11/06/2014 11h27 - Atualizado em 05/01/2017 14h53

8ª Edição do Fenaviola em Itapina tem parceria da Secult

 
O tradicional Festival Nacional da Viola (Fenaviola), que acontece anualmente em Itapina, no município de Colatina, se prepara para sua oitava edição, entre os dias 19 a 21 de junho. Com um público de cerca de 20 mil pessoas, a festa conta com atrações musicais locais e nacionais e é promovida pela Prefeitura de Colatina e parceria da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

O festival tem o objetivo de promover o intercâmbio cultural e musical colatinense e difundir a viola caipira e a músicas regional e de raiz brasileira. 

Entre as atrações do "8º Fenaviola" estão a Banda colatinense Show da Viola, que se apresenta na abertura da festa, na quinta-feira (19); o músico Pereira da Viola, na sexta-feira (20) e Renato Teixeira, no sábado (21). Serão apresentadas 24 músicas, com premiações de melhor canção, melhor violeiro e a melhor apresentação escolhida pelo público.

A programação também fica por conta das barracas de comidas típicas e dos encontros dos itapinenses presentes e ausentes e amigos, que aproveitam a ocasião para uma confraternização, que viram a noite com serenatas pelas calçadas. Os visitantes também podem passear de balsa no Rio Doce e experimentar as comidas e bebidas locais. A hospedagem acontece nas pousadas e chácaras residenciais.

Itapina 

Itapina fica a 30 quilômetros do centro de Colatina e nasceu à margem da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). O nome é de origem indígena e quer dizer "Pedra lisa". No passado, era conhecida como "Pérola do Rio Doce" e teve expressiva economia com a cultura cafeeira e o garimpo de pedras preciosas. Além de brasileiros, o povoamento se deu por portugueses, italianos e alemães, que se reflete no seu conjunto arquitetônico com edificações de estilo rococó. 

Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim/ Erika Piskac/ Márcia Almeida
Tel.: (27)3636-7111/ 9808 7701/ 9902-1627
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao.secult.es@gmail.com
www.secult.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard