27/04/2009 08h07 - Atualizado em 05/01/2017 15h04

Biblioteca Transcol chega ao Terminal Campo Grande

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), inaugurou, na manhã desta quarta-feira (15), mais uma unidade da Biblioteca Transcol, desta vez, no Terminal Campo Grande, em Cariacica.

O novo módulo tem espaço mais amplo que as outras três unidades em funcionamento nos Terminais Laranjeiras, em Serra; Ibes, em Vila Velha; e Itacibá, em Cariacica. São 14m² com direito a mesa de leitura e ar condicionado. Outra novidade é o acervo de audiolivros, destinado a pessoas com deficiência visual.

Além de representantes da Secult e da Ceturb-GV, o evento contou com membros da ONG Universidade para Todos, parceira do Governo na realização do projeto, da patrocinadora ArcelorMittal Tubarão, além de representantes da Prefeitura de Cariacica e lideranças comunitárias.

"O Governo do Estado está investindo em uma política de valorização e promoção do livro e da leitura, porque acredita no poder tranformador que as letras exercem na vida do ser humano. A leitura abre um leque de possibilidades e escolhas para as pessoas", disse Dayse Lemos, secretária de Estado da Cultura. E finalizou o discurso citando uma frase de uma catadora de lixo de Belo Horizonte, que no trabalho diário montou uma biblioteca para as comunidades carentes: "O livro ajuda a realizar sonhos".

A diretora-presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete, destacou a importância de desenvolver projetos que incentivem a leitura. "Nossa missão vai além de cuidar do ir e vir das pessoas. Com a Biblioteca Transcol, promovemos entretenimento, incentivamos o conhecimento e tornamos mais rico o dia-a-dia tão corrido dos moradores da Grande Vitória" completou.

Deficiente visual é o primeiro associado

Para celebrar a novidade do acervo de audiolivros, Everaldo Cabral Ferraz, deficiente visual, foi convidado a ser o primeiro associado da Biblioteca Transcol de Campo Grande.  Acompanhado de seu cão-guia, ele entrou na biblioteca, tirou fotografia e forneceu os dados necessários para o cadastro. "Estou muito satisfeito com a inauguração de uma biblioteca que oferece a nós, deficientes visuais, a possibilidade de viajarmos pelo mundo da leitura", comemorou Everaldo.

Acervo

A partir da implantação da nova unidade, a quantidade de livros disponíveis para empréstimo chegará a 4.500 exemplares. Todo este acervo é composto por obras consagradas da literatura nacional e internacional, e também reserva espaço para autores capixabas, que doaram alguns exemplares de suas obras.

Dayse Lemos, secretária de Estado da Cultura: A leitura abre um leque de possibilidades e escolhas para as pessoas.

O projeto Biblioteca Transcol atraiu nos três módulos, nestes quase dois anos de funcionamento, 9.524 associados, que efetuaram 43.728 empréstimos. A média de empréstimos por dia é de 138 livros.

Cadastro

Os interessados em se associar à Biblioteca Transcol devem preencher um cadastro com dados pessoais, apresentar documento de identidade e comprovante de residência. O cadastrado recebe uma carteirinha com foto, que deve ser apresentada junto a um documento de identidade no ato de empréstimo de livros. Os leitores podem pegar um livro de cada vez, por um período de 10 dias e o empréstimo pode ser renovado por mais dez.

Números

Terminal Laranjeiras