28/11/2013 08h45 - Atualizado em 05/01/2017 14h48

Centro de Vitória comemora Dia Nacional do Samba com atrações especiais

28/11/2013
O samba, com suas raízes africanas, desceu do morro e saiu dos guetos para tomar conta das ruas, praças e bares. Sinônimo de força e alegria, o samba tornou-se um dos ritmos mais populares do Brasil e ganhou data comemorativa: dia 02 de dezembro. E para celebrar o Dia Nacional do Samba, no dia 1º de dezembro, o Centro de Vitória será palco de uma grande festa de samba.

O evento terá início às 8 horas, na Praça Ubaldo Ramalhete, com café da manhã ao som Edu Rosa e o Grupo Pé na Roda e Cezar Almeida e violão. A partir das 10horas começam as rodas de samba, que tocarão simultaneamente pelo Centro. São elas: Samba de Comunidade, Lobos do samba, com participações de Ricardinho de Oliveira e Monique Rocha, Kalifa e Sax e Cia do Samba. E a partir das 13horas, as rodas de samba terão continuidade com Samba da Ilha, Sandália de Pescador e Regional da Nair.O Circuito do samba é uma realização dos amigos do Samba, em parceria com a CUFA, e apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Os shows no palco, situado em frente à Praça Ubaldo Ramalhete, começarão às 15h30, com apresentação dos intérpretes das escolas de samba do grupo especial do carnaval capixaba e apresentação das passistas Luziane e Bruna. A programação do palco continuará com Projeto Feijão Balanço e seus convidados: Tom Nascimento de Belo Horizonte/MG, Jaguar, guitarrista de Ivete Sangalo, e Raimundo Sodré, o mestre da chula.

A Velha Guarda dará continuidade à festa e em seguida será a vez das Damas do Samba Capixaba, com as cantoras Denise Pontes, Dorcas Nunes, Vera da Matta, Michele Montalvão e Tereza Cristina. Para encerrar a noite, com apresentação prevista às 20horas, Dona Ivone Lara (foto ao lado) subirá ao palco trazendo participações especiais do Rio de Janeiro: Luiza Dionisio, André Lara e Sarah.

Todos os bares do Centro que compreendem as ruas Sete, Gama Rosa, Professor Baltazar e Coutinho Mascarenhas farão parte do evento. Os que ficam mais distantes serão representados com tendas referentes aos estabelecimentos e é onde serão realizadas as rodas de samba, que estarão concentradas na Rua Sete, Professor Baltazar e Coutinho Mascarenhas.

Além do Samba,Stael Majesk está preparando uma intervenção urbana para mostrar sua nova coleção: Encantos. O desfile será itinerante e os modelos irão interagir com todas as rodas de samba. Além disso, a Casa Aberta, situada na Rua Sete, abrigará uma exposição fotográfica, intitulada "Berço do Samba", com fotografias de Lino Feletti e Fabricio Zucolotto.

Serviço:

Café da manhã: Praça Ubaldo Ramalhete
08 horas: Edu Rosa e o Grupo Pé na Roda e Cezar Almeida e violão.

RODAS DE SAMBA Nº 01 - Na Frente do Ed. Gaivota
Bar do Nei, Casa aberta e Restaurante Kitemperu
10 horas - Samba de Comunidade
13 horas - Léo Pereira & Samba da Ilha

RODAS DE SAMBA Nº 02 - Praça Ubaldo Ramalhete
Bar da Maria, tendas do Bar da Zilda e Bar da Idaete, Buery e Palmeiras II
10 horas - Lobos do Samba com participações de Ricardinho de Oliveira e Monique Rocha
13 horas - Sandália de Pescador

RODAS DE SAMBA Nº 03 - Rua Prof. Baltazar
Bimbo Chopperia e tendas da Casa de Bamba e Doca 183
10 horas - Kalifa
13 horas - Regional da Nair

RODAS DE SAMBA Nº 04 - Rua Prof. Baltazar
Bar do Gegê e Yogu Ice
10 horas -  Sax e Cia. do Samba

Palco - A partir das 15h30 - Rua Coutinho Mascarenhas

-  Intérpretes das Escolas de Samba do Grupo Especial do Carnaval Capixaba e Passistas: Luziane e Bruna
-  Projeto "Feijão Balanço" e seus convidados: Tom Nascimento de Belo Horizonte/MG, Jaguar guitarrista de Ivete Sangalo e Raimundo Sodré o mestre da chula;
-  Velha Guarda do Samba Capixaba
-  As Damas do Samba Capixaba:
Denise Pontes, Dorcas Nunes, Michele Montalvão, Tereza Cristina e Vera da Matta.

- Atração Especial: Dona Ivone Lara e participações especiais do RJ

(Luiza Dionisio, André Lara e Sarah)
Mais Informações: http://circuitosamba.wix.com/2013

Informações à imprensa: