11/09/2015 06h48 - Atualizado em 05/01/2017 15h18

Casa dos Braga: novo espaço cultural em Cachoeiro do Itapemirim

Em uma cerimônia emocionante, marcada por boas lembranças, foi assinada a ordem serviço para o restauro da Casa dos Braga, em Cachoeiro de Itapemirim, nesta quinta-feira (10).

Membros da família Braga, autoridades e moradores da cidade prestigiaram a cerimônia. "Estamos todos em Cachoeiro de Itapemirim, a capital Secreta, onde é sempre um enorme prazer estar presente. Restaurar um imóvel como este e aplicar  modernas técnicas gerenciais é uma importante iniciativa para  fortalecer esse importante espaço cultural do Município, do Estado e até mesmo do País. A Casa é um patrimônio que permite o diálogo da juventude com a cultura, pois ajuda na formação pessoal e de valores, principalmente de nossos jovens", comentou o governador Paulo Hartung.

O secretário de Estado da Cultura, João Gualberto Vasconcellos, ressaltou a importância de se restaurar um imóvel com este peso cultural. "A restauração da Casa dos Braga representa um símbolo do legado intelectual deixado pelos Braga para as novas gerações", declarou.

Representando a família, a senhora Beatriz Braga  (no meio) emocionou os presentes ao fazer um depoimento afetivo trazendo histórias e lembranças da vida ali vivida por muitas gerações, desde quando seus avós adquiriram a casa, em 1913.

A obra de restauração do espaço, que foi moradia do primeiro prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, o coronel Francisco Braga, e endereço oficial de Rubem Braga, reconhecido cronista e autor de vários livros, de Newton Braga, poeta e jornalista, e de vários outros membros da família, como Jerônimo, Carmosina, Armando, Yedda e Anna Graça, será realizada em parceria entre o Governo do Estado do Espírito Santo, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e o Instituto Sincades, que vai custear o valor de R$700.001,00. O prazo previsto para execução das obras é de sete meses.

O imóvel será restaurado atendendo às normas de acessibilidade, inclusive com projeto de sinalização conforme prevê a lei e a norma da ABNT NBR 9050. Receberá melhorias no piso, iluminação, paisagismo e na rede elétrica.

A Casa dos Braga é um bem tombado pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) por meio da Resolução CEC nº 002/2011 e inscrição no Livro de Tombo Histórico sob o nº 196, às folhas 31v e 32.

Espaço cultural

No local funcionará um espaço cultural, sediando exposições, além de abrigar o acervo da Família Braga, composto por documentos diversos, imagens, livros, obras de arte e mobiliários do princípio do século XX, doados pela família.