24/04/2009 14h32 - Atualizado em 05/01/2017 15h05

Abertura da exposição de Andy Warhol é sucesso de público

Nem a noite chuvosa afastou o público, que lotou a abertura da exposição "Andy Warhol - Arte e Práticas para o Dia a Dia". Mais de 500 pessoas passaram pelo Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes), em Vitória, na noite desta quinta-feira (02).  A maior parte dos visitantes era jovem, o que prova que a obra de Warhol (1928- 1987) vem se renovando com o passar do tempo. A mostra continua até 02 de julho.

A mostra reproduz o clima do ateliê do artista, um dos cenários mais importantes da arte no século XX. Inclui serigrafias, filmes, instalações, papéis de parede, fotografias e arquivos audiovisuais. A interatividade é marcante. "A ideia é quebrar o conceito que o museu serve apenas como espaço de contemplação. É muito mais que isso. O museu é um espaço vivo que cria oportunidade de interação e reflexão", disse Dayse Lemos, secretária de Estado da Cultura.

Os convidados são convidados a manipular uma máquina de serigrafia, e a figura utilizada como modelo é bem capixaba - um caranguejo. Também foi instalada uma máquina de xerox, onde os visitantes podem registrar objetos pessoais dos bolsos e criar sua própria obra de arte, bem ao estilo Warhol. Em uma das salas, é possível fazer um teste de tela - onde a imagem da pessoa é capturada em vídeo por cerca de três minutos.

Na sala "Nuvens Prateadas", no térreo do museu, o visitante contempla uma instalação com balões de hélio. Lá foram instalados telões que exibem, incessantemente, os vídeos "Kiss", de 1963; e "Velvet Underground and Nico", de 1966, que mostra a banda de rock experimental que Warhol apadrinhou.

Vitória tem o privilégio de abrir a primeira exposição nesse formato. Além do teor interativo, os visitantes também podem contemplar algumas polaroides de Warhol, misturados a autorretratos e fotografias de drag queens.


Andy Warhol

Cineasta, fotógrafo, pintor, ilustrador comercial, produtor musical, escritor e até modelo - o artista norte-americano Andy Warhol (1928-1987) era radical em sua abordagem da arte. É considerado o mais pop artista plástico de todos os tempos. Ao falar o seu nome, imediatamente as imagens de Marilyn Monroe, Sopa Campbell´s e uma celebridade de peruca branca vêm à mente.

Warhol mudou o conceito de arte e transformou os objetos e processos do dia a dia em obras de arte e práticas artísticas. Chegou ao cenário da arte na década de 1960, em plena revolução do movimento Pop Art. No entanto, seu legado mais significativo foi seu processo criativo, mais que os objetos icônicos por ele produzidos. Warhol usou suas obras e práticas artísticas como estrutura para vivenciar, registrar, organizar e reproduzir o mundo ao seu redor.

Serviço:
"Andy Warhol - Arte e Práticas para o dia a dia", exposição no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes)
Período - até 02 de julho
Visitação - terça a sexta-feira - 10 às 18 horas
                   Sábados, domingos e feriados - 12 ás 18 horas
Endereço - Av. Jerônimo Monteiro, 631, Centro, Vitória - Espírito Santo
Telefone - (27) 3132 8393
Entrada franca

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3345 9273 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard