03/08/2011 14h27 - Atualizado em
05/01/2017 15h44
Biblioteca Pública comemora o mês do folclore com a exposição 'Folclore do Espírito Santo e do Brasil'
No dia 22 de agosto é comemorado o Dia do Folclore. Em homenagem à data, durante todo este mês, Biblioteca Pública Estadual Levy Cúrcio da Rocha (BPES), localizada na Praia do Suá, em Vitória, promoverá a exposição "Folclore do Espírito Santo e do Brasil", com obras do folclore do Espírito Santo e do Brasil existentes em seus acervos especiais - a Coleção Província, e a Documentação Capixaba, presente no acervo Geral. Além disso, contará com uma programação especial e temática.
Até o dia 31 de agosto, a exposição "Folclore do Espírito Santo e do Brasil" apresentará 90 itens, reunindo obras centenárias e publicações recentes, sendo que os leitores interessados poderão a consultar a maioria dos livros expostos, e a partir de setembro levar emprestado. A curadoria é de Sérgio Blank, assessor especial da BPES. A entrada é franca.
Na terça-feira (09), acontecerá às 14h30, uma reunião da "Academia Feminina Espírito-santense de Letras". No mesmo dia, às 16 horas, haverá uma conferência com o tema "Conteúdos Temáticos em Augusto dos Anjos". O conferencista é o músico e poeta Renan Mendonça Ferreira.
As atividades continuam na quarta-feira (10). Às 19 horas haverá o "Debate-papo: um dedo de prosa entre o escritor, o crítico literário e o público leitor". O evento contará com a presença do escritor Carlos Lindenberg Filho, o Cariê, e mediação da escritora e jornalista Ana Laura Nahas.
Na quinta-feira (18), acontecerá às 19 horas o lançamento do livro "Educação matemática na formação profissional de jovens e adultos", do autor Rony. C. O. Freitas. A obra procura discutir o currículo de matemática, além de guiar as ações necessárias ao trabalho com estudantes jovens e adultos em cursos profissionalizantes.
Na data oficial do folclore, segunda-feira (22), será realizada às 17 horas, uma roda de leitura do livro de contos folclóricos "Como nasceram as estrelas - Doze lendas brasileiras", da escritora Clarice Lispector. A leitura será feita por Sérgio Blank, poeta, e assessor especial da BPES.
Para fechar as comemorações e atividades do mês do folclore, acontecerá na terça-feira (30), às 19 horas, uma mesa-redonda para discutir "Folclore e Sustentabilidade". O encontro será guiado pelo professor e doutor Luis Cláudio Moisés Ribeiro, do departamento de história da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e pelo professor Guilherme Ramalho Manhães, presidente da Comissão Espírito-Santense de Folclore.
Serviços:
Exposição: "Folclore do Espírito Santo e do Brasil"
Funcionamento - das 8 às 19 horas
Até o dia 31 de agosto
Terça-feira (09)
14h30 - Reunião da Academia Espírito-santense de Letras
16 horas - Conferência: Conteúdo Temático em Augusto dos Anjos
Conferencionista: Renan Mendonça Ferreira
Quarta-feira (10)
19 horas - Debate-papo: um dedo de prosa entre o escritor, o crítico literário e o público leitor.
Escritor: Carlos Lindenberg Filho (Cariê)
Mediador: Ana Laura Nahas
Quinta-feira (18)
19 horas - Lançamento do livro: "Educação matemática na formação profissional de jovens e adultos"
Autor: Rony C. O. Freitas
Segunda-feira (22)
17 horas - Roda de leitura do livro "Como nasceram as estrelas - Doze lendas brasileiras" de Clarice Lispector
Leitor-guia: Sérgio Blank
Terça-feira (30)
19 horas - Mesa-redonda: "Folclore e Sustentabilidade"
Professor e doutor: Luis Cláudio Moisés Ribeiro, do departamento de história da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
Professor e presidente da Comissão Espírito-Santense de Folclore: Guilherme Ramalho Manhães,
Biblioteca Pública do Espírito Santo
Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá - Vitória
Telefone - (27) 3137 9349.
E-mail - sebp@secult.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
Texto: Letticia Müller - estagiária
3636 7110 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br