16/05/2012 12h51 - Atualizado em 05/01/2017 14h28

4ª Bienal Rubem Braga é aberta em Cachoeiro

Daniel Braga, neto do cronista cachoeirense, participou da solenidade e emocionou o público ao ler uma crônica do avô

Fruto de uma parceria entre Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult), a 4ª Bienal Rubem Braga foi aberta na noite desta terça-feira (15), em solenidade que contou com a presença de autoridades, escritores, agentes culturais, parentes do cronista e parceiros do evento que ocupa a praça Jerônimo Monteiro, no centro de Cachoeiro. Mais de 400 pessoas estiveram no auditório Marco Antônio de Carvalho, local da abertura.

Participando do encontro de prefeitos em Brasília, o prefeito Carlos Casteglione, via videoconferência, fez a fala de abertura da cerimônia, que foi marcada pela emoção. "Não poderia deixar de participar, mesmo de longe, dessa grande festa das letras, que mobiliza toda a cidade, principalmente as comunidades escolares".

O ator Daniel Braga, único neto de Rubem, fez agradecimentos aos organizadores da feira literária, relembrou momentos do convívio com o avô e brindou o público com a leitura da crônica "Flor de Maio", de autoria do cronista. "A família fica muito feliz e honrada com o evento", disse.

Em seguida, a secretária municipal de Cultura, Cristiane Paris, destacou o potencial do evento para promover a leitura e fez uma homenagem ao escritor Moacyr Scliar, participante da edição de 2010 da Bienal que faleceu em 2011. Ela fez a leitura de um texto da escritora Marina Colasanti dedicado ao literato gaúcho.

O secretário de Estado da Cultura, Paulo Viçosi, elogiou a escolha do local da feira literária. "Na praça central da cidade, a Bienal e o livro se aproximam do povo. É uma grande conquista desse evento que é tão importante para democratizar a leitura e o conhecimento", ressaltou.

Também tiveram a palavra durante a cerimônia o representante do Ministério da Cultura, Marcelo Veloso, o vice-prefeito de Cachoeiro, Braz Barros, a primeira-dama municipal Auxiliadora Casteglione e o representante da Câmara Municipal, vereador David Lóss. Outras autoridades presentes foram o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho, e o subsecretário de Estado da Cultura, Erlon Paschoal.

A 4ª Bienal Rubem Braga é uma realização da Prefeitura de Cachoeiro, em parceria com o Governo do Estado. A feira literária vai até domingo (20), com mais de 130 atividades gratuitas, como debates sobre literatura, oficinas, palestras, mostra de filmes, shows nacionais, além de feira de livros. A promogramação completa pode ser conferida no site www.bienalrubembraga.com.br.