16/03/2009 09h58 - Atualizado em 05/01/2017 14h22

Biblioteca Pública comemora Dia do Bibliotecário

O Dia do Bibliotecário é comemorado em todo o território nacional na quinta-feira (12), data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre. Para celebrar a data e também lembrar o Dia da Poesia, no sábado (14), a Biblioteca Pública do Espírito Santo "Levy Cúrcio da Rocha" programou atividades culturais diversificadas, relacionadas ao livro, à leitura e à biblioteca. A entrada é franca e a presença deve ser confirmada pelos telefones: 3137 9351 e 3137 9349.

Algumas dessas atividades serão desenvolvidas por meio de parceria entre Biblioteca Pública do Espírito Santo, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Secult); Secretaria de Estado da Saúde (SESA); Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB12); e Academia Feminina Espírito-santense de Letras (AFESL).

Na quinta-feira (12), o público confere a apresentação do livro "Vidas Interrompidas" feita pelo psicanalista José Nazar. A obra, organizada por Ítalo Campos e publicada pela SESA será lançada logo após a palestra.

Na sexta-feira (13), a programação começa às 14 horas com a palestra "Bibliotecário: agente de transformação". A palestrante é Meri Nadia Marques Gerlin, do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Às 16h30, serão apresentadas histórias e poemas pelo artista e arte-educador João Vitor Batista. Às 19 horas, o jornalista e escritor Arnaldo Bloch fará uma palestra. Bloch é autor do livro "Os Irmãos Karamabloch: ascensão e queda de um império Familiar".

E na quinta-feira da próxima semana (19), às 16 horas, a Biblioteca Pública e a AFESL promovem uma Roda de Leitura, coordenada pela escritora e professora Ester Abreu Vieira de Oliveira. Ela lerá os capítulos I e VI da obra Dom Quixote de La Mancha

O objetivo da ação é oportunizar a bibliotecários, educadores, profissionais liberais, estudantes e leitores em geral, além dos representantes das Bibliotecas Públicas Municipais do Espírito Santo, a participação em debates sobre temas contemporâneos relacionados ao livro e à cultura bem como à formação da subjetividade e da cidadania face às novas demandas da sociedade.

Programação Cultural

Quinta-feira (12)
9 horas - Abertura - Dayse Lemos, Secretária de Estado da Cultura; Anselmo Tozi, Secretário de Estado da Saúde; e Sony Itho, coordenadora do Centro de Atendimento Toxicológico do Espírito Santo (Toxcen)
10 horas - Palestra com o psicanalista José Nazar de apresentação do lançamento do livro "Vidas Interrompidas".
Lançamento do livro "Vidas Interrompidas" organizado por Ítalo Campos e publicado pela Secretaria de Estado da Saúde - SESA.
Realização - Secult e SESA

Sexta-feira (13)
14 horas - Palestra: "Bibliotecário: agente de transformação".
Com a Prof.ª Me. Meri Nadia Marques Gerlin, do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Realização - Secult
16h30 - Apresentação de Histórias e Poemas
Com João Vitor L. Batista (artista popular e arte-educador)
Realização - Secult
19 horas - Palestra com o jornalista e escritor Arnaldo Bloch, autor do livro "Os Irmãos Karamabloch: ascensão e queda de um império Familiar".
Realização - Conselho Regional de Biblioteconomia e Secult

Quinta-feira (19)
16 horas - Roda de Leitura: Dom Quixote de La Mancha - Capítulos I e VI.
Com a Prof.ª Dr.ª Ester Abreu Vieira de Oliveira
Realização: Secult e AFESL