31/08/2009 10h42 - Atualizado em 05/01/2017 14h56

Circulação Cultural da Secult começa na próxima sexta-feira (28)

Cultura em quantidade e qualidade circulando por todas as regiões do Espírito Santo. A abertura do projeto Circulação Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), acontecerá simultaneamente em 10 municípios, na sexta-feira (28) e sábado (29). Todos os espetáculos têm entrada franca, e começam às 20 horas. Alegre, Rio Novo do Sul, Nova Venécia, São Mateus, Castelo, Guaçuí, Cachoeiro, Colatina, Montanha e Viana, serão as primeiras cidades visitadas.

Formada por 20 grupos artísticos, a caravana do ?Circulação Cultural? apresentará, até o início de dezembro, 120 espetáculos de teatro, dança e música. A ação irá movimentar teatros municipais e espaços alternativos de cultura, compatíveis com a qualidade exigida para cada um dos espetáculos.

Essa caravana foi formada a partir da publicação de dois editais de incentivo à cultura, realizados anualmente pela Secult. O edital de número 008, contemplou 15 projetos de shows musicais, em diversos gêneros. O outro concurso, de número 007, selecionou cinco espetáculos cênicos, de dança e teatro. Cada grupo terá que realizar seis apresentações, até o final do projeto ?Circulação Cultural?.

Os espetáculos cênicos aprovados foram "Cabral, a esquadra se deu mal", do Grupo de Teatro Rerigtiba; "Quatro danças sobre o olhar", de Mitzi Marzzuti; "Metropolis", de Marcelo Ferreira; "O Flautista Mágico", de Rodrigo Campaneli; e "Cárcere", de Saulo Ribeiro.

Já os shows escolhidos foram: "Rádio Experienza", de Alexandre Lima; "Música em sentido literário", de Gustavo Macaco; "Fé, Luta & Diversão", da banda IN-Versão Brasileira; "Pedro de Alcântara Trio"; "Show outro dia", de Fábio Calazans; "Que história é essa", do Instituto Preservarte; "Forró Comichão"; "Boa Viagem", da banda Rajar; "Gravuras do violão: violão capixaba, brasileiro e mundial", de Moacyr Teixeira; "Tangos e outras delícias de Sérgio Sampaio", da banda Zebedeu; "Susto na curva", de Chryso Rocha; "11 TRAX" da banda Zémaria; "Fê Pascoal"; "Violas em Canto", do Grupo Moxuara; e "Pra ficar na memória", com Denise Dalmacchio, Gardenia Marques, e Vera da Mata.

Passado de sucesso

O ?Circulação Cultural? foi realizado pela primeira vez no ano passado, no período de 26 de setembro a 14 de dezembro, a partir de um esforço conjunto entre a equipe da Secult, os artistas e gestores culturais envolvidos. As apresentações culturais atraíram aproximadamente 12 mil pessoas, e movimentaram o mercado de trabalho para aproximadamente 250 artistas e técnicos capixabas.

O projeto é um importante instrumento de formação de platéias, de popularização da cultura capixaba, de contribuição para o fortalecimento do mercado de trabalho artístico, e promoção do intercâmbio cultural; além de ser responsável pela movimentação dos aparelhos culturais dos municípios.

Programação

Sexta-feira (28) - às 20 horas
- Alegre
Espetáculo - "Gravuras do violão: violão capixaba, brasileiro e mundial", de Moacyr Teixeira
Local - Teatro Municipal Virgínia Santos

- Rio Novo do Sul
Espetáculo - "Pra ficar na memória", com Denise Dalmacchio, Gardenia Marques, e Vera da Mata
Local - Teatro Municipal Ivo Mameri

- Nova Venécia           
Espetáculo - "Que história é essa", do Instituto Preservarte
Local - Centro Cultural Casarão    

- São Mateus
Espetáculo - "Violas em Canto", do Grupo Moxuara
Local - Teatro do Porto
           
- Castelo                        
Espetáculo - "Fé, Luta & Diversão", da banda IN-Versão Brasileira
Local - Teatro Artêmio Merçon

