11/11/2011 13h31 - Atualizado em 05/01/2017 15h46

Biblioteca Pública promove nova edição do seminário "Espírito Santo: Um painel da nossa história"

Ao longo de dez anos a história do Espírito Santo passou por mudanças significativas. Pensando na atualização do registro dessas modificações, a Biblioteca Pública do Espírito Santo Levy Cúrcio da Rocha (BPES) decidiu resgatar um seminário que foi realizado em 2001, chamado "Espírito Santo: Um painel da nossa história". A segunda edição do evento será realizada entre segunda (21) e sexta-feira (25), no auditório da Biblioteca, sempre com início às 19 horas.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Os interessados podem baixar a ficha AQUI, preencher, e enviar para o email sebp@secult.es.gov.br.

A concepção e organização do seminário ficaram a cargo do historiador Gabriel Bittencourt. Para ele "é sempre bom lembrar que o Espírito Santo tem uma história quase tão antiga quanto a da civilização brasileira. Apesar da sua importância para a memória local e regional, ela é relativamente pouco difundida, aparecendo, via de regra, de forma difusa nos grandes painéis dos simpósios de história, mas sem a preocupação essencial com as nossas coisas e com a nossa gente".

O ciclo de palestras reunirá estudiosos das mais diversas áreas, capazes de promover o despertar do pesquisador capixaba para as fontes e temas da historia sob a ótica pluridisciplinar. Entre os convidados estão: Vitor Buaiz, médico e professor; Fernando Pignaton, cientista político; José Eugênio Vieira, economista; Juca Magalhães, escritor; Luiz Cláudio M. Ribeiro, historiador; e Arlindo Villaschi, economista e escritor.

Segunda-feira (21)
19 horas - Abertura com as presenças de José Paulo Viçosi, secretário de Estado da Cultura; e Luzia Toledo, presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

Terça-feira (22)
19 horas - Desafios Contemporâneos da Sociedade Capixaba
Palestrantes e temas:
- Vitor Buaiz - "Drogas uma responsabilidade de todos - desafios do presente e do futuro"
- Fernando Pignaton - "Desafio da participação democrática"
- André Pereira - "A inserção do Espírito Santo no debate político nacional"
- Eliza Bartolozzi - "Políticas educacionais e desenvolvimento no Espírito Santo: a conexão necessária"

Quarta-feira (23)
19 horas - Identidade e expressão cultural
Palestrantes e temas:
- José Eugênio Vieira - "Resgate e valorização da cultura capixaba"
- Francisco Aurélio Ribeiro - "Identidade Capixaba"