09/10/2009 10h06 - Atualizado em 05/01/2017 15h29

Biblioteca Pública inicia programação de outubro nesta quinta (08)

A Biblioteca Pública do Espírito Santo Levy Cúrcio da Rocha (BPES), localizada na Praia do Suá, em Vitória, elaborou para este mês uma agenda cultural variada, relacionada à literatura e aberta ao público. A programação começa nesta quinta-feira (08), às 19 horas, com uma conversa em que o artista plástico Gilbert Chaudanne convida o público a transitar dos "sertões" de Euclides da Cunha aos "salões" de Machado de Assis.

Como outubro é mês das crianças, será realizada na próxima terça-feira (13), às 19 horas, uma edição especial do projeto "Debate-papo" com Silvana Sampaio e Silvana Pinheiro, autoras especializadas em literatura infantil.

Na quinta-feira (15), acontece uma releitura de "Os Sertões", a partir do livro "João Abade", de João Felício dos Santos. A atividade, marcada para as 17 horas, será coordenada por Vanda Luiza Souza Netto.

A agenda segue com o "Programa Vida Mais", um projeto de artes integradas em funcionamento em uma escola estadual localizada em Cariacica, que será adotado pela Biblioteca entre os dias 19 e 23. Serão oferecidas oficinas de Circo, Teatro e Artes Visuais no pátio da Biblioteca. As atividades são voltadas para estudantes do Ensino Fundamental. O objetivo é contribuir para a democratização do acesso à cultura.

Com a presença da psicanalista Ana Cecília Carvalho e do professor Lino Machado, será realizado no dia 27, o segundo encontro do "Projeto Estética e Subjetivação", que sintetiza os fundamentos da política cultural da Biblioteca. O tema desta vez será "Sylvia Plath e Mário de Sá-Carneiro: poesia e suicídio".

No dia 29, será aberto ao público o "Projeto Escritor Residente", desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O residente atual é o romancista Reinaldo Santos Neves, que terá que promover diversas ações culturais destinadas à comunidade. Sua primeira ação será a "Arenga", com o tema "Thomas Mann e os sinos da Idade Média".

Toda a programação acontece na Biblioteca Pública, localizada na Avenida João Batista Parra, 165, na Praia do Suá, em Vitória. A entrada é franca.

Quinta-feira (08)
19 horas - Debate com Gilbert Chaudanne
Tema - Euclides da Cunha x Machado de Assis: "Dos sertões aos salões"

Terça-feira (13)
19 horas - Debate-papo com o escritor
Escritoras: Silvana Sampaio e Silvana Pinheiro
Mediadora: Neila Geaquinto

Quinta-feira (15)
17h - Roda de Leitura: Releitura de "Os Sertões" a partir do livro "João Abade", de João Felício dos Santos
Leitora-guia: Vanda Luiza Souza Netto

De segunda-feira (19) a sexta-feira (23)
9 às 17 horas - Programa Vida Mais - projeto de artes integrando teatro, artes visuais, circo, hip hop, customização e leitura, com apresentação de espetáculos e realização de workshops.

Terça-feira (27)
19h - Projeto "Estética e Subjetivação"
Tema da mesa redonda: "Sylvia Plath e Mário de Sá-Carneiro: poesia e suicídio"
Palestrantes:
- Ana Cecília Carvalho (psicanalista e professora/ UFMG)
- Lino Machado (professor)
Mediador: Ítalo Campos (psicanalista)

Quinta-feira (29)
19 horas - Arenga:
"Thomas Mann e os sinos da Idade Média"
Com Reinaldo Santos Neves (Romancista/escritor residente da BPES)

Biblioteca Pública do Espírito Santo
Av. João Batista Parra, 165 - Vitória
Telefone - (27) 3137 9349.
E-mail - sebp@secult.es.gov.br

Assessoria de Comunicação/Secult