07/12/2011 09h16 - Atualizado em 05/01/2017 14h25

22ª Noite da Beleza Negra traz Neguinho da Beija-flor no próximo sábado (10)

Com a finalidade de elevar a auto-estima, valorizar a cultura e conscientizar o povo negro capixaba será realizado a 22ª Noite da Beleza Negra. Diversas atividades estão reservadas para o evento que acontece no próximo sábado (10), na quadra da Escola de Samba Unidos da Glória (MUG), em Vila Velha. O projeto é uma iniciativa do Fórum Estadual de Entidades Negras (Fenegra) em parceria com o Governo do Estado e Instituto Sincades.

Adolescentes e adultos concorrerão ao desfile da beleza negra e os primeiros colocados de cada categoria serão premiados com computadores, tablets e máquinas fotográficas.

A grande atração da noite ficará por conta do Neguinho da Beija-flor e grupos culturais afro do Estado como Negritude Ativa - Hip Hop, e Cia Cumby, irão se apresentar durante o evento.

O Projeto

O projeto foi criado em 1991, com o objetivo de ampliar as atividades de conscientização, valorização e promoção do povo negro capixaba no ES, por meio de cursos, palestras, oficinas, produções e comercializações de produtos afro, além de produções e comercializações literárias, artes, revistas, desfiles de beleza e apresentações culturais em todas as regiões do Estado.

A Beleza Negra a partir de meados dos anos 2000 passou a desenvolver atividades em regiões do Estado culminando com uma grande atividade final na capital, denominado de Noite da Beleza Negra, com apresentações de artistas internacionais e promoções de concursos de redação com temas de racismo e consciência negra às pessoas participantes dos desafios.

Em 2005 as atividades passaram a ter uma projeção maior, com a introdução de escolas públicas, municipais e estaduais, como também com o incentivo a formação de empreendedores negros por meio das organizações do projeto.

O objetivo maior tornou-se denunciar e combater o racismo no seio escolar e na sociedade capixaba, como também conscientizar as crianças, adolescentes, jovens e adultos negros de sua importância para a construção e formação do povo brasileiro.

Para 2012 o objetivo é introduzir, cada vez mais, ações de beleza negra nas áreas culturais, educacionais, econômicas e sociais para inclusão e promoção do povo negro capixaba.

Data: 10 de dezembro

Local: Quadra da MUG - Vila Velha