01/04/2009 09h07 - Atualizado em 05/01/2017 14h22

Artistas residentes da Galeria Homero Massena abrem exposição "Ateliê Ocupação"

200200 O Edital número 010, publicado em 2008, que diz respeito à concessão de bolsa de ocupação do ateliê de pintura da Galeria Homero Massena, mostra novos resultados com a abertura da exposição "Ateliê Ocupação". A abertura da mostra será na terça-feira (31), às 19 horas, também comemora os 32 anos da galeria. Na ocasião, os artistas promovem um bate-papo sobre a produção da obra.

Os trabalhos da exposição foram desenvolvidos no segundo andar da galeria, desde dezembro do ano passado, pelo Grupo "HNA - Molécula Multiplicadora de Arte" formado pelos artistas Victor Monteiro, Gabriel Borém, Ludmila Cayres, Gabriel Sampaio e Thaís Apolinário. Eles tiveram orientação do artista plástico Luciano Cardoso.

O outro artista contemplado pelo Edital 010 em 2008 foi Júlio Schmidt. Ele trabalhou na galeria até novembro do ano passado e realizou a exposição ?Instalação e Circuito?.

Ateliê Ocupação

Na mostra "Ateliê Ocupação", os artistas desenvolveram experimentações em torno da pintura contemporânea. Para isso resolveram abrir as portas do ateliê para o público enquanto trabalhavam. Acabaram agregando novos artistas ao grupo, que inclusive puderam intervir nas obras. O tema inicial que era a pintura se desdobrou em outras linguagens como vídeos, desenhos, fotografias e instalações.

O espaço estará aberta para visitas de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas, até o dia 30 de abril.

Ineditismo

Inédito no Espírito Santo, o Edital ajuda artistas plásticos ainda não consagrados pela opinião pública ou crítica especializada. Os contemplados recebem mensalmente o valor de R$ 2.500,00, para o período máximo de cinco meses. O acompanhamento do trabalho é realizado por orientadores diferentes a cada mês, o que oferece visões múltiplas e enriquecimento do percurso da pesquisa.

Os selecionados utilizam o segundo andar da Galeria Homero Massena durante o horário de funcionamento. É um local adequado para produzir e divulgar seus trabalhos artísticos, com os meios e a logística necessárias às exposições. "É uma grande oportunidade para o jovem artista que não possui ateliê e condições financeiras para se dedicar integralmente à carreira. E a pintura, muito utilizada no Estado apesar do advento das novas mídias como expressão artística, requer espaço. A Galeria Homero Massena se torna ideal, pois sempre foi um ponto buscado e valorizado pelos artistas", contou Bernadete Rubim, diretora do espaço cultural vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Serviço:
"Ateliê Ocupação" - Obras de Victor Monteiro, Gabriel Borém, Ludmila Cayres, Gabriel Sampaio e Thaís Apolinário
Abertura da exposição com debate sobre a produção dos artistas
Data: terça-feira (31)
Hora: 19 horas.
Período: Até 30 de abril no segundo andar da Galeria Homero Massena
Endereço: Rua Pedro Palácios, 99, Cidade Alta, Vitória.
Visitação: segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas
Agenda de visitas guiadas: (27) 3132 8395

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
(27) 3345 9273 / (27) 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br
 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard