01/07/2015 14h35 - Atualizado em 05/01/2017 15h16

Aberta a exposição ‘Corpo Humano – Da Célula ao Homem’ no Palácio Anchieta

O Espaço Cultural do Palácio do Governo abriu suas portas nesta terça-feira (30) para a exposição "Corpo Humano - Da Célula ao Homem". Uma mostra rica por seu acervo, inédita e importante, tanto para a cultura quanto para a educação.

O curador da mostra, o professor doutorAthelson Bittencourt falou sobre o sonho realizado de montar esse acervo num local apropriado e abri-lo ao público. Já o secretário de Estado da Cultura, João Gualberto Vasconcellos, ressaltou aimportância de valorizar o trabalho e o conhecimento dos profissionais capixabas como foi feito neste projeto. “Queremos encher esse espaço de estudantes e jovens para que eles possam conhecer a máquina perfeita que é o corpo humano. O aprendizado cultural é essencial na vida de qualquer ser humano", declarou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

A abertura da exposição contou, também, com a presença do reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Reinaldo Centoducatte e de alunos da rede estadual de ensino.

A mostra

A exposição “Corpo Humano – Da Célula ao Homem" fica em cartaz até o dia 30 de agosto.  Com um patrimônio cultural e científico valioso, o acervo da mostra conta com cerca de 280 peças, entre ossos, espécimes naturais mumificadas, plastinadas ou fixadas em formol, réplicas realísticas de fósseis de hominídeos e animais pré-históricos, e modelos anatômicos didáticos de órgãos e sistemas. A peça mais curiosa, que promete ser a mais procurada, é o corpo humano dissecado, vertical, fixado em formol.

Visitantes farão uma fantástica viagem pela história da evolução humana, partindo de 500 milhões de anos atrás, quando surgem os primeiros vertebrados, até os tempos atuais. Modelos didáticos 3D e microscópios mostrarão com precisão o universo microscópico de nosso corpo. A mostra abordaos aspectos anatômico-funcionais do corpo humano, incluindo desde suas estruturas elementares até as mais complexas, como o DNA, células e tecidos, órgãos e sistemas, desenvolvimento embrionário e fetal, evolução humana, anatomia comparada de vertebrados.  

A mostra fica em fica em cartaz no Espaço Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, até o dia 30 de agosto e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas e aos sábados e domingos, das9 às 16 horas. Grupos podem agendar visita pelos telefones (27) 3636-1032 ou 3636-1035.

Serviço:
Exposição "Corpo Humano - Da Célula ao Homem"
Local: Espaço Cultural Palácio Anchieta
Data: Até 30 de agosto (de terça a sexta, das 9 às 17h / sábados, domingos e feriados, das 9 às 16h)

Agendamento de grupos: (27) 3636 1032 e 3636 1035

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard