30/11/2009 08h56 - Atualizado em 05/01/2017 15h29

16º Vitória Cine Vídeo começa segunda-feira (30)

O 16º Vitória Cine Vídeo será aberto nesta segunda-feira (30), às 19h30, na Tenda da Praça do Papa, na Enseada do Suá, com a apresentação do saxofonista Leo Gandelman e participação da atriz Daniela Escobar. O festival prosseguirá até sábado (05), com atividades em vários espaços da Grande Vitória e sessões gratuitas durante toda a programação. O festival é uma realização do Instituto Marlin Azul e da Galpão Produções, e tem patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult).

Ao todo, 115 produções, entre as obras da mostra competitiva e as fora de competição, serão exibidas na programação. A previsão é reunir um público de 35 mil pessoas durante a semana do festival. O evento tem por objetivos incentivar a produção audiovisual de vídeos e de filmes de curta e média-metragem, democratizar os espaços de exibição e estimular novos olhares através do cinema.

O 16º Vitória Cine Vídeo também tem o patrocínio da EDP Escelsa, da Eletrobrás, da Petrobras e da Rede Gazeta através da Lei Rouanet, da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), e da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.
 
Mostra Competitiva
A 13ª Mostra Competitiva exibirá 87 obras audiovisuais divididas em 27 filmes, 47 vídeos e 13 animações, provenientes das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Sul. O festival apresentará trabalhos vindos de 12 estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba, Santa Catarina e Paraná.

O público poderá conferir na mostra 14 obras capixabas (três filmes, 10 vídeos e uma animação) dentre os 117 trabalhos inscritos do Espírito Santo. Ao todo, o festival recebeu 760 inscrições.

Os curtas e médias-metragens em competição serão apresentados às 19h30 na Tenda do Festival, na Praça do Papa. Já os vídeos da mostra competitiva poderão ser assistidos no Cine Metrópolis, no campus da Universidade Federal do Espírito Santo, às 12 horas. As exibições das mostras competitivas acontecerão de segunda (30) a sexta-feira (04). A premiação será realizada na noite de sábado (05).

Os trabalhos selecionados concorrem a prêmios em dinheiro e ao Troféu Marlin Azul em diferentes categorias. Dezenove premiações estão previstas no regulamento: Melhor Filme Ficção, Melhor Filme Documentário, Melhor Filme de Animação, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora, Melhor Montagem, Melhor Direção de Arte, Melhor Produção, Melhor Atriz, Melhor Ator, Prêmio do Júri Popular Filme, Prêmio do Júri Popular Vídeo, Melhor Vídeo Ficção, Melhor Vídeo Documentário, Melhor Videoclipe, Melhor Videoarte e Prêmio Pesquisa de Linguagem.
 
Longas Inéditos
Este ano, o evento apresentará às 21h30, na Tenda do Festival, os longas-metragens inéditos em Vitória "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo", de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, na segunda-feira (30); "Corumbiara", de Vicent Carelli, na terça-feira (01); "Natimorto", de Paulo Machline, na quarta-feira (02); "Vida de Balconista", de Cavi Borges e Pedro Monteiro, na quinta-feira (03); e "Dzi Croquettes", de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, na sexta-feira (04).

No Cinema na Praia, a atração é o documentário "Alô, Alô, Terezinha", de Nelson Hoineff, que pesquisou a biografia de um dos maiores fenômenos da televisão brasileira, o Chacrinha. A exibição acontecerá na sexta-feira às 20 horas, na Curva da Jurema.
 
Homenageada
Eva Wilma é a homenageada do 16º Vitória Cine Vídeo. Com 75 anos de idade, a atriz tem 56 anos de carreira e atuou em mais de 20 filmes, 30 peças de teatro e 30 novelas, além de seriados e programas de televisão. Recebeu prêmios como melhor atriz nos filmes "O Craque" (1955), "Chico Viola não Morreu" (1956), "O Cantor e o Milionário" (1959), "Cidade Ameaçada" (1960), "O Quinto Poder" (1962), "São Paulo S.A" (1966) e "Feliz Ano Velho" (1989).  Seu mais recente trabalho é o longa-metragem "A Guerra dos Vizinhos", do diretor Rubens Xavier, a ser lançado ano que vem.

Na quinta-feira (03) será entregue à artista o Troféu Marlin Azul e uma edição especial do Caderno do Festival dedicado à sua carreira cinematográfica. A homenagem acontecerá às 19h30, na Tenda do Festival. Mas, antes, às 15 horas, Eva Wilma receberá os jornalistas para uma entrevista coletiva no Hotel Ilha do Boi.
 
Praça do Papa
Um dos espaços de lazer da capital, a Praça do Papa, abrigará as noites do 16º Vitória Cine Vídeo. Os espectadores assistirão aos filmes em uma tenda com 45 metros de comprimento, 40 metros de largura e com 15 metros de altura no vão central.

Para acomodar o público, o espaço oferecerá 1.200 lugares e terá uma tela de projeção de 12mX8m, cabine de projeção, palco de 16mX5m, além de camarins e banheiros.

Na área externa, uma outra tenda, ligada à primeira através de uma passarela, formará um espaço de convivência equipado com bar, bombonière e um palco para apresentações artísticas e culturais. À disposição do público estarão oito banheiros localizados na área externa, incluindo espaços para deficientes físicos.
 
Festivalzinho
Outra novidade é a ampliação dos espaços de exibição do Festivalzinho de Cinema que, em 2009, completa dez anos. Além da tradicional mostra infanto-juvenil para os alunos de 5ª a 8ª série da rede pública, no Cine Metrópolis, em Vitória, o Festivalzinho oferecerá sessões de cinema gratuitas para estudantes de escolas públicas no Cine Alegria, em Portal de Jacaraípe, na Serra.

Ao todo, mais de seis mil crianças e adolescentes farão um passeio ao cinema nesta edição do Vitória Cine Vídeo. Em toda a história do evento, mais de 27 mil estudantes participaram do Festivalzinho.
 
Concursos
Mais um destaque do evento é o Concurso Nacional de Flipbook.  Este ano, as inscrições foram abertas à participação de animadores de qualquer parte do país. O resultado do concurso, cujas inscrições terminaram no dia 20 de novembro, será divulgado na noite de encerramento do festival. O melhor flipbook receberá como prêmio a impressão de 300 exemplares da obra, além de R$ 2 mil em dinheiro. O objetivo é estimular a produção, a experimentação e a pesquisa em diversas técnicas de animação, contribuindo para o desenvolvimento deste gênero do cinema.

A programação do 16º Vitória Cine Vídeo contará ainda com o 11º Concurso de Roteiro Capixaba. O trabalho vencedor receberá equipamentos, materiais e apoio financeiro para ser viabilizado. O vencedor será conhecido na noite de encerramento. Em 2009, o público assistirá ao lançamento de dois curtas-metragens capixabas produzidos a partir do concurso: "Raiz que Racha Rua", de Alexandre Serafini, na quinta-feira (03), e "Dia de Sol", de Virginia Jorge, na sexta-feira (04).

Durante o festival, os espectadores poderão participar do Concurso de Crítica Cinematográfica, aberto à  qualquer pessoa que não seja profissional com textos publicados. Para participar, basta escrever uma crítica sobre um filme ou vídeo exibido durante o 16º Vitória Cine Vídeo. O texto vencedor será publicado no Caderno Dois de "A Gazeta" no domingo, dia 13 de dezembro. As inscrições poderão ser feitas até 08 de dezembro através do site www.vitoriacinevideo.com.br.
 
Projeto Animação
O 16º Vitória Cine Vídeo lançará o mais novo curta-metragem do Projeto Animação. "Um Fio de Esperança" tem roteiro, desenhos, montagem, animação e direção de 150 crianças e adolescentes do Ensino Fundamental de Vitória. O filme conta a história de riscos e de esperança do menino David, um adolescente com frustrações e traumas de infância.

Para construir o curta-metragem, os alunos participaram durante o ano de oficinas nas escolas. Lá, os estudantes aprenderam a construir um roteiro e a utilizar técnicas de desenho em papel, animação em massinha, recorte e pixilation, e ainda experimentaram, pela primeira vez, a técnica Pika Pika, que consiste na produção de desenhos no escuro com a iluminação de lanternas coloridas.

"Um Fio de Esperança" será lançado na noite de encerramento, no sábado (05), na Tenda na Praça do Papa, contando com "narração musical" e com trilha sonora ao vivo executada pela Orquestra Jovem da Academia de Ensino e pelo Grupo Parafolclórico Banda de Congo Mirim da Ilha. 

Lançado em 2001, o Projeto Animação recebeu mais de 30 prêmios e realizou oito filmes: "Mangue e Tal" (2002), "Portinholas" (2003), "Zen ou Não Zen? Eis a Questão" (2004), "Vitória pra Mim" (2005), "Albertinho" (2006), "Ele" (2007), "Mestre Vitalino e Nós no Barro" (2008) e "Um Fio de Esperança" (2009). Desde a criação, o projeto levou inclusão cultural e conhecimento sobre o cinema de animação para 1.350 alunos da rede pública. 
 
Cine Galpão Itinerante
Com o objetivo de possibilitar o acesso da comunidade à cultura, o 16º Vitória Cine Vídeo, a cada noite, estará num bairro diferente da capital exibindo uma mostra de ficções, documentários e animações numa rua ou praça.
Em sua oitava edição, o Cine Galpão Itinerante será realizado na Ilha das Caieiras, na segunda-feira (30); em Andorinhas, na terça-feira (01); em Nova Palestina, na quarta-feira (02); em Itararé, na quinta-feira (03); e em Maria Ortiz, na sexta-feira (04). As sessões serão realizadas às 20 horas.
 
Oficinas Audiovisuais
Anualmente, o festival oferece cursos com o objetivo de estimular a formação técnica na área cinematográfica. Quem quiser aprender a fazer um vídeo para celular ou criar um storyboard  a oportunidade é participar das oficinas gratuitas oferecidas pelo 16º Vitória Cine Vídeo. O Festival realizará a Oficina Vídeo de bolso: faça o seu, ministrada pelo espanhol Nacho Durán, criador do primeiro vídeoblog feito na América do Sul. Ele produziu vários trabalhos em novas mídias a partir da pesquisa e experimentação com microcinema e interatividade.

A Oficina de Storyboard (versão do roteiro feita em quadrinhos) será ministrada pelo francês Laurent Cardon, ilustrador e produtor de storyboard para filmes de ficção. Os dois cursos acontecerão de 03 a 05 de dezembro, no Hotel Ilha do Boi. Os interessados devem se inscrever no Instituto Marlin Azul, Rua Professora Maria Cândida, n° 15, Bairro República, em Vitória. Informações através do telefone (27) 3327-2751.

Outro destaque do festival é a realização de oficinas de roteiro, produção e de formação de atores para o cinema, no município de Vila Velha, em parceria com o Centro Universitário Vila Velha (UVV). As vagas para as oficinas da universidade foram preenchidas. 
 
Lançamentos de DVDs
Leo Gandelman - Depois de participar da noite de abertura do festival, o saxofonista fará uma sessão de autógrafos do DVD "Sabe Você: Leo Gandelman e Convidados" na terça-feira (01), das 18 às 19h30, na Tenda do Festival. A obra faz uma releitura de baladas brasileiras com participações de alguns nomes da MPB como Luiz Melodia, Ney Matogrosso, Chico Buarque, Leila Pinheiro, Caetano Veloso e Milton Nascimento. Depoimentos dos artistas, detalhes dos encontros e imagens pouco usuais em estúdio compõem esse trabalho comemorativo dos 21 anos de carreira solo de Gandelman.

Coleção de documentários capixabas - O fortalecimento da identidade e da imagem capixaba é a inspiração para os cinco documentários da Coleção Audiovisual "Identidades". Os vídeos foram viabilizados a partir do edital DOC Capixaba - Prêmio Estímulo à Produção de Documentários Capixabas viabilizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult). A coleção reúne os filmes "Geração Gota D?Água", de Rômulo Musiello, "Moqueca só Capixaba, o Resto é Peixada", de Gustavo Moraes, "N?Goma Jongos do Sul Capixaba", de João Moraes e Leonardo Gomes, "Hochtijd - Casamento Pomerano", de Adriana Jacobsen e Jorge Kuster Jacob, e "Expedição Tabacchi", de Marcel Cordeiro.  O lançamento da coleção acontecerá na quinta-feira (03), às 16 horas, no Hotel Ilha do Boi.

DVD "Meninos da Guarani" - Um retrato da exclusão social entre os jovens é o fio condutor do longa-metragem "Meninos da Guarani", com roteiro e direção do capixaba Markus Konká. O documentário, em formato digital, registra a condição social e econômica de meninos e meninas da Rua Guarani, no bairro Laranjeiras, na Serra. O filme tem 71 minutos e conta com a narração de Zezé Mota. A produção é da Paróquia de São Pedro de Jacaraípe.

Coleção Joaquim Pedro de Andrade - Entre as atrações do 16° Vitória Cine Vídeo está o lançamento da obra completa de Joaquim Pedro de Andrade (1932-1988), um dos ícones do Cinema Novo, considerado o cineasta que melhor identificou as contradições da realidade brasileira. A caixa de DVDs contém cópias dos seis longas e oito curtas-metragens de Joaquim Pedro, feitas a partir de matrizes (originais) totalmente restauradas num trabalho meticuloso de cinco anos. Os longas-metragens "O Padre e a Moça" (1965), "Macunaíma" (1969), "Os Inconfidentes" (1972), "Guerra Conjugal" (1975) e "O Homem do Pau-Brasil" (1981), e os curtas-metragens "O Poeta do Castelo" (1959), "O Mestre de Apipucos" (1959), "Couro de Gato" (1960), "Cinema Novo" (1967), "Brasília, Contradições de uma Cidade Nova" (1967), "Linguagem da Persuasão" (1970), "Vereda Tropical" (1977) e "O Aleijadinho" (1978) fazem parte da coleção, que traz ainda o DVD bônus "Garrincha, Alegria do Povo" (1963), exclusivo da caixa. 
 
Programação geral - 16° VCV

Segunda-feira (30)
- 9 horas - Festivalzinho de Cinema - Cine Metrópolis e Cine Teatro Alegria
-12 horas - Mostra Competitiva Nacional de Vídeos - Cine Metrópolis
O Homem Bifurcado, de Hugo Pierot - 17? (CE) / Você Vai Morrer, de Chico Cuíca, Keka e Raul Chequer - 2?56? (ES) / Spectaculum, de Juliano Luccas - 15? (SP) / O Processo - Elisa Queiroz, de Mirabolica e Gabi Stein - 3?30? (ES) / Cárcere, de Edson Ferreira - 25? (ES) / Valparaíso, de Diego Hoefel - 15? (RN) / Alto Astral, de Hugo Pierot e Glaucia Barbosa - 12? (CE) / Lorena, de Alonso Pafyeze - 3? (MG) / O Processo - Julio Tigre, de Mirabolica e Gabi Stein - 4? (ES) / Quiropterofobia, de Fernando Mantelli - 17? (RS)
- 14 horas - Festivalzinho de Cinema - Cine Metrópolis e Cine Teatro Alegria
- 19h30 - Abertura do Festival e Mostra Competitiva Nacional de Curtas e Médias-Metragens - Praça do Papa
O Filme Mais Violento do Mundo, de Gilberto Scarpa - 17? (MG) / Nego Fugido, de Marília Hughes e Cláudio Marques - 16? (BA) / Os Sapatos de Aristeu, de René Guerra - 17? (SP) / Josué e o Pé de Macaxeira, de Diogo Viegas - 12? (RJ) / Chapa, de Thiago Ricarte - 15? (SP) / Alguém Tem Que Honrar essa Derrota!, de Leonardo Esteves - 7?30" (RJ) / Doido Lelé, de Ceci Alves - 17?15" (BA)
- 20 horas - Cine Galpão Itinerante - Ilha das Caieiras
-21h30 - Lançamento do Longa-Metragem "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te amo" - Praça do Papa
 
Terça-feira (01)
- 9 horas - Oficina de Roteiro de Cinema - UVV
- 9 horas - Oficina de Produção - UVV
- 9 horas - Oficina de Atores para Cinema e TV - UVV
- 9 horas - Festivalzinho de Cinema - Cine Metrópolis e Cine Teatro Alegria
- 10 horas - Encontro com os realizadores das mostras competitivas - Hotel Ilha do Boi
- 12 horas - Mostra Competitiva Nacional de Vídeos - Cine Metrópolis
Pastoreio, de Alexandre R. Garcia - 16?50? (PR) / A Saudade é um Filme Sem Fim, de Rafael de Almeida - 3? (SP) / Anydistance, de Gabi Stein - 3?09? (ES) / Os Dias Cinzas, de Bruno de Oliveira - 20? (ES) / EZ Money, de Marcelo Reis - 4?10? (MG) / Dois Mundos, de Thereza Jessouroun - 15? (RJ) / O Troco, de André Rolim - 10?40? (SP) / Tsõ?rehipãri, Sangradouro, de Divino Tserewahú, Tiago Campos Tôrres e Amandine Goisbault - 30? (PE)
- 14 horas - Festivalzinho de Cinema - Cine Metrópolis e Cine Teatro Alegria
- 14h30 - Oficina de Roteiro de Cinema - UVV
- 14h30 - Oficina de Produção - UVV
- 14h30 - Oficina de Atores para Cinema e TV - UVV
- 18 horas - Lançamento do DVD "Sabe Você: Léo Gandelman e convidados" - Praça do Papa
- 19h30 - Mostra Competitiva Nacional de Curtas e Médias-Metragens - Praça do Papa
A Ilha, de Alê Camargo - 9?47" (DF) / Fogo no Céu, dos Alunos da Escola Municipal Roberto Burle Marx - 2?10" (RJ) / Monkey Joy, de Amir Admoni - 8?15" (SP) / História de Umbigo, de Michelle Gabriel - 10? (SP) / A Distração de Ivan, de Cavi Borges e Gustavo Melo - 15? (RJ) / Ernesto no País do Futebol, de André Queiroz e Thaís Bologna - 14? (SP) / Não Me Deixe em Casa, de Daniel Aragão - 18? (PE) / Meninos, de Ursula Dart - 16? (ES) / Cotidiano, de Joana Mariani - 17?20" (SP)
- 20 horas - Cine Galpão Itinerante - Andorinhas
- 21h30 - Lançamento do Longa-Metragem "Corumbiara" - Praça do Papa
 
Quarta-feira (02)
- 9 horas - Oficina de Roteiro de Cinema - UVV
- 9 horas - Oficina de Produção - UVV
- 9 horas - Oficina de Atores para Cinema e TV - UVV
- 9 horas - Festivalzinho de Cinema - Cine Metrópolis e Cine Teatro Alegria
- 10 horas - Encontro com os realizadores das mostras competitivas - Hotel Ilha do Boi
- 12 horas - Mostra Competitiva Nacional de Vídeos - Cine Metrópolis
De Volta ao Quarto 666, de Gustavo Spolidoro - 15?11? (RS) / Matryoshka, de Salomão Santana - 9? (CE) / Dzzzedite, de Macaco Vilela - 6?22? (SP) / Timing, de Amir Admoni - 8?15? (SP) / Não Assim, de Marcelo Mesquita - 4?01? (SP) / Enfim Dois, de Thiago Vieira - 7? (SP) / A Pedra que o Estilingue Lança, de Ana Cristina Murta - 20? (ES) / Viaduto, de Wayner Tristão - 6? (ES) / Sebo, de Alexandre Kumpinski e Lucas Cassales - 8?7? (RS) / Rua Governador Sampaio, de Victor de Melo - 13? (CE) / Em terra de cego?, de Joao Boltshauser - 18?20? (RJ)
- 14 horas - Festivalzinho de Cinema - Cine Metrópolis e Cine Teatro Alegria
- 14h30 - Oficina de Roteiro de Cinema - UVV
- 14h30 - Oficina de Produção - UVV
- 14h30 - Oficina de Atores para Cinema e TV - UVV
- 19h30 -Mostra Competitiva Nacional de Curtas e Médias-Metragens - Praça do Papa
Sereia, de Yannet Briggiler e Rodrigo Amboni - 11? (SC) / Samba de Quadra, de Gustavo Mello e Luiz Ferraz - 17? (SP) / O Homem que Sonhava Fotografia, de Tião Xará - 14?55" (ES) / Reverso, de Francisco Colombo - 5?38" (MA) / Quarto de Espera, de Bruno Carboni e Davi Pretto - 12?30" (RS) / Ao Vivo, de Peppe Siffredi e Antonio Guerino - 16?54" (SP) / Fractais Sertanejos, de Heraldo Cavalcanti - 19? (CE) / A Mulher Biônica, de Armando Praça - 19? (CE)
- 20 horas - Cine Galpão Itinerante - Nova Palestina
- 21h30 - Lançamento do Longa-Metragem "Natimorto" - Praça do Papa
 
Quinta-feira (03)
- 9 horas - Oficina de Roteiro de Cinema - UVV
- 9 horas - Oficina de Produção - UVV
- 9 horas - Oficina de Atores para Cinema e TV - UVV
- 9 horas - Festivalzinho de Cinema - Cine Metrópolis e Cine Teatro Alegria
- 10 horas - Encontro com os realizadores das mostras competitivas - Hotel Ilha do Boi
- 12 horas - Mostra Competitiva Nacional de Vídeos e Lançamento do Vídeo Capixaba "Expedição Tabacchi" - Cine Metrópolis
Tia Dita - No Raiar da Aurora, de Fernanda Surjus - 10? (SP) / What Are You Looking For?, de Camila Gonzatto - 7?33? (RS) / Bomba!, de Lara Lima, Marcelo Lima e Renato Coelho - 4?36? (SP) / 1976, de Carlosmagno Rodrigues - 3? (MG) / Doctor Love, de Humberto Ribeiro - 4?03? (ES) / JLG/PG, de Paolo Gregori - 8?6? (SP) / Ensaio de Cinema, de Allan Ribeiro - 16?20? (RJ) / Sweet Karolynne, de Ana Bárbara Ramos - 15? (PB) / I Was Born In The 90s, de Tati Rabelo e Rodrigo Linhales - 4? (ES) / A Vermelha Luz do Bandido, de Pedro Jorge - 16? (SP)
- 14 horas - Oficina de Vídeo de Bolso - Hotel Ilha do Boi
- 14 horas - Oficina de Storyboard - Hotel Ilha do Boi
- 14 horas - Festivalzinho de Cinema - Cine Metrópolis e Cine Teatro Alegria
- 14h30 - Oficina de Roteiro de Cinema - UVV
- 14h30 - Oficina de Produção - UVV
- 14h30 - Oficina de Atores para Cinema e TV - UVV
- 16 horas - Lançamentos de DVDs - Hotel Ilha do Boi
-19h30 -Mostra Competitiva Nacional de Curtas e Médias-Metragens e Lançamento do Curta Capixaba "Raiz que Racha Rua"- Praça do Papa
Blackout, de Daniel Rezende - 10? (SP) / Coda, de Marcos Camargo - 9? (SP) / Em Transe, de Darlan Machado e Filipe Mecenas - 2?30" (ES) / Linhas e Espirais, de Diego Akel - 2?16" (CE) / O Anão que Virou Gigante, de Marão - 10? (RJ) / O Divino, De Repente, de Fábio Yamaji - 6?20" (SP) / Milagre, de Luiza Lubiana - 15? (ES) / Urbe, de Marcos Pimentel - 15? (MG) / O Nome do Gato, de Pedro Ribeiro Coutinho - 20? (SP)
- 20 horas - Cine Galpão Itinerante - Itararé
- 21h30 - Lançamento do Longa-Metragem "Vida de Balconista" - Praça do Papa
 
Sexta-feira (04)
- 9 horas - Festivalzinho de Cinema - Cine Metrópolis e Cine Teatro Alegria
- 9 horas - Oficina de Atores para Cinema e TV - UVV
- 10 horas - Encontro com os realizadores das mostras competitivas - Hotel Ilha do Boi
- 12 horas - Mostra Competitiva Nacional de Vídeos e Lançamento do Vídeo Capixaba "Hochtijd - Casamento Pomerano" - Cine Metrópolis
A Casa dos Mortos, de Debora Diniz - 24? (DF) / Hit do Porto, de Leandro HBL - 3? (ES) / Tchau e Benção, de Daniel Bandeira - 10? (PE) / Sangre, de Cris Ventura - 3? (MG) / Beijo Francés, de Paulo F. Camacho - 9? (RJ) / Vistamar, de Pedro Diogenes, Rubia Mercia, Rodrigo Capistrano, Glaugeane Costa, Henrique Leão e Victor Furtado - 12? (CE) / Hélio, de Letícia Bertagna - 2?51? (RS) / Apartamento 608, de Beth Formaggini - 50? (RJ)
- 14 horas - Oficina de Vídeo de Bolso - Hotel Ilha do Boi
- 14 horas - Oficina de Storyboard - Hotel Ilha do Boi
- 14 horas - Festivalzinho de Cinema - Cine Metrópolis e Cine Teatro Alegria
- 14h30 - Oficina de Atores para Cinema e TV - UVV
- 19h30 -Mostra Competitiva Nacional de Curtas e Médias-Metragens e Lançamento do Curta Capixaba "Dia de Sol" - Praça do Papa
Quando as Cores Somem, de Luciano Lagares - 15? (SP) / Silêncio e Sombras, de Murilo Hauser - 8?30" (PR) / Minami em Close-up - A Boca em Revista, de Thiago Mendonça - 18?40 (SP) / Rosa e Benjamin, de Cléber Eduardo e Ilana Feldman - 15? (SP) / Olhos de Ressaca, de Petra Costa - 20? (RJ) / Ana Beatriz, de Clarissa Cardoso - 9?13" (DF) / A Montanha Mágica, de Petrus Cariry - 13? (CE)
- 20 horas - Cine Galpão Itinerante - Maria Ortiz
- 20 horas - Cinema na Praia - Longa-Metragem "Alô, Alô, Terezinha!", de Nelson Hoineff - Curva da Jurema
- 21h30 - Lançamento do Longa-Metragem "Dzi Croquettes" - Praça do Papa
 
Sábado (05)
- 10 horas - Encontrão - Hotel Ilha do Boi
- 14 horas - Oficina de Vídeo de Bolso - Hotel Ilha do Boi
- 14 horas - Oficina de Storyboard - Hotel Ilha do Boi
- 21 horas - Encerramento do Festival - Lançamento do Curta-Metragem "Um Fio de Esperança", dos alunos do Projeto Animação, com trilha sonora apresentada ao vivo, e premiação dos filmes e vídeos vencedores do 16º Vitória Cine Vídeo
 
 
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3345 9273 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br

Assessoria de Comunicação / Instituto Marlin Azul
www.vitoriacinevideo.com.br
(27) 3327 2751
Marialina Antolini - (27) 8123 8545
Simony Leite - (27) 9721 7395
Elvany Lopes - (27) 9274 1624

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard