25/02/2013 08h15 - Atualizado em 05/01/2017 15h44

Afonso Cláudio reinaugura o Centro Cultural José Ribeiro Tristão com extensa programação cultural

25/02/2013

Após uma ampla reforma, a cidade de Afonso Cláudio reabre as portas do Centro Cultural José Ribeiro Tristão com uma programação inteiramente aberta ao público de espetáculos de música, teatro, dança, exposição e debates (ver programação completa no final da matéria). Com cerca de 350 lugares, o espaço terá a maior sala de teatro no interior do Espírito Santo em capacidade de público. A entrega do espaço à população será celebrada com a presença do governador Renato Casagrande e com o concerto da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo e nesta sexta-feira (1º), às 19 horas.

O secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Maurício José da Silva, explica que o imóvel passou por requalificações externas e internas que proporcionam condições técnicas apropriadas para receber até turnês interestaduais e possibilitam o seu pleno funcionamento. "Antes da reforma, o espaço possuía limitações que comprometiam o seu pleno funcionamento. A acessibilidade para as pessoas com de  ficiência, uma melhor visibilidade do palco por meio da inserção de degraus na plateia, a implantação de equipamentos de cenotécnica e a melhoria na acústica do palco são as principais mudanças realizadas pela reforma", detalha o secretário.

Para o prefeito Municipal de Afonso Cláudio, Wilson Berger Costa, com a reinauguração, o município e região passam a contar com um espaço adequado e bem estruturado capaz de suprir as necessidades dos artistas e produtores culturais locais. "Nossos grupos ganham novo incentivo e motivação, fortalecemos e fomentamos a cultura de Afonso Cláudio. A programação do espaço passará a ser um atrativo para turistas que visitarem o município e região, além abrirmos as postas para intercâmbios com grupos da região das montanhas capixabas e de todo o Estado", completa o prefeito.

Importante palco para espetáculos cênicos e musicais, o Centro Cultural José Ribeiro Tristão manterá conservadas as suas características arquitetônicas e terá a sua utilização potencializada, desde o hall de entrada até o camarim. Localizada sobre uma colina na cidade de Afonso Cláudio, a edificação onde funciona o espaço cultural foi construída pela família Tristão na década de 1980. Sua fachada é uma réplica das "Casas Tristão", onde também funcionou, desde 1935, o Supermercado Misael. Após ser doado ao município juntamente com o Parque Florestal em sua vizinhança, o local tornou-se um ponto de encontro social e cultural.

O projeto da reforma integra as atividades do Programa de Preservação e Revitalização do Patrimônio Cultural desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult). A execução da obra foi feita por meio de um convênio estabelecido entre a Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio com a Secult. A gestão do espaço é de competência do poder municipal.

Programação de reinauguração do Centro Cultural José Ribeiro Tristão (todas as atividades têm entrada franca):

Sexta-feira (1º/03)

Orquestra Filarmônica do Espírito Santo com participação do solista Daniel Guedes (violinho) - 19 horas

Sábado (02/03)

"Show CapixabicES" de Gardênia Marques (Circulação Cultural da Secult) - 19 horas

Domingo (03/03)

Peça "Sono e Sonhos" do Grupo de Teatro Rerigtiba (Circulação Cultural Secult) - 19 horas

Segunda-feira (04/03)

"Show Autorretrato" Denise Dalmacchio  (Circulação Cultural Secult) - 19 horas

Terça-feira (05/03)

Fernando Duarte Trio - (Circulação Cultural Secult) - 19 horas

Quarta-feira (06/03)