29/08/2013 09h11 - Atualizado em 05/01/2017 15h47

"A Estética do Futebol e outras Imagens" aproxima alunos da arte

Instigar o interesse de alunos pela arte é um importante elemento de transformação social. Com essa proposta, a
exposição "A Estética do Futebol e outras imagens", em cartaz no Museu de Artes do Espírito Santo (MAES) há um mês, recebe diariamente diversos grupos de estudantes que não perdem um detalhe sequer de todas as instalações presentes no Museu. Nesta quinta-feira (29) foi a vez dos alunos do Ensino Fundamental da Escola Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu visitarem as obras expostas.

As 42 serigrafias do carioca Gershman, artista cuja trajetória ganhou repercussão internacional, estão reunidas sob o título "A Estética do Futebol", com explosão de cores e movimento em situações pertinentes a este universo esportivo e antropológico. Já Maruzza e Elisa têm reapresentadas instalações que tratam de maneira lúdica a relação do expectador com o universo estético dos gramados e da bola.

Encantado com a instalação denominada "Olé" de Maruzza Valdetaro, o estudante André Santos Francisco (foto ao lado) visitou pela primeira vez o museu e garante que voltará outras vezes. "Fiquei sabendo por um amigo da exposição, e quando soube que o tema era futebol, fiquei muito feliz, pois o tema me interessa muito".

A professora de Artes Plásticas do Colégio Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu Marignêz Guimarães acompanhou os alunos durante toda a visita e garantiu que a exposição será muito importante para as aulas. "Pretendo abordar em sala de aula as técnicas utilizadas nas obras expostas e propor debates".

Sobre a exposição

A exposição principal, realizada em parceria com o Sesc traz obras de Rubens Gerchman com o tema "A Estética do Futebol e Outras Imagens. Ao todo são 42 serigrafias do carioca falecido em 2008 e consagrado mundialmente, além de mais duas instalações que dialogam com o tema das artistas capixabas Maruzza Valdetero e Elisa Queiroz, falecida em 2011.

A outra exposição é "A Cor de Dionísio", do artista Dionísio Del Santo, que dá nome ao MAES. São 12 gravuras onde o uso da cor, marca fundamental na obra do artista, é explorado. E para completar, uma exposição bibliográfica sobre artes visuais do acervo do MAES com o nome "O Diverso do Acervo" levará ao público novas aquisições e obras relacionadas às mostras apresentadas.

Outra novidade é a exposição "O Diverso do Acervo", uma mostra de livros, catálogos e periódicos relacionados às artes visuais. A partir de sexta-feira (02/08), o acervo bibliográfico estará disponível para consultas do público, que será orientado por um bibliotecário de plantão de terça a sexta, de 9h às 13h e de 14h às 18h.
O MAES passa a ser aberto ao público de terça a sexta-feira, de 9 às 18 horas, e sábados, domingos e feriados (exceto Natal e Carnaval), de 10 às 17 horas.

Serviço:
Exposição "Estética do Futebol e outras imagens"
Local: Museu de Artes do Espírito Santo, Vitória - ES
Terça a sexta-feira: de 09 às 18 horas
Sábados, domingos e feriados: de 10 às 17 horas.
Contato: 3132-8392

Informações à imprensa: