06/06/2014 11h15 - Atualizado em 05/01/2017 14h53

Alunos da Grande Vitória participam de Projeto "Orquestra nos Bairros"

06/06/2014
Apresentações acontecerão nas escolas públicas da Região Metropolitana de Vitória

A Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses) dá início a uma série de apresentações nas escolas públicas da Região Metropolitana de Vitória. O programa, intitulado "Orquestra nos Bairros", começa na próxima terça-feira (10), percorrendo os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Fundão e Guarapari.

Sob a regência do maestro Leonardo David, as comunidades atendidas pelo Programa Estado Presente acompanharão um concerto didático, que estabelece uma dinâmica interativa com a plateia e funciona como uma aula descontraída sobre o funcionamento da orquestra.

As apresentações acontecem sempre às 09h30, e são abertas à comunidade e ao público em geral.

Durante a apresentação, são executadas músicas de compositores eruditos como Villa-Lobos, Vivaldi, Haydn, Mozart e Bizet, e para completar o programa, obras de Mancini e Ari Barroso. Além de comentar sobre as obras apresentadas, o maestro também explica sobre a importância de cada instrumento que faz parte da Oses e, dessa forma, desperta nos ouvintes o interesse pelo aprendizado musical.

Essa atividade é uma das ações do Projeto "Cultura Presente", braço cultural do Programa Estado Presente, que visa à diminuição da violência e da criminalidade em comunidades capixabas por meio de iniciativas integradas das
diversas secretarias de Estado. Além do "Orquestra nos Bairros", fazem parte do "Cultura Presente" ações de formação audiovisual e música desenvolvida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com outras secretarias de Estado e com a iniciativa privada.

Programação - Junho:

Dia: 10/06 - às 09h30 terça-feira
EEEFM - Agenor de Souza Lé
Município: Vila velha
Endereço: Rua Alan Kardec, s/n°, Divino do Espírito Santo - Vila Velha/ES.

Dia: 11/06 -  às 09h30 quarta-feira
EEEFM - Lyra Ribeiro
Município: Guarapari
Endereço: Rua Valtrudes Rosa, s/nº, Bairro Kubitschek - Guarapari/ES.

Dia: 13/06 - às 09h30 sexta-feira
EMEF - Adamastor Furtado
Município: Viana
Endereço: Rua Goiás s/nº, Bairro Universal - Viana/ES.

Dia: 30/06 -  às 09h30 sexta-feira
EEEFM - Francisco de Assis Pereira
Município: Viana
Endereço: Rua Resplendor s/n°, Bairro Canaã - Viana/ES.

Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo