16/02/2011 14h08 - Atualizado em 05/01/2017 15h39

'Cinememória' expõe 100 anos de cinema no Estado



A exposição "Cinememória: A história das salas de cinema no Espírito Santo" continua até o dia 10 de abril no Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), a mostra é baseada no livro "No Escurinho dos Cinemas", de autoria de André Malverdes, professor do departamento de Arquivologia da Universidade.

O objetivo do projeto é reunir junto com documentos, fotografias, cartazes de filmes a trajetória das salas de cinema do Estado ao longo dos 100 anos.

História

A história do cinema no Espírito Santo começa em 1907, ano que ocorreu a primeira apresentação no Éden Cinema, de acordo com o "Jornal Official". Atualmente no local funciona o Teatro Glória. Sendo assim a primeira exibição no formato que conhecemos hoje, completou um século em 2007.
Durante a era de ouro do cinema, principalmente nas décadas de 50 a 70, chegaram a funcionar 22 salas de exibição na Região Metropolitana da Grande Vitória. Algumas delas das famílias: Abaurre, Caretta e Rocha, que auxiliarem a exposição com documentos e fotos.

Memórias

O trabalho no resgate da história do cinema está aberto para doações de periódicos, fotos, e depoimentos pelo e-mail malverdes@gmail.com, a fim de enriquecer a exposição, que busca além de informar o público, auxiliar os estudantes nos trabalhos de pesquisa sobre o passado cinematográfico do Espírito Santo.

A mostra coordenada por André Malverdes tem apoio cultural do Arquivo Público do Espírito Santo, Associação dos Arquivistas do Estado do Espírito Santo (AARQES), Metrópolis Cineclube, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Arquivo Nacional e Rima Comunicação Estratégica.

Serviços

Cinememória: A história das salas de cinema no Espírito Santo
Local: Cine Metrópolis - Campus de Goiabeiras da Ufes
Período: até 10 de abril
Informações com André Malverdes: agendamento de palestras, exposições, lançamentos e contribuições a pesquisa.
(27) 9907-5955
malverdes@gmail.com

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
Texto de Letticia Müller - Estagiária de Comunicação
3636 7110 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard