07/03/2016 11h41 - Atualizado em 05/01/2017 15h26

Circuito apresentará projetos aprovados de editais da Cultura

O primeiro evento acontece nesta partir terça-feira (08). É o Festival ‘Mulheres no Grafite’ que vai reunir artistas de todo o Brasil para retratar e discutir o universo feminino.

 

Selecionados em sete editais de promoção da cultura capixaba da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) em 2015, organizações artísticas e culturais do Território do Bem – Poligonal 1 de Vitória, que abrange os bairros de São Benedito, Jaburu, Itararé, Floresta, Engenharia, Bonfim, Bairro da Penha e Consolação, se reuniram para formar o chamado ‘Território em Rede’, um circuito que reúne seus projetos em busca de maior visibilidade e alcance junto às comunidades.

Os projetos vão acontecer durante todo o primeiro semestre de 2016 e inclui pontos de memória, festival de hip hop, grafite, cineclubes, documentários e os Sextas na Laje que vai promover o intercâmbio entre os Pontos de Cultura do Estado. Com a criação do circuito, os organizadores buscam somar esforços na divulgação e participação do público.

O primeiro evento do circuito começa nesta terça-feira (08), e vai até o dia 13, com o Festival ‘Mulheres no Grafite’ que vai reunir mais de 30 grafiteiras do Espírito Santo e do Brasil para discutir o universo feminino e produzir murais e intervenções urbanas na cidade de Vitória. A ação vai acontecer no chamado Território do Bem. Todas as atividades são gratuitas.

Saiba mais sobre o circuito: https://www.youtube.com/watch?v=w1f3x-5UbXs

Veja a relação dos projetos incluídos o circuito Território em Rede:

 

Festival Mulheres No Grafite/ES (Feme)

Organizado pelo Coletivo das Minas, é um festival que pretende reunir grafiteiras do Espírito Santo e do Brasil, durante cinco dias, produzindo murais e intervenções urbanas na cidade de Vitória. Acontece de 08 a 13 de março, em parceria com a Libre - Casa Coletiva, localizada em Itararé. Serão cerca de 30 mulheres grafiteiras e o palco principal do festival será a Poligonal 1 de Vitória - composta pelos bairros Consolação, Gurigica, São Benedito, Itararé, Bonfim e da Penha, Jaburu, Constantino, Floresta e Engenharia.

 

Festival Mulheres no Hip Hop

Este festival acontece no dia 12 de março na Praça do Bairro Itararé, Vitória, a partir das 16 horas. Vai reunir diversas profissionais da área, com intervenções urbanas de grafite, danças urbanas, apresentações de hip hop e batalha das MCs. O objetivo é promover arte, lazer e conscientização para as comunidades de Vitória.

 

Sextas na Laje

O projeto busca promover a troca de experiências entre os Pontos de Cultura e as comunidades, com suas diferentes linguagens artísticas, além de fortalecer a ideia de que as lajes, nesses bairros, são espaços de fazer e receber arte. Realizado pelo Ponto de Cultura Varal Agência de Comunicação, e gerido pela Associação Ateliê de Ideias, o projeto trás uma programação diversificada que vai de orquestra de violão ao congo, passando pelo teatro e literatura. Será realizado em 04 eventos que acontecerão em dias de sexta-feira em lajes cedidas por moradores que irão receber as atividades culturais. A primeira edição será no dia 18 de março, na laje da Associação de Moradores do Bairro Consolação, com a participação da Orquestra de Violão do Ponto de Cultura Preservarte que trás um repertório de MPB e rock nacional e internacional.  As novas edições do Sextas na Laje acontecem nos meses de abril e maio.

 

Ponto de Memória  Nossa História Nosso Bem

Desenvolvido pela Associação Ateliê de Ideias, o projeto busca resgatar a história do Território do Bem. Por meio de entrevista com os moradores mais antigos, o projeto vai em busca de saberes, manifestações culturais e identificação de lugares que compõem a história desses bairros. Ele acontece até o mês de maio e depois será disponibilizado em site para pesquisas e subsídios de novos projetos.

 

Documentário Caminhos do Bem

Realizado pela Produtora Mirabólica, o documentário vai resgatar a história do primeiro banco comunitário do Espírito Santo, o Banco Bem, que completou 10 anos de existência. Por meio de entrevistas e registros com moradores e idealizadores do projeto do banco, o documentário pretende mostrar como o modo de vida comunitário pode ser revolucionário, e como uma moeda social pode mudar um território.

 

Cine Viella

O projeto vai apresentar sessões itinerantes de cinema em cinco bairros do Território do Bem numa agenda que tem inicio no dia 12 de março e só termina no final de abril.  Pensado e desenvolvido por jovens de São Benedito e Jaburu, o Cine Viela busca promover a cultura do audiovisual nas comunidades, principalmente junto a juventude.  Além de exibir vídeos e filmes, o Cine Viella realiza oficinas e encontros com jovens com orientações sobre o uso dos equipamentos, a linguagem do cinema e a produção audiovisual, desenvolvendo assim o senso crítico e o potencial de intervenção deste público.

 

Cine Por elas

Este já o segundo ano do Cine por Elas que o trabalha o tema da valorização e defesa da mulher. No ano passado as apresentações e debates aconteceram nos Centros de Detenção Provisória Masculino de Vila Velha e Guarapari e no Feminino de Viana. Este ano o público-alvo são os grupos  Multiplicando Saberes e Adolescer Mães, projetos do Serviço de Engajamento Cristão (Secri) no Bairro São Benedito, que atuam na atenção a adolescentes que se tornam mães precocemente.   Todas as exibições de filmes serão seguidas de debates com psicólogos, assistentes sociais, ativistas feministas, artistas, visando ao entendimento, o autoconhecimento, a não vitimização e a verdade como caminho para o diálogo horizontal. O Cine por Elas acontece durante o primeiro semestre de 2016 com atividades semanais.

 

Mais Informações

Geisiane Teixeira

Varal Agência de Comunicação

varalagencia@gmail.com

geisianeteixeira@yahoo.com.br

(027) 999223095 / 30226190

 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard