29/04/2011 12h04 - Atualizado em 05/01/2017 15h42

Carnaval do Congo agita Roda D?água no feriado de segunda-feira (02)

O "Carnaval de Congo de Máscaras de Cariacica", evento que homenageia Nossa Senhora da Penha, será realizado na próxima segunda-feira (02), das 08 às 17 horas. Os 10 grupos de Congo locais sairão em procissão da casa do Mestre Itagiba, em Roda D?água, e seguem até o campo do América onde acontece o evento.

A festa com tradição de mais cem anos espera receber em 2011 mais 10 mil pessoas. Durante o evento, os devotos podem participar de diversas atividades promovidas pela Associação das Bandas de Congo de Cariacica, com apoio da Prefeitura.

As Bandas de Congo que participam do carnaval são: Santa Izabel, Banda Mestre "Tagibe", São Benedito Piranema, Unidos de Boa Vista, São Benedito de Boa Vista, Banda Mirim de Piranema, Boa Vista e Roda D?água, São Sebastião de Taquaruçú e Grupo "Fanfa Congo" da Apae de Cariacica. As apresentações ocorrem ao longo da festa. Além disso, o evento contará com barraquinhas de comidas típicas e oficina de Máscaras.

Tradição

O "Carnaval de Congo de Máscaras" é uma tradicional manifestação popular. Contam que antigamente, com a dificuldade em se locomover até o Convento da Penha, os congueiros percorriam a região de casa em casa, em homenagem a Santa Padroeira. A primeira banda a fazer isso foi a São Benedito de Piranema, fundada em 1937.

Com a união dos ritmos e outros aspectos da cultura africana e indígena a festa cristã, organizada pelos brancos de origem européia, surgiu o Carnaval. Uma característica que diferencia essa manifestação de congo das demais é a presença do folclórico João Bananeira. O personagem foi introduzido pelos negros escravizados, que se vestiam desse boneco coberto de folhas de bananeiras e máscara para se esconderem dos seus senhores.

Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim