22/09/2009 14h43 - Atualizado em 05/01/2017 15h28

Circulação Cultural da Secult interage com a Mova Caparaó

Duas ações da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) acontecerão simultaneamente em Alegre. Três shows musicais do "Circulação Cultural" foram inseridos na programação da Mostra Nacional de Vídeos Ambientais - Mova Caparaó, que nesta sexta edição estará sediada na cidade. O investimento nessa interação tem como base a forte vocação musical do município. Prova disso é o Festival de Música que sempre é sucesso de público.

A programação do "Circulação", dentro da Mova, começa nesta quinta-feira (24), às 18 horas, com o espetáculo "Que história é essa?", do Instituto Preservarte. No mesmo dia, às 22 horas, será apresentado o show "Tangos e outras delícias de Sérgio Sampaio", com a banda Zebedeu. No sábado (26), o espetáculo "Violas em Canto", do Grupo Moxuara, encerra a programação da Mostra. Todas as atrações acontecem no Teatro Virgínia Santos, com entrada franca.

"Circulação" em outros nove municípios

Além de Alegre, a programação do projeto "Circulação Cultural" será recebida por outros nove municípios. São eles: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Ecoporanga, Linhares, Jerônimo Monteiro, Pancas, Presidente Kennedy, São Gabriel da Palha e São Mateus.

A caravana da "Circulação Cultural" apresentará, até o início de dezembro, 120 espetáculos de teatro, dança e música. A ação irá movimentar teatros municipais e espaços alternativos de cultura, compatíveis com a qualidade exigida para cada um dos espetáculos. Esse grupo foi formado a partir da publicação dos editais de incentivo à cultura, realizados anualmente pela Secult.

Passado de sucesso

O Circulação Cultural foi realizado pela primeira vez no ano passado, no período de 26 de setembro a 14 de dezembro, a partir de um esforço conjunto entre a equipe da Secult, os artistas e gestores culturais envolvidos. As apresentações culturais atraíram aproximadamente 12 mil pessoas, e movimentaram o mercado de trabalho para aproximadamente 250 artistas e técnicos capixabas.

O projeto é um importante instrumento de formação de platéias, de popularização da cultura capixaba, de contribuição para o fortalecimento do mercado de trabalho artístico, e promoção do intercâmbio cultural; além de ser responsável pela movimentação dos aparelhos culturais dos municípios.

Quinta-feira (24)
- Alegre
18 horas - "Que história é essa?" (Instituto Preservarte)
22 horas - "Tangos e outras delícias de Sérgio Sampaio", com a banda Zebedeu
Local - Teatro Municipal Virgínia Santos

Sexta-feira (25) - às 20 horas
- Cachoeiro
Espetáculo - "Violas em Canto", do Grupo Moxuara.
Local - Teatro Municipal Rubem Braga

- Ecoporanga - às 20 horas
Espetáculo - "Música em sentido literário", de Gustavo Macaco
Local - Cerimonial Jorvalim Jerônimo de Souza

- Linhares - às 20 horas
Espetáculo: "Alexandre Lima e Rádio Experienza"
Local - Centro Cultural Nice Avanza

- Presidente Kennedy - às 20 horas
Espetáculo - "Fé, Luta e Diversão" da banda In-versão Brasileira
Local - Praça da Bíblia

- São Gabriel da Palha - às 20 horas
Espetáculo - "Gravuras do Violão" de Moacyr Teixeira
Local - Auditório da Escola Ilda Ferreira da Fonseca Martins

Sábado (26)
- Alegre
Espetáculo - "Violas em Canto", do Grupo Moxuara.
Local - Teatro Municipal Virgínia Santos.
Horário - 22 horas.

- Aracruz
Espetáculo - "Forró Comichão"
Local - Praça da Paz

- Cachoeiro
Espetáculo - Pedro de Alcântara e Trio
Local - Teatro Municipal Rubem Braga.

- Jerônimo Monteiro
Espetáculo - "Boa Viagem"- Banda Rajar
Local - Praça da Bíblia

- Pancas
Espetáculo - "Gravuras do Violão" de Moacyr Teixeira.
Local - Teatro Municipal de Montanha.

- São Mateus
Espetáculo - "Alexandre Lima e Radio Experienza"
Local - Teatro Largo do Chafariz

Assessoria de Comunicação/Secult