10/09/2013 06h58 - Atualizado em 05/01/2017 14h28

Associação das Bandas de Congo da Serra inaugura nova sede no próximo sábado (14)

Um grande furdunço, com presença de todas as bandas de congo da Serra, vai acontecer no próximo sábado (14), a partir das 15 horas, na inauguração da nova sede da Associação das Bandas de Congo da Serra (ABC-Serra), em São Domingos. Na ocasião, haverá a abertura de uma exposição com fotografias de Edson Reis e pinturas do artista plástico Valter Francisco de Assis.

Desde sua fundação, há 27 anos, a associação teve como sede provisória a casa do Mestre Antonio Rosa. No local, sempre foram realizadas as reuniões e a manutenção dos instrumentos. O projeto para construção da nova sede foi iniciado em 2004, concretizando-se por meio de convênios com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com apoio da Prefeitura da Serra e da ArcelorMittal Tubarão.

O espaço será destinado à guarda e manutenção dos instrumentos e todos os elementos dos festejos folclóricos do município da Serra, bem como à realização de reuniões e cursos, além de exposições para receber escolas e a população de modo geral, com diversas atividades culturais. Para os integrantes das bandas de congo, representa a conquista e o reconhecimento da cultura popular como patrimônio imaterial.

História

A fim de defender as tradições populares do município, a Associação das Bandas de Congo da Serra foi criada em 9 de julho de 1986, pelo Mestre Antonio Rosa, com incentivo de Glecy Coutinho, Paulo Sarmento, Paulo Borges e outros amigos sensibilizados com sua luta.

A ABC-Serra congrega todas as bandas de congo da cidade. Juntas, garantem a continuidade da história cultural da Serra, levando o folclore do Espírito Santo para diversos municípios do Estado e também para várias regiões do Brasil.

Em seu trabalho, além da manutenção de grupos folclóricos, incentiva bandas de congo mirins nas comunidades tradicionais. São, ao todo, dez grupos adultos e nove mirins. Por seu esforço na preservação do patrimônio imaterial, recebeu em 2003 a Ordem do Mérito Cultural, entregue pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo então ministro da Cultura, Gilberto Gil.

Com dois CDs lançados, "Congo - O Canto da Alma" e "O Canto da Alma Volume 2", a ABC-Serra, em parceria com a prefeitura, realiza os festejos anuais de São Benedito, ajudando a manter vivo todo o ciclo folclórico religioso.

Serviço:

Inauguração da nova sede da Associação das Bandas de Congo da Serra
Com apresentação de bandas de congo e exposição de fotografias de Edson Reis e pinturas de Valter Francisco de Assis.
Quando: sábado (14)
Horário: a partir das 15 horas