09/09/2009 07h53 - Atualizado em 05/01/2017 14h57

Circulação Cultural da Secult estará em seis municípios no fim de semana

Cultura em quantidade e qualidade circulando por todas as regiões do Espírito Santo. O projeto "Circulação Cultural", da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), acontecerá simultaneamente em seis municípios, na sexta-feira (11) e sábado (12). Todos os espetáculos têm entrada franca, e começam às 20 horas. Alegre, Muniz Freire, Rio Novo do Sul, Piúma, Guaçuí, Irupi, serão as cidades visitadas neste final de semana.

A caravana do "Circulação Cultural" apresentará, até o início de dezembro, 120 espetáculos de teatro, dança e música. A ação irá movimentar teatros municipais e espaços alternativos de cultura, compatíveis com a qualidade exigida para cada um dos espetáculos. Esse grupo foi formado a partir da publicação dos editais de incentivo à cultura, realizados anualmente pela Secult.

Passado de sucesso

O "Circulação Cultural" foi realizado pela primeira vez no ano passado, no período de 26 de setembro a 14 de dezembro, a partir de um esforço conjunto entre a equipe da Secult, os artistas e gestores culturais envolvidos. As apresentações culturais atraíram aproximadamente 12 mil pessoas, e movimentaram o mercado de trabalho para aproximadamente 250 artistas e técnicos capixabas.

O projeto é um importante instrumento de formação de platéias, de popularização da cultura capixaba, de contribuição para o fortalecimento do mercado de trabalho artístico, e promoção do intercâmbio cultural; além de ser responsável pela movimentação dos aparelhos culturais dos municípios.

Sexta-feira (11) - às 20 horas
- Alegre
Espetáculo - "Pedro de Alcântara Trio"
Local - Teatro Municipal Virgínia Santos

Espetáculo - "Tangos e outras delícias de Sérgio Sampaio", da banda Zebedeu
Local - Teatro Municipal Ivo Mameri

- Piúma
Espetáculo - "Forró Comichão"
Local - Praça Central

Espetáculos musicais:
"Pedro de Alcântara Trio" - Pedro de Alcântara
Música Instrumental. Show do Pedro de Alcântara Trio com a performance do artista plástico Diego Scarparo, que desenhará o cenário com interação do público.

"IN-Versão Brasileira - Fé, Luta & Diversão"
A banda de Hip Hop é formada por Marcelo Shimu, Rafael Ciclop e DJ Jack. No show eles divulgarão o extended play (EP) "Fé, Luta & Diversão". Realizarão também palestras para divulgar as ações sociais do Projeto Som da Rua.
Myspace - http://www.myspace.com/inversaobrasileira

"Música em sentido literário" - Gustavo Macaco
Com bases no Folk Rock, no Blues e no Experimentalismo, Macaco apresenta suas influências literárias retratando sensações que envolvem o cotidiano do ser humano. Farão parte do show, alunos de escola pública e ouvintes da rádio, que poderão recitar as suas poesias, escolhidas previamente pela produção do show.

"Boa Viagem" - Banda Rajar
Pop Rock. A banda pretende circular outras músicas além das que estão no repertório do CD Narcisista.

"Tangos e outras delícias de Sérgio Sampaio" - Banda Zebedeu
O espetáculo Tangos e Outras Delícias apresenta um Sergio Sampaio cortado em pedaços e servido em fatias. A obra e a vida do mais magro da geração dos magros se misturam em suas canções autobiográficas pós tropicalistas. Influenciador de Raul Seixas; influenciado por Orestes Barbosa e Herivelto Martins, Sergio Sampaio não fazia exatamente samba ou rock, mas um blues de brasileiro cheio de samba canção. Após 15 anos da morte do compositor e cantor capixaba, sua obra está mais viva que nunca. Na voz de Juliano Gauche e nos violões de Fábio do Carmo e Julio Santos.
Myspace - http://www.myspace.com/tangoseoutrasdelciasdesergiosampaio

"Forró Comichão"
Para o projeto Circulação da Secult a banda Forró Comichão preparou um grande show que reunirá figurino autêntico, diversão e muito forró pé de serra além das surpresas que envolvem a apresentação da banda.

"Violas em Canto" - Grupo Moxuara
O show "Violas em Canto" foi idealizado para ser o elo entre a tradição e a modernidade, para valorizar, divulgar e popularizar uma música que retrata a alma do povo brasileiro e reproduz todo o encantamento das cidades do interior. Sendo uma declaração de amor do Grupo Moxuara, à simplicidade do cancioneiro, cantador e contador uma forma de valorizar nossas raízes e nos mantermos fortes, para encantar o publico presente com aquele delicioso gosto de fruta madura, cheiro de terra molhada, gosto e cheiro de saudade de coisa boa.
Site - http://www.moxuara.com.br/

Assessoria de Comunicação/Secult