Sábado (29) - às 20 horas              
- Guaçuí    
Espetáculo - "Gravuras do violão: violão capixaba, brasileiro e mundial", de Moacyr Teixeira
Local - Teatro Municipal Fernando Torres
             
- Cachoeiro          
Espetáculo - "Pra ficar na memória", com Denise Dalmacchio, Gardenia Marques, e Vera da Mata
Local - Teatro Municipal Rubem Braga

- Colatina
Espetáculo - "Violas em Canto", do Grupo Moxuara
Local - Praça Sol Poente
   
- Montanha
Espetáculo - "Que história é essa", do Instituto Preservarte
Local - Teatro Municipal de Montanha 

- Viana                             
Espetáculo - "Fé, Luta & Diversão", da banda IN-Versão Brasileira
Local - Teatro Municipal de Viana 


Espetáculos cênicos
"Cabral, a esquadra se deu mal" -  Grupo de Teatro Rerigtiba
É uma comédia que conta a história do descobrimento do Brasil e de seu descobridor pelos olhos de Joaquim, fiel escudeiro de Cabral, personagem fictício que acompanha o intrépido navegador português numa acidentada viagem a caminho das Índias.

"Quatro danças sobre o olhar" - Mitzi Marzzuti
Dança Contemporânea. Apresentação de quatro coreografias, levantando situações onde os bailarinos vivenciam cenas do cotidiano: Injustiça social, homenagem a "Nossa Senhora", luta por dinheiro e sociedade do fuzil.

"Metropolis"-  Marcelo Ferreira
Teatro / Dança. Premiado pela Funarte em 2007 com o prêmio Klauss Vianna de Dança. Roteiro original do cineasta Fritz Lang, a peça apresenta um grupo de operários isolados num contêiner. Trabalham, moram, asfixiam-se neste espaço exíguo, metáfora da condição humana oprimida nas metrópoles e em seus próprios corpos.

"O Flautista Mágico" - Rodrigo Campaneli
Era uma vez uma pequena e bela cidade chamada Hamelin, onde todos vivam tranqüilamente até o dia que Hamelin foi invadida por milhões de ratos. O atrapalhado prefeito tentou de tudo para livrar a cidade dos roedores, mas não conseguiu. Foi quando apareceu na cidade um estranho rapaz com roupas engraçadas e, na mão, ele trazia uma bela flauta... Melhor espetáculo infantil e melhor cenário no V Festival Nacional de Teatro de Guaçuí.

"Cárcere"  -  Saulo Ribeiro
O presidiário Ovo está numa semana difícil: uma rebelião está prestes a estourar e existem rumores de que ele será o refém. Escrita pelo capixaba Saulo Ribeiro, com atuação e direção de Vinícius Piedade, o espetáculo faz uma reflexão sobre a liberdade e o medo, combinando doses de humor e momentos dramáticos.

Espetáculos musicais

"Alexandre Lima e Rádio Experienza"
Estilo pop. Apresentação do CD da banda Rádio Experienza, que circulou em turnês pela Europa, entre 2007 e 2008.  Fará registro audiovisual de todos os shows para produção futura de um DVD da turnê Estadual. E um  workshop chamado "Experiências musicais e efeitos de guitarra".

"Música em sentido literário"  - Gustavo Macaco
Com bases no Folk Rock, no Blues e no Experimentalismo, Macaco apresenta suas influências literárias retratando sensações que envolvem o cotidiano do ser humano. Farão parte do show, alunos de escola pública e ouvintes da rádio, que poderão recitar as suas poesias, escolhidas previamente pela produção do show.

"IN-Versão Brasileira - Fé, Luta & Diversão"
A banda de Hip Hop  é formada por Marcelo Shimu, Rafael Ciclop e DJ Jack. No show eles divulgarão o extended play (EP) "Fé, Luta & Diversão". Realizarão também palestras para divulgar as ações sociais do Projeto Som da Rua.
Myspace - http://www.myspace.com/inversaobrasileira

"Pedro de Alcântara Trio" - Pedro de Alcântara
Música Instrumental. Show do Pedro de Alcântara Trio com a performance do artista plástico Diego Scarparo, que desenhará o cenário com interação do público.

