07/05/2012 08h11 - Atualizado em 05/01/2017 14h28

Adolescentes do Iases assistem a espetáculo de dança no Theatro Carlos Gomes

Mais oito adolescentes do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) participaram do projeto Quartas no Theatro Carlos Gomes e assistiram ao espetáculo de dança "Lá se vai", apresentado pelo grupo Homem Cia de Dança. Na semana passada, um grupo de 14 adolescentes assistiu às apresentações das cantoras Denise Dalmachio e Dorkas Nunes.

Participaram do espetáculo nesta quarta-feira (02), cinco adolescentes da Unidade de Internação Regional Sul, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, e outros três da Unidade de Internação Metropolitana, localizada em Vila Velha. Servidores das unidades e da gerência pedagógica do Iases também assistiram à apresentação de dança contemporânea.

"Nesta apresentação, os jovens tiveram contato com um tipo de dança que não está no seu cotidiano. Esse contato com novas expressões artísticas enriquece o repertório e amplia o olhar sobre a cultura, além de apresentar novas e múltiplas possibilidades de movimentação corporal", disse a pedagoga Maria Helizabeth Castro, que atua na gerência pedagógica e acompanhou a apresentação.

Para os socioeducandos, a visita ao Theatro Carlos Gomes promoveu momentos de estímulo, lazer e cultura. "A visita foi importante, pois saímos do foco da internação, dando oportunidade para aprender coisas novas, e a valorizar mais a nossa vida", disse um socioeducando da Unidade de Internação Regional Sul.

"Dentro da Unidade, achamos que o mundo lá fora está parado, mas através desta saída, podemos ter a certeza que o mundo não mudou, nós é que temos a certeza que mudamos, e estamos nos preparando para voltar a enfrentar este mundo lá fora. A peça ?Lá se Vai? serviu para refletirmos sobre a vida e despertou muita alegria", disse outro socioeducando.

A participação dos adolescentes e servidores do Iases neste projeto foi viabilizada por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). De acordo com o gerente pedagógico do Iases, Rudge Vigato da Silva, está garantida a participação de adolescentes e servidores em toda a programação do mês de maio.

Durante o projeto, os adolescentes e servidores do Iases vão ter a oportunidade de assistir a espetáculos que visam promover a valorização dos artistas e a diversidade da cultura capixaba.

Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol