26/08/2010 09h40 - Atualizado em 05/01/2017 15h36

Casa de Congo e Museu Histórico da Serra comemoram aniversário com eventos especiais

A Casa de Congo Mestre Antônio Rosa e o Museu Histórico da Serra comemoram aniversário no mês de agosto e para celebrar as datas a Prefeitura da Serra elaborou uma programação especial.

Até o dia 30 de setembro, a Casa de Congo apresenta a exposição Retrospectiva de 10 anos da Casa de Congo. A iniciativa reúne parte das obras das exposições que passaram pelo local, com grande presença de pessoas. Os visitantes podem conferir objetos que retratam a vida do Mestre Antônio Rosa, instrumentos das bandas de congo da Serra, criações de artistas locais, entre outras preciosidades. No dia 26 de agosto de 2010, às 19h, haverá apresentação da Banda de Congo São Benedito de Pitanga.

A Casa de Congo foi inaugurada no dia 26 de agosto de 2000, pela Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, com o objetivo de reunir o acervo e a memória do congo serrano, além de homenagear o Mestre Antônio Rosa. A Casa de Congo funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e está localizada na Rua Cassiano Castelo, na Praça João Miguel, na Serra-Sede. As escolas e instituições que desejam agendar visitas devem ligar para 3251-5870.

O Museu Histórico da Serra faz três anos e homenageará a educadora, escritora e deputada Judith Leão Castello, a primeira mulher a entrar na Academia de Letras e uma das fundadoras da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc). Entre os dias 31 de agosto e 30 de outubro haverá a exposição fotográfica "Presença", com momentos da vida e o legado de Judith.   No primeiro dia do evento, a partir das 18h30 serão exibidos o lançamento do documentário "Judith, a Senhora Cidadã", de José Benevides Corrêa e direção Suzi Nunes, patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura "Chico Prego" e o documentário "Siga Minhas Mãos" de Luciana Gama, patrocinado pelas Leis de Incentivo à Cultura "Chico Prego" e "Rubem Braga".

O Coral Infantil da Cidade do Garoto e a Banda Estrela dos Artistas também se apresentarão no dia.

O Museu pertenceu à Família Castello, até se transformar em espaço cultural, em agosto de 2007. O local está aberto de terça a sábado, das 9h às 17h e fica na Rua Cassiano Castelo, n° 22. Os grupos podem agendar visitas pelo telefone 3251-6636.

Informação à Imprensa

Departamento de Cultura