27/04/2011 12h05 - Atualizado em
05/01/2017 15h42
A artista multimídia Raquel Garbelotti discute 'cinema de artista' no Maes
Neste sábado (30), será realizado no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes), no Centro de Vitória, o segundo encontro "Maes na Tela", uma iniciativa que envolve a exposição em cartaz "Edital 11" com o audiovisual. A artista multimídia Raquel Garbelotti é a curadora convidada, responsável por disparar a discussão do cinema com a arte. O debate acontece a partir das 15h30, no auditório do espaço.
O encontro tem entrada franca. Os interessados devem estar no espaço com 30 minutos de antecedência para realizar a inscrição. Serão disponibilizadas 40 vagas.
Raquel Garbelotti levantará questões inerentes ao "cinema de artista", alcunha de Jean-Christophe Royoux, crítico de arte francês, para trabalhos em vídeo-instalação, do final dos anos 1990, em que haveria a inversão das questões da lógica espacial para a temporal.
E a paulista Raquel tem currículo para abordar o assunto. Ela realizou diversos projetos em artes visuais, com destaque para a vídeo-instalação "Boa Vista", na 25ª Bienal de São Paulo em 2001; além de vídeos exibidos na exposição coletiva "translations/traduções", na WARC Gallery, em Toronto - Canadá, em 2008; e na Galeria Casa Triângulo, de São Paulo, em 2006.
Docente da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), leciona disciplinas para os cursos de Artes Visuais e Arquitetura desde 2004. Na instituição realizou um trabalho, entre 2005 e 2007 sobre "community based art", relacionando a pesquisa às questões do vídeo. Como doutoranda da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA/USP), faz pesquisa relacionada aos problemas da ?vídeo-instalação? e ?cinema de exposições?.
Edital 11
A exposição "Edital 11" ficará em cartaz no Maes até o dia 08 de maio. A mostra é resultado da produção dos cinco artistas plásticos capixabas: Fátima Nader, Ignez Capovilla, Júlio Tigre, Tom Boechat e Victor Monteiro, vencedores do prêmio "Bolsa Ateliê em Artes Visuais", versão 2010.
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura, concedeu esse prêmio que tem o propósito de incentivar a produção artística do Espírito Santo, qualificar os artistas selecionados, e o aperfeiçoamento do seu trabalho mediante o acompanhamento e supervisão de um orientador.
Serviço:
Exposição "Edital 11"
Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES)
Endereço: Av. Jerônimo da Monteiro, 631, Centro - Vitória ES
Período: até 08 de maio
Visitação: terça a sexta-feira - das 10 às 18 horas
sábados, domingos e feriados - das 12 às 18 horas
Visitas mediadas pelo blog museudeartes.wordpress.com
Programa de Arte-Educação
40 vagas - Auditório do Maes
Os interessados deverão comparecer com 30 minutos de antecedência.
Atividades gratuitas
Maes na Tela
O "Maes na Tela" pretende utilizar o audiovisual como elemento disparador para o encontro e para a discussão do cinema com a arte.
- Data: sábado (30)
Tema: Cinema de artista
Curadora convidado: Raquel Garbelotti
Horário: A partir das 15h30
Ciclo de Palestras
O "Ciclo de Palestras" pretende, a partir da difusão das atribuições do curador e do artista na atualidade, proporcionar reflexão sobre a atuação desses dois agentes na arte.
- Data: 04 de maio
3º encontro - palestra com Ricardo Basbaum que argumentará sobre a dicotomia na atuação do par curadorista e artista-curador.
Horário: 19h30 às 21h30
Maes para todos
Objetiva um atendimento diferenciado para grupos escolares, melhor idade, turistas, projetos sociais e grupos de visitantes espontâneos a partir da criação de roteiros aplicados durante as visitas mediadas.
Agendamentos pelo site:
www.museudeartes.wordpress.com
Público-alvo: visitantes do Maes
Mediadores: estagiários do Maes