03/02/2010 12h43 - Atualizado em 05/01/2017 15h29

40 projetos culturais capixabas serão reconhecidos como Núcleos de Criação do RCJ

Muitos jovens desenvolvem atividades relacionadas ao setor de arte e cultura. Organizados em coletivos, eles realizam shows, promovem debates e expõem trabalhos. Mas essas realizações são colocadas em prática tendo como norteadores  apenas a intuição, a criatividade e o ímpeto - características marcantes da juventude. Para potencializar essas iniciativas, o Programa Rede Cultura Jovem (PRCJ) selecionará 40 projetos de grupos e coletivos de jovens artistas e produtores culturais capixabas. Essas iniciativas serão reconhecidas como Núcleos de Criação e receberão aporte financeiro e apoio técnico durante um período de cinco meses.

Em cada Núcleo será investido um valor total de R$ 5 mil. Esses recursos deverão ser gastos na execução das atividades previstas na proposta selecionada. Com essa ação o PRCJ, além de identificar, quer valorizar e a dar visibilidade às atividades artístico-culturais da juventude capixaba. A inscrição de projetos para os Núcleos deverá ser feita até o dia 12 de março de 2010, conforme regulamento disponível no Portal Yah! (www.portalyah.com.br).
 
A gerente do PRCJ, Vânia Tardin de Castro, explica que os Núcleos de Criação são uma iniciativa pioneira no Estado com foco na juventude. "Apostamos no protagonismo, na criatividade e na capacidade realizadora dos jovens artistas. O exercício do trabalho coletivo, utilizando as diferentes linguagens artísticas, amplia os horizontes de simbolização e manifestação desse público, além de possibilitarem o amadurecimento artístico e profissional desses jovens criadores", completa.

 
Orientação para a formatação de projetos

Antes mesmo da seleção dos projetos, os jovens interessados em constituir Núcleos de Criação receberão orientação para a elaboração adequada das suas propostas. Para isso, é preciso entrar em contato com a equipe do PRCJ a fim de participar de oficinas para elaboração de projetos.
 
Para a seleção dos projetos, serão levados em consideração os seguintes critérios: o tempo de existência dos grupos; o número de pessoas envolvidas e a abrangência de cada Núcleo; e a visibilidade, a relevância e a sustentabilidade da proposta.
 
Ao final dos cinco meses de aporte financeiro e apoio técnico, as produções realizadas por esses coletivos selecionados serão apresentadas à população por meio das demais ações do PRCJ. O monitoramento dos Núcleos será feito durante as visitas da equipe do Programa e por meio de relatórios postados no Portal Yah! (www.portalyah.com.br).
 
O Programa Rede Cultura Jovem é uma iniciativa da  Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo em parceria com o Instituto Sincades e com a ONG Universidade para Todos. O objetivo do PRCJ é constituir uma rede formada por jovens que acessam e/ou produzem e por outros agentes culturais juvenis capixabas de modo a ampliar e valorizar as diferentes linguagens artísticas como meio de expressão das juventudes.
 
No Portal Yah! estão disponíveis outras informações e o regulamento completo para participação dos Núcleos de Criação.
 
Programa Rede Cultura Jovem
Tel: 27-3026- 2507
E-mail: acaocultural@redeculturajovem.com.br
Site: www.portalyah.com.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard