02/07/2013 06h54 - Atualizado em 05/01/2017 14h28

19º Vitória Cine Vídeo Itinerante vai percorrer o interior do Estado em julho com exibições gratuitas de filmes

 02/07/2013

A Rota Inverno do Festival de Vitória começa nesta quinta, dia 4 de julho, pela cidade de Cachoeiro
 
O Festival oficial de cinema de Vitória se prepara para, pelo segundo ano, pegar a estrada e levar a mostra gratuita de cinema ao ar livre para 10 cidades diferentes do Estado durante todo o mês de julho.
 
O festival chega agitando o interior do Espírito Santo de norte a sul com a sua versão Itinerante, levando às cidades neste inverno um programa de 07 curtas-metragens, de ficção e animação, totalizando 1 hora de exibição com filmes para agradar a todas as idades e diferentes gostos.
 
Prepare já a pipoca e corra para a praça, rua ou sítio histórico que o caminhão do Itinerante está confirmado para passar pelas cidades de Cachoeiro, Muqui e Castelo no sul do Estado; seguindo outra semana em direção ao norte para São Mateus, Pedro Canário, Boa Esperança e Nova Venécia e encerrando em Venda Nova do Imigrante e Vila Velha, no bairro Barra do Jucu. (ver datas no calendário abaixo).

Por onde o Itinerante passa, sempre chama bastante atenção de moradores e turistas, afinal, em muitos lugares sequer existe sala de cinema. Um ponto estratégico do local é escolhido para estacionar o caminhão que traz o cinema sobre rodas, e uma sala de projeção ao ar livre é montada com conforto para a exibição gratuita de sete filmes do cinema brasileiro por noite, para toda a família, reunindo um público de cerca de 700 pessoas por noite.
 
De acordo com a diretora do festival, Lucia Caus, o objetivo do Festival Itinerante é ir onde o capixaba está, para levar, durante todo o ano, cultura e entretenimento de graça. "Nossa intenção é democratizar o acesso ao cinema e levar para todo o Estado um pouquinho do que acontece no Festival em Vitória. A seleção que fazemos dos filmes deve agradar a todos os públicos, de diferentes idades. São filmes que divertem e emocionam, mostrando a magia que é o cinema nacional", afirma.
 
Programação

A mostra traz uma seleção de sete filmes nacionais em curta-metragem produzidos de norte a sul do país, entre animações e ficções, mostrando para moradores e turistas um pouquinho da diversidade brasileira. Os filmes são apresentados em sequência, totalizando uma hora de exibição.
 
Todos os filmes estiveram na programação da 19ª edição do Festival de Vitória -Vitória Cine Vídeo, sendo muitos deles premiados. A animação Linear, de Amir Admoni, ganhou o troféu Marlin Azul na categoria melhor animação e o filme #vainabola, realizado pela TV Quase, levou o troféu do júri popular no Concurso de Mídias Alternativas, concurso que estreou em 2012 no festival. Já o filme "Morte", de José Roberto Torero, faz parte da releitura dos melhores filmes do festival de Vitória. Ele foi exibido na 9ª edição, em 2002, quando o ator Paulo José levou o troféu Marlin Azul de Melhor Ator da Mostra Competitiva Nacional de Curtas-metragens.
 
O Festival de Vitória - 19º Vitória Cine Vídeo Itinerante é realizado pela Galpão Produções e pelo Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA). O 19° Festival de Vitória Itinerante é uma parceria do Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal de Vitória, Instituto Sincades e Governo do Estado do Espírito Santo, com patrocínio da Petrobras, Rede Gazeta e apoio do Shopping Vitória, Instituto Geração, Sinalização Comunicação Visual e Sebrae.
 
 
Rota do Festival de Vitória - 19º Vitória Cine Vídeo Itinerante

04/07 (quinta-feira)
Local: Cachoeiro

5/07 (sexta-feira)
Local: Muqui

06/07 (sábado)
Local: Castelo

07/07 (quinta-feira)
Local: Itapemirim
  
11/07 (quinta-feira)
Local: São Mateus

12/07 (sexta-feira)
Pedro Canário

13/07 (sábado)
Local: Boa Esperança

14/07 (domingo)
Local: Nova Venécia
 
20/07 (sábado)
Local: Venda Nova do Imigrante

21/07 (domingo)
Local: Vila Velha (Barra do Jucu)

Filmes Selecionados

Flor e a tempestade, de Gabriel S. S. Nocera
ES, animação
Sinopse: Em uma pequena casa isolada do resto do mundo, um velho homem se afasta do convívio com as pessoas. Magoado por suas lembranças de um triste passado, este senhor, Adolfo, passa seus últimos dias arrependido por não ter visto seu filho crescer. Porém em meio a este cenário melancólico, algo inusitado acontece. Apenas uma simples flor e a força de uma grande tempestade irão mudar seus últimos momentos de passagem nesta vida.
 
Realejo, de Marcus Vinícius Vasconsellos
SP, animação
Sinopse: A cada lua cheia, um realejo mágico decide o futuro de todos os habitantes de um misterioso planeta. Um desses seres, cansado desta rotina opressora, fará o impossível para mudar sua realidade.
 
Zimbú, de Marcos Strassburger Souza
SP, animação
Sinopse: Uma bola de futebol aparece em uma tribo africana isolada do mundo. Ela chega até os pés de um guerreiro africano, que descobre a magia do futebol.
 
Linear, de Amir Admoni
SP, animação 
Sinopse: A linha é um ponto que saiu caminhando.
  
#Vai na bola, de TV Quase
ES, ficção
Sinopse: Quando você luta pelos seus objetivos, o Brasil joga junto com você. Vai na bola! Institucional do Banco Velho Cagado para a Copa do Mundo no Brasil, com a participação do craque Rodrigson Alexsanderson.
 
Morte, de José Roberto Torero
SP, Ficção: Comédia/Drama 
No elenco: Paulo José e Laura Cardoso.
Casal prepara-se para a "grande viagem" não esquecendo as flores, a música, a bagagem: tudo nos mínimos detalhes. 

Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Caê Guimarães/ Paula Norbim/Paulo Gois
Tel.: (27)3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302 
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br /
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard