27/10/2011 08h48 - Atualizado em 05/01/2017 15h46

Caravana do 'Circulação Cultural' passa por oito municípios neste fim de semana

Neste fim de semana, o ?Circulação Cultural?, projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), estará em oito municípios capixabas, levando shows musicais e peças teatrais para o público. Os espetáculos começam nesta sexta-feira (28) em Muqui, Venda Nova do Imigrante, Aracruz e Boa Esperança. No sábado (29) a caravana passa por Castelo, Linhares e Ponto Belo, e no domingo (30) as apresentações se encerram no município de Santa Teresa.

A caravana do ?Circulação Cultural? é formada por 15 grupos musicais e 10 de artes cênicas, premiados pelos editais de incentivo da Secult, de números 005 e 003, respectivamente. Cada contemplado fará seis apresentações, somando até o mês de dezembro 150 espetáculos.

Programação

Na sexta-feira (28) o município de Muqui receberá a Cia. Taruíras Mutantes com a peça "As Inesperadas Aventuras de Robinson Crusoé". Trata-se de uma montagem teatral inspirada em um clássico da literatura mundial que se estrutura como uma comédia dramática, servindo-se do humor para tratar de temas sérios como a liberdade, a opressão, a solidão, a convivência e a diversidade. A peça voltará a ser apresentada no sábado (29) em Castelo.

Já o cantor, compositor e produtor musical Amaro Lima se apresentará com o show "Delicidade" em Venda Nova do Imigrante, também na sexta-feira (28). O espetáculo faz parte da turnê do DVD lançado este ano, com nome homônimo. Enquanto isso, a banda Adiós, Me Voy! estará em Aracruz com um show trabalhado em projeções e cenografias luminosas, que invadem o palco e os sentidos dos espectadores. Seu repertório autoral traz vida nova ao cenário musical do Estado, com um show voltado para a experiência multissensorial do público.

Ainda na sexta-feira (28), o violonista Wanderson Lopez realiza o show "Poemas Brasileiros" no município de Boa Esperança. Cheio de surpresas e citações às nossas raízes, o artista chega com uma linguagem moderna e arrojada e composições com incursões pelo jazz moderno, música africana e erudita contemporânea. Wanderson se apresentará novamente no sábado (29), em Ponto Belo.

A Cia. de Dança Mitzi Marzzuti levará o espetáculo musical "A Wonderful Geekiness" a Linhares, no sábado (29), e em Santa Teresa, no domingo (30). Moldurada com músicas dos anos 1960/1970 que tocavam nas rádios, a peça vem com o objetivo de oferecer um vôo nostálgico da época, proporcionando ao público emoção, música e diversão.

Os selecionados

Os shows musicais escolhidos foram: "Mukeka di rato: japanese kanela verde", de Fábio Magnago Mozine; "Brasilidade", de Luiz Renato da Silva Rocha; "Solana apresenta show Veneza", de Murilo Sodré de Abreu; "Delicidade", de Amaro Silva Lima; "The space ahead", de Michel Sponfeldner; "Mercado cultural", de Júlia Cabral Abreu Sodré; "Forró comichão: o teu amor me pegou", de Vitor Nunes Freitas; "Chiliques herméticos", de Patuléia Filmes e Produções; "Poemas brasileiros", de Wanderson Lopes Soares; "Serelepe", de José Antônio Pereira Monteiro; "Família Gam", de Glauber Lopes; "Show andante de Edivan Freitas", de Ariny Denadai Bianchi; "Samba do povo: Rogerinho do Cavaco", de Rogério Arthur Gonçalves Nogueira; "Baobab trio", de Eduardo Szajnbrum; "Adios, me voy", de Daniel Gonçalves Morelo.

Já os espetáculos de artes cênicas selecionados foram: "O pequeno circo e outras criaturas", da Companhia Circo Teatro Capixaba; "A wonderful geekiness", da Companhia de Dança Mitzi Martucci; "A cigarra e a formiga", da Casa de Artes Campaneli; "Partituras", do Grupo de Teatro Rerigtiba; "A ordinária", de Leandro Bacellar de Souza; "O coração delator", de Lorena Lima Campoi; "As inesperadas aventuras de Robinson Crusoé", de Reginaldo Secundo de Oliveira; "O burguês ridículo", de Victor da Silva Coelho; "O pastelão e a torta", de Wyller Villaças Siqueira Mesquita; e "Quatro intérpretes para cinco peças", da Z Produção.

Passado de sucesso

O 'Circulação Cultural' está em seu quarto ano. O esforço conjunto entre a equipe da Secult, os artistas e gestores culturais envolvidos permitiu, desde o início da ação, a realização de 400 apresentações em mais de 60 municípios, atingindo ao todo um público de 60 mil pessoas.

A meta este ano é percorrer todos os 78 municípios do Estado. A programação, para o período de agosto a dezembro, foi elaborada levando em conta a agenda dos artistas e a solicitação dos municípios, de modo a atender ao maior número possível de cidades e todas as regiões do Espírito Santo. As apresentações são realizadas simultaneamente em locais diferentes, preferencialmente nas sextas e sábados.

O projeto é um importante instrumento de formação de plateias, de popularização da cultura capixaba, de contribuição para o fortalecimento do mercado de trabalho artístico, e promoção do intercâmbio cultural; além de ser responsável pela movimentação dos aparelhos culturais dos municípios.

Programação

Sexta-feira (28)

Município: Muqui
Local: Teatro Municipal Nenem Paiva