01/04/2009 09h07 - Atualizado em
05/01/2017 14h22
Artistas residentes da Galeria Homero Massena abrem exposição "Ateliê Ocupação"


Os trabalhos da exposição foram desenvolvidos no segundo andar da galeria, desde dezembro do ano passado, pelo Grupo "HNA - Molécula Multiplicadora de Arte" formado pelos artistas Victor Monteiro, Gabriel Borém, Ludmila Cayres, Gabriel Sampaio e Thaís Apolinário. Eles tiveram orientação do artista plástico Luciano Cardoso.
O outro artista contemplado pelo Edital 010 em 2008 foi Júlio Schmidt. Ele trabalhou na galeria até novembro do ano passado e realizou a exposição ?Instalação e Circuito?.
Ateliê Ocupação
Na mostra "Ateliê Ocupação", os artistas desenvolveram experimentações em torno da pintura contemporânea. Para isso resolveram abrir as portas do ateliê para o público enquanto trabalhavam. Acabaram agregando novos artistas ao grupo, que inclusive puderam intervir nas obras. O tema inicial que era a pintura se desdobrou em outras linguagens como vídeos, desenhos, fotografias e instalações.
O espaço estará aberta para visitas de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas, até o dia 30 de abril.
Ineditismo
Inédito no Espírito Santo, o Edital ajuda artistas plásticos ainda não consagrados pela opinião pública ou crítica especializada. Os contemplados recebem mensalmente o valor de R$ 2.500,00, para o período máximo de cinco meses. O acompanhamento do trabalho é realizado por orientadores diferentes a cada mês, o que oferece visões múltiplas e enriquecimento do percurso da pesquisa.
Os selecionados utilizam o segundo andar da Galeria Homero Massena durante o horário de funcionamento. É um local adequado para produzir e divulgar seus trabalhos artísticos, com os meios e a logística necessárias às exposições. "É uma grande oportunidade para o jovem artista que não possui ateliê e condições financeiras para se dedicar integralmente à carreira. E a pintura, muito utilizada no Estado apesar do advento das novas mídias como expressão artística, requer espaço. A Galeria Homero Massena se torna ideal, pois sempre foi um ponto buscado e valorizado pelos artistas", contou Bernadete Rubim, diretora do espaço cultural vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Serviço:
"Ateliê Ocupação" - Obras de Victor Monteiro, Gabriel Borém, Ludmila Cayres, Gabriel Sampaio e Thaís Apolinário
Abertura da exposição com debate sobre a produção dos artistas
Data: terça-feira (31)
Hora: 19 horas.
Período: Até 30 de abril no segundo andar da Galeria Homero Massena
Endereço: Rua Pedro Palácios, 99, Cidade Alta, Vitória.
Visitação: segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas
Agenda de visitas guiadas: (27) 3132 8395
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
(27) 3345 9273 / (27) 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br