02/09/2010 12h00 - Atualizado em 05/01/2017 15h36

Circulação Cultural da Secult agita cinco municípios neste fim de semana

O Projeto Circulação Cultural, que reúne espetáculos musicais selecionados nos Editais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), abre o mês de setembro, visitando cinco municípios neste fim de semana. As apresentações acontecem em Piúma, Guaçuí, Mantenópolis, Linhares e Santa Teresa, com entrada franca em shows.

Em Piúma, o giro começa nesta sexta-feira (03) com o show "Velha Guarda do samba capixaba pede passagem". O grupo começa a tocar às 22 horas, na Praça da Sagrada Família. Já Guaçuí recebe Fabiano Araújo Quarteto. Ele apresenta o show "Calendário do Som - 9 Dias", no Teatro Municipal Fernando Torres, às 20 horas.

Na mesma noite, Mantenópolis recebe o grupo de rap NetritudeAtiva com o espetáculo "Família Negritude". O show acontece às 21h30, na Praça Dom Luiz. Em Linhares, a atração é o grupo Jazz in Bossa, que apresenta o espetáculo "Jazz e Antropologia Brasileira", no Centro Cultural Nice Avanza, às 19h30.

No sábado (04), Fabio Carvalho divide palco com o Grupo Manguerê, e apresenta o show "Africanismo", na Praça da Igreja Sagrada Família, em Viana, às 22 horas. Na mesma noite, a atração em Santa Teresa é o grupo Jazz in Bossa. A apresentação será no Museu Professor Mello Leitão, às 20 horas.

PROJETO

A caravana do Circulação Cultural foi formada a partir da publicação do edital de número 002 - referente à circulação de shows musicais - que contemplou 15 grupos, em diversos gêneros. Cada grupo terá que realizar seis apresentações, até o final do projeto.

O Circulação Cultural entra em seu terceiro ano em 2010. O esforço conjunto entre a equipe da Secult, os artistas e gestores culturais envolvidos permitiu, desde o início da ação, a realização de 280 apresentações em mais de 40 municípios, atingindo ao todo um público de 35 mil pessoas.

Por meio do Programa Gestão Integrada, a Secretaria realizou visitas periódicas a todos os municípios do Estado, com a finalidade de firmar parcerias para a realização dos espetáculos. Foram selecionadas as cidades que demonstraram interesse pela programação oferecida, e que tinham condições de abrigar as apresentações de forma adequada, seja no teatro, ou em espaço alternativo.

A programação para o período de julho a dezembro foi elaborada levando em conta a agenda dos artistas e a solicitação dos municípios, de modo a atender ao maior número possível de cidades de todas as regiões do Estado. As apresentações acontecem simultaneamente em locais diferentes, preferencialmente  nas sextas e sábados.

Sexta-feira (03)

Município: Piúma
Atração: Velha Guarda do Samba, com "Velha Guarda do Samba Capixaba pede passagem"
Local: Praça da Igreja Sagrada Família