo Beta de Teatro. A peça é resultado de uma pesquisa sobre três contos do escritor, romancista e poeta Edgar Allan Poe: "O Coração Delator", "O Gato Negro" e "A queda da casa de Usher". O espetáculo permeia essas histórias, confundindo a loucura, na relação entre as pessoas que são consideradas loucas e as que impõem limites aos loucos. O grupo se apresenta novamente no sábado (26) em Rio Novo do Sul.
Também em Rio Novo do Sul, na sexta, o Grupo Asteca chega com o espetáculo "O Burguês Ridículo". Na montagem, o Burguês do título é quem conduz a narrativa, na busca impensada e ignorante de um poder imaginário e obsoleto.
Já os músicos da "Mukeka di Rato" se apresentam em Linhares na sexta-feira, e em Marilândia, no sábado. A banda, que já está na estrada há 16 anos, e hoje é um dos grandes expoentes do hardcore punk nacional, preparou um repertório que vai englobar toda sua trajetória, registrada em mais de uma dezena de lançamentos pelo mundo. Os músicos também irão fazer a divulgação do novo trabalho "Atletas de Fristo", lançado este ano, e a pré-divulgação do DVD "Japanese Kanela Verde".
Os municípios de João Neiva e Jerônimo Monteiro irão receber a Família Gam, banda formada em 2003 por meio da união de MCs. Eles levam a palavra de Deus por meio do rap, somado aos ideais do movimento de Hip-Hop.
Guaçuí, Muqui e Mimoso do Sul receberão o show do Trio Baobab, grupo formado em 2005, que exibe uma variada paleta de instrumentos que proporcionam riqueza de sonoridades aliada à rara afinidade musical entre os músicos componentes. Os shows acontecerão na sexta-feira (25), sábado (26) e domingo (27), respectivamente.
O cantor, compositor e violinista, Edivan Freitas, chega a Cariacica com o show "Andante", homônimo do seu primeiro disco. O artista sintetiza nesta obra criações musicais construídas durante anos, elaboradas a partir de referências vindas de cantores como Chico Buarque e Caetano Veloso, e da diversidade de gêneros que cruzaram sua trajetória: samba, bossa nova, ritmos nordestinos, toadas regionais, Clube da Esquina, pop-rock da década de 1980, música instrumental brasileira e jazz.
Selecionados de 2011
Os shows musicais escolhidos foram: "Mukeka di rato: japanese kanela verde", de Fábio Magnago Mozine; "Brasilidade", de Luiz Renato da Silva Rocha; "Solana apresenta show Veneza", de Murilo Sodré de Abreu; "Delicidade", de Amaro Silva Lima; "The space ahead", de Michel Sponfeldner; "Mercado cultural", de Júlia Cabral Abreu Sodré; "Forró comichão: o teu amor me pegou", de Vitor Nunes Freitas; "Chiliques herméticos", de Patuléia Filmes e Produções; "Poemas brasileiros", de Wanderson Lopes Soares; "Serelepe", de José Antônio Pereira Monteiro; "Família Gam", de Glauber Lopes; "Show andante de Edivan Freitas", de Ariny Denadai Bianchi; "Samba do povo: Rogerinho do Cavaco", de Rogério Arthur Gonçalves Nogueira; "Baobab trio", de Eduardo Szajnbrum; "Adios, me voy", de Daniel Gonçalves Morelo.
Já os espetáculos de artes cênicas selecionados foram: "O pequeno circo e outras criaturas", da Companhia Circo Teatro Capixaba; "A wonderful geekiness", da Companhia de Dança Mitzi Martucci; "A cigarra e a formiga", da Casa de Artes Campaneli; "Partituras", do Grupo de Teatro Rerigtiba; "A ordinária", de Leandro Bacellar de Souza; "O coração delator", de Lorena Lima Campoi; "As inesperadas aventuras de Robinson Crusoé", de Reginaldo Secundo de Oliveira; "O burguês ridículo", de Victor da Silva Coelho; "O pastelão e a torta", de Wyller Villaças Siqueira Mesquita; e "Quatro intérpretes para cinco peças", da Z Produção.
Passado de sucesso
O Circulação Cultural termina sua quarta temporada ultrapassando todas as metas e expectativas. O esforço conjunto entre a equipe da Secult, os artistas e gestores culturais envolvidos permitiu, desde o início da ação, em 2008, a realização de 568 apresentações em mais de 70 municípios, atingindo ao todo um público estimado de 100 mil pessoas. Além disso, o projeto envolveu diretamente o trabalho de aproximadamente 900 artistas e técnicos da área.
A programação da temporada 2011 foi elaborada levando em conta a agenda dos artistas e a solicitação dos municípios, de modo a atender ao maior número possível de cidades e todas as regiões do Espírito Santo. As apresentações foram realizadas simultaneamente em locais diferentes, preferencialmente nas sextas-feiras, sábados e domingos.
O projeto é um importante instrumento de formação de plateias, de popularização da cultura capixaba, de contribuição para o fortalecimento do mercado de trabalho artístico, e promoção do intercâmbio cultural; além de ser responsável pela movimentação dos aparelhos culturais dos municípios.
Com a parceria das prefeituras na disponibilização dos espaços e divulgação da programação, sempre com entrada gratuita, o projeto conquistou um público alvo que costumeiramente não tem o hábito de assistir a espetáculos culturais. Além da atividade cultural, intercâmbio entre artistas, incentivo ao turismo local, a "Circulação" proporciona uma maior mobilidade na cadeia produtiva das cidades que funcionam como sede.
Programação:
Sexta-feira (25)
Município: Jerônimo Monteiro
Local: Praça Central
Horário: 21 horas
Atração: Rogerinho do Cavaco - "Samba do Povo"
Município: Viana
Local: Teatro Municipal
Horário: 20 horas
Atração: Grupo Beta de Teatro - "O Coração Delator"
Município: Rio Novo do Sul
Local: Teatro Municipal
Horário: 19h30
Atração: Grupo Asteca - "O Burguês Ridículo"
Município: Linhares
Local: Praça 22 de Agosto
Horário: 20 horas
Atração: Mukeka di Rato - "Japanese Kanela Verde"
Município: João Neiva
Local: Praça Central
Horário: 21 horas
Atração: Família GAM
Município: Guaçuí
Local: Teatro Municipal Fernando Torres
Horário: 20 horas
Atração: Baobab Trio
Município: Cariacica
Local: Praça da Jerusalém
Horário: 20 horas
Atração: Edivan Freitas - "Show Andante"
Sábado (26)
Município: Muqui
Local: Teatro Municipal Neném Paiva
Horário: 20 horas
Atração: Baobab Trio
Município: Rio Novo do Sul
Local: Teatro Municipal Ivo Mameri
Horário: 20 horas
Atração: Grupo Beta de Teatro - "O Coração Delator"
Município: Marilândia
Local: Escola Estadual
Horário: 18 horas
Atração: Mukeka di Rato - "Japanese Kanela Verde"
Município: Jerônimo Monteiro
Local: Praça Central
Horário: 20h30
Atração: Família GAM
Domingo (27)
Município: Mimoso do Sul
Local: São Pedro de Itabapoana
Horário: 19 horas
Atração: Baobab Trio
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
Texto: Simony Fadini
Tel.: 36367110/ 9902 1627
comunicação@secult.es.gov.br