"Show outro dia" - Fábio Calazans
Música Instrumental. Apresentação do segundo CD "Outro Dia" do violonista e guitarrista Fábio Calazans, com participação de mais quatro instrumentistas.
http://www.myspace.com/calazansfabio

"Que história é essa" - Instituto Preservarte
Tem como objetivo oferecer ao público a boa música, aproximando o erudito do popular convidando o público a uma trajetória musical desde a era medieval até temas bem contemporâneos como a preservação ambiental e cidadania.

"Forró Comichão"
Para o projeto Circulação da Secult a banda Forró Comichão preparou um grande show que reunirá figurino autêntico, diversão e muito forró pé de serra além das surpresas que envolvem a apresentação da banda.

"Boa Viagem" - Banda  Rajar
Pop Rock. A banda pretende circular outras músicas além das que estão no repertório do CD Narcisista.
http://palcomp3.cifraclub.terra.com.br/rajar/

"Gravuras do violão: violão capixaba, brasileiro e mundial" - Moacyr Teixeira
Mestre do violão e um dos melhores instrumentistas do Brasil o premiado violonista Moacyr Teixeira Neto apresenta, com o concerto "Gravuras do Violão", o melhor da música capixaba, brasileira e internacional, onde o violão instrumental é a grande estrela que sobe ao palco trazendo todo o encantamento de apresentações de pura técnica e beleza.
Myspace - http://www.myspace.com/moacyrteixeiraneto

"Tangos e outras delícias de Sérgio Sampaio" - Banda Zebedeu
Apresentação da banda Zebedeu formada por Juliano Gauche, Juninho Santos e Fábio do Carmo, que homenageiam Sérgio Sampaio, fazendo uma varredura de sua obra e história.
Myspace - http://www.myspace.com/tangoseoutrasdelciasdesergiosampaio

"Susto na curva" - Chryso Rocha
Música Instrumental brasileira e universal, mesclada com "fusion", utilizando instrumentos elétricos e acústicos, em forma improvisada.

"11 Trax" - Banda Zémaria
Apresentação Pop eletrônica do álbum "11 Trax". Será utilizado recurso audiovisual no show.
http://www.myspace.com/zemariamusic

"Fê Pascoal"
Envolvido em um movimento cultural do Espírito Santo, que une arte, música, vídeo, fotografia conhecido como "Expurgação", Fê Paschoal busca descobrir sua própria musicalidade e identidade, sabendo usar referências que vão do underground a músicas já consagradas, bem como nas artes em geral, brasileiras e mundiais. Um recorte da atualidade que sugere novas ideias e possibilidades.
http://www.myspace.com/fepaschoal

"Violas em Canto" - Grupo Moxuara
O show "Violas em Canto" foi idealizado para ser o elo entre a tradição e a modernidade, para valorizar, divulgar e popularizar uma música que retrata a alma do povo brasileiro e reproduz todo o encantamento das cidades do interior. Sendo uma declaração de amor do Grupo Moxuara, à simplicidade do cancioneiro, cantador e contador uma forma de valorizar nossas raízes e nos mantermos fortes, para encantar o publico presente com aquele delicioso gosto de fruta madura, cheiro de terra molhada, gosto e cheiro de saudade de coisa boa.
Site - http://www.moxuara.com.br/

"Pra ficar na memória"
As cantoras Vera da Matta, Gardenia Marques e Denise Dalmacchio interpretam Zé Kéti, Geraldo Pereira e Noel Rosa, respectivamente, levando para o público uma verdadeira aula sobre a história da música brasileira. Os autores escolhidos marcaram três épocas distintas entre si mas que musicalmente foram de extrema importância, praticamente ditando os destinos da nossa MPB.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3345 9273 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard