11/08/2009 14h26 - Atualizado em 05/01/2017 15h04

Biblioteca Pública divulga programação do mês de agosto

A Biblioteca Pública do Espírito Santo Levy Cúrcio da Rocha (BPES), na Praia do Suá, elaborou para este mês uma programação cultural variada, relacionada à literatura, aberta ao público. As atividades acontecem no auditório da BPES, localizada na Avenida João Batista Parra, 165, na Praia do Suá, em Vitória. Com exceção do Encontro de Representantes das Bibliotecas Públicas Municipais, que será realizado no auditório do Tribunal de Contas, na Enseada do Suá.

Nesta quinta-feira (13), às 17 horas, as leitoras-guias Vanda Luiza Souza Netto e Célia Ribeiro comandam a "Roda de Leitura" em homenagem ao centenário de Euclides da Cunha. Elas farão a leitura de alguns trechos da obra "Os Sertões", ícone da literatura brasileira.

Na terça-feira (18), às 19 horas, acontece uma Mesa Redonda com o tema "Estética e Subjetivação". As palestrantes são Elissa Felipe da Silva e Ana Lúcia Carneiro da Cunha, psicanalistas da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória; e Maria Fernanda Oliveira, professora do Departamento de Línguas e Letras da Univesidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Na quarta-feira (19) haverá o "Debate-papo com o escritor, o crítico literário e o público", com a presença do jornalista Claudio Lachini, autor de livros que resgatam a história do Espírito Santo como "Vasco" e "Sperandio". Como mediador, foi convidado o poeta Sérgio Blank.

Na quinta-feira (20) será realizada outra Roda de Leitura, comandada por El-Buainin Vieira Machado Nunes, graduado em Letras, que desenvolve um trabalho na "Rede de Experiências em Leitura" da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Às 16 horas ele lerá o capítulo "Os amores das tartarugas", do romance "Palomar", de Italo Calvino. El-Buainin coordena um projeto de pesquisa chamado "Roda de Leitura: Um encontro de Palomar e Italo Calvino", que oferece leitura e análise de narrativas para aqueles que se interessam pela obra calviniana.

Na terça-feira (25), começa o Encontro de Representantes das Bibliotecas Públicas Municipais, uma programação anual desenvolvida Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo(SEBPES), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult). São esperados cerca de 150 representantes dos municípios capixabas.

As inscrições são limitadas. A ficha pode ser baixada AQUI. Depois de preenchida deve ser enviada por fax no número 3137 9349 ou pelo e-mail - sebp@secult.es.gov.br, até o dia 20 de agosto.

Com o tema  "Gestão da Informação e Políticas Públicas para Bibliotecas" , o encontro será realizado durante três dias, entre 09 e 18 horas, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, localizado ao lado da Assembléia Legislativa, na Enseada do Suá.

São objetivos do Encontro: ampliar a rede de informações entre as bibliotecas do Estado; qualificar os funcionários e bibliotecários; fortalecer parcerias em projetos de valorização e qualificação dos serviços de informação e cultura; orientar procedimentos, estratégias e ações para a gestão, organização e preservação de acervos; e debater a função social da biblioteca pública e a competência informacional na era do conhecimento.

Quinta-feira (13)
17 horas - Homenagem ao centenário de Euclides da Cunha:
Roda de Leitura:
Capítulo III de "Os Sertões"
Leitoras-guias: Vanda Luiza Souza Netto e Maria Célia Ribeir

Terça-feira (18)
19 horas - Mesa Redonda "Estética e Subjetivação"
Palestrantes:
Ana Lúcia Carneiro da Cunha (psicanalista/ELPV)
Maria Fernanda Oliveira (professora/ DLL/UFES)
Mediadora: Elissa Felipe da Silva (psicanalista/ELPV)

Quarta-feira (19)
18h30 - Debate-papo com o escritor, o crítico literário e o público
Escritor: Claudio Lachini
Mediador: Sérgio Blank

Quinta-feira (20)

16 horas - Roda de Leitura: "Palomar", de Italo Calvino
Local - Auditório da Biblioteca
Capítulo: "Os amores das tartarugas"
Leitor-guia: El-Buainin Vieira Machado Nunes
Realização: BPES e Reler&fazer

Terça-feira (25)

V Encontro de Representantes das Bibliotecas Públicas Municipais
 "Gestão da Informação e Políticas Públicas para Bibliotecas"
Local - auditório do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (Rua José Alexandre Buaiz, n.º 157 - ao lado da Assembléia Legislativa)

9 horas - Abertura: Secretária de Estado da Cultura - Dayse Maria Oslegher Lemos; e
Diretora da BPES - Rita de Cássia Maia.

9h30 - Seminário "Formação e Desenvolvimento de Coleções"
? Aquisição e Desbastamento
Coordenadora: Célia Regina da Costa Domingues  (Bibliotecária/SNBP/FBN)

Organização e Preservação de Acervos
Coordenadora: Célia Regina da Costa Domingues  (Bibliotecária/SNBP/FBN)

Quarta-feira (26)
V Encontro de Representantes das Bibliotecas Públicas Municipais

9 horas - Mesa-Redonda "História e Patrimônio: a preservação das   Coleções Especiais da Biblioteca Pública do Espírito Santo"
Palestrantes:
- Alzinete Biancardi (Ciências da Informação/UFES);
- Reinaldo Santos Neves (Neples/MEL/UFES);
- Paulo Roberto Sodré (DLL/MEL/UFES); e
- Fernando Achiamé(IHGES).

11h30 - Visita à Biblioteca Pública do Espírito Santo

14 horas- Programa de gerenciamento de bibliotecas: BIBLIVRE
Palestrante: Márcia Valéria da Silva (Bibliotecária responsável pela Divisão de Análise da Informação - Centro Universitário da Cidade - UniverCidade/RJ)

Quinta-feira (27)

9 horas - Programa de gerenciamento de bibliotecas: BIBLIVRE

14 horas - Palestra "Informação e Cultura: gestão de atividade/ação cultural em bibliotecas"
Palestrante: Prof.ª Meri Nádia Marques Gerlin (Ciências da Informação/UFES)

16 horas - Programa "Rede Cultura Jovem"
Subsecretário de Estado da Cultura - Erlon José Paschoal

Biblioteca Pública do Espírito Santo
Av. João Batista Parra, 165 - Vitória
Telefone - (27) 3137 9349.
E-mail - sebp@secult.es.gov.br

Assessoria de Comunicação/Secult