30/05/2014 13h34 - Atualizado em 05/01/2017 14h52

Centenário da Memória do Caboclo Bernardo

30/05/2014
Crédito foto de capa: Portal G1

A programação das comemorações do centenário de memória de Caboclo Bernardo continuam em Regência Augusta. Nesta sexta-feira (6), a bucólica vila de pescadores recebe a atração nacional Chico Salles. O cantor paraibano, mas carioca de coração, se apresenta a partir das 20 horas no palco principal, instalado na Praça Caboclo Bernardo. O show faz parte da turnê de lançamento do CD "Sergio Samba Sampaio", com uma mescla de samba e forró.

O herói linharense Caboclo Bernardo será tradicionalmente festejado entre os dias 05 a 08 de junho, na Vila de Regência, no litoral de Linhares. Os três dias de festa vão relembrar a coragem do pescador que salvou 128 vidas a bordo do Cruzador "Imperial Marinheiro", em um naufrágio, no ano de 1887. Em outubro do mesmo ano, ele foi condecorado com uma medalha de ouro pela Princesa Isabel.

Entre os destaques deste ano estão a conclusão da revitalização do Farol de Regência, o resgate da réplica da medalha imperial recebida por Bernardo, além do tradicional encontro de bandas de congos, com a participação de mais de 30 bandas. O evento é uma realização do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretária da Cultura, da Prefeitura de Linhares em parceria com o Instituto Sincades.

A cerimônia de entrega da réplica da medalha acontece na manhã deste sábado (31) na avenida João Felipe Calmon, em frente à Igreja Matriz, no Centro. A avenida será parcialmente interditada para a realização de um desfile cívico militar. O desfile contará com a presença de 160 integrantes da Escola de Aprendizes Marinheiros de Vila Velha e fará um percurso que vai da frente do Hotel Linhatur até a Igreja Matriz. Para a realização do Desfile Cívico Militar, a avenida João Felipe Calmon será interditada na altura dos cruzamentos com as avenidas Nicola Biancardi (CETEC) e Augusto Pestana (Igreja Matriz). A interdição vai durar das 7h às 15 horas.

Já entre os dias 5 e 8, a programação acontece em Regência. A animação ficará por conta das atrações nacionais, como Chimarruts e Chico Salles, e também de bandas locais, como Fogo na Coisa e Alternativos do Reggae. A festa também contará com atividades esportivas e culturais além da presença de Tia Mariquinha, uma das idealizadoras da festa.

Neste ano, mais de 30 bandas de congo de Linhares e de diversos outros municípios do Estado confirmaram participação no tradicional cortejo de encontro das bandas. Um dos pontos altos da festa será apresentação da restauração do centenário Farol de Regência, construído em 1895 e que há mais de 20 anos estava sem qualquer tipo de manutenção.

História

Nascido no ano de 1855, em Regência Augusta, Bernardo José dos Santos, o Caboclo Bernardo, aprendeu desde criança os segredos do rio e do mar, de onde tirava seu sustento como pescador e catraieiro. Exímio navegador, Bernardo entrou para a história no ano de 1887 após arriscar sua vida para salvar uma tripulação náufraga no Pontal do Rio Doce.

Era madrugada do dia sete de setembro quando o navio Imperial Marinheiro chocou-se com bancos de areia localizados a 120 metros da praia. A população de Regência se mobilizou para tentar salvar a tripulação, mas pouco se podia fazer por conta do mar violento.  Foi quando, ao amanhecer do dia, Bernardo se dispôs a nadar até o navio levando uma corda por onde os tripulantes poderiam vir, um a um, pendurados até à praia. Dos 142 tripulantes, 128 conseguiram se salvar. Bernardo foi condecorado pela Princesa Isabel e recebeu uma medalha de ouro pelo ato de bravura. O herói morreu em 3 de junho de 1914.

Confira abaixo a programação completa da festa

Sábado (31 de maio)
12 horas: Desfile Cívico Militar
Local: Em frente à Igreja Matriz de Linhares