26/03/2012 09h54 - Atualizado em 05/01/2017 14h26

Capixabas discutem patrimônio paisagístico da Grande Vitória na próxima terça-feira (27)

Na próxima terça-feira (27) será realizado o 2º Colóquio da Política da Paisagem para o Espírito Santo, no auditório do Espaço Cultural do Palácio Anchieta, das 8h30 às 12 horas. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O objetivo do evento é levar a sociedade a conhecer melhor essa chancela, que se configura como um instrumento que permite à população identificar, proteger, valorizar, revitalizar, preservar e divulgar suas paisagens de notório valor. É mais um importante passo no processo de busca do desenvolvimento sustentável e coloca o Espírito Santo na agenda nacional.

Na ocasião será apresentada a palestra "Chancela da Paisagem Cultural Brasileira", pelo arquiteto Carlos Fernando Delphim, coordenador do Patrimônio Natural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Outro ponto importante do evento será a entrega e assinatura da "Carta de Vitória: Em prol da paisagem da Região Metropolitana da Grande Vitória" aos prefeitos.

Os documentos "Carta Capixaba da Paisagem" e "Carta de Vitória", elaborados em 2011 pelos alunos do primeiro e segundo curso "Estudo e Análise da paisagem e sua interface com o Paisagismo", visam a sensibilizar os gestores públicos acerca da importância da preservação da paisagem nos municípios e auxiliá-los na identificação e no cumprimento de critérios que tornam o território um melhor lugar para se viver.

Com o 2º Colóquio, as entidades envolvidas - Ministério da Cultura, IPHAN e Secretaria de Estado da Cultura (Secult) - pretendem contribuir para a preservação do patrimônio cultural capixaba e para o crescimento do turismo no Estado.

Diva Maria Freire Figueiredo, superintendente do IPHAN no Espírito Santo, explica que existe uma política na instituição no sentido de abarcar essa categoria do patrimônio, que é a paisagem. "Trata-se de um aspecto fundamental do patrimônio, sendo que esse Colóquio gera um movimento de todas as esferas do poder público e da sociedade em torno da questão", declarou.

Evento: 2º Colóquio da Política da Paisagem para o Espírito Santo

Data: 27/03/2012
Hora: das 8h30 às 12h
Local: Espaço Cultural do Palácio Anchieta (R. Praça João Clímaco, Cidade Alta, Centro - Vitória)
Inscrição: gratuita - confirmar presença enviando nome completo e RG para os e-mails fabiana.braga@secult.es.gov.br / sebastiao@ijsn.es.gov.br, ou ainda pelos telefones (27) 3636-7122 / 8084.

Programação:

8h30 - Café da manhã
9h - Abertura
9h30 - Apresentação, Assinatura e Entrega da "Carta de Vitória" aos Prefeitos Municipais da Região Metropolitana da Grande Vitória
10h - Palestra "Chancela da Paisagem Cultural Brasileira", ministrada pelo arquiteto Carlos Fernando de Moura Delphim, Coordenador do Patrimônio Natural do Departamento do Patrimônio Material do IPHAN
11h - Debate
12 h - Encerramento