15/10/2009 11h15 - Atualizado em 05/01/2017 15h00

1º Encontro/Seminário Osesp de Orquestras termina com balanço positivo

Matéria de 13 de dezembro de 2006

divulgação

Maestro Helder Trefzger assina protocolo de intenção para criação da Liga

A criação de um grupo de orquestras foi um dos temas levantados pelo diretor artístico da Osesp, John Neschling, já na abertura do evento, ocorrida na manhã de sexta-feira, 08 de dezembro, com a presença do Ministro da Cultura, Gilberto Gil.

O assunto agradou a todos e voltou à pauta em algumas oportunidades durante todo o seminário. No último dia do evento, um protocolo com a intenção de criação da liga foi assinado pelos representantes de doze orquestras sinfônicas presentes: Osesp; Petrobrás Sinfônica (RJ); Sinfônica de Minas Gerais (OSMG); Sinfônica Nacional - Universidade Federal Fluminense (OSN-UFF), Filarmônica de São Caetano do Sul (OFSCS); Filarmônica do Espírito Santo (OFES); Sinfônica da USP (Osusp); Sinfônica de Sergipe; Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro - Brasília; Sinfônica da Universidade da Bahia; Sinfônica da Universidade de Santa Maria (RS); e Sinfônica de Mogi das Cruzes - SP.

divulgação

Esq para Dir: Marcelo Ramos, Prazeres, Neschling, Antônio Carlos Neves Pinto, Guilherme Mannis, Ligia Amadio, Carlos Moreno e Helder Trefzger

O Seminário contou ainda com diversos outros temas envolvendo a administração de uma orquestra como marketing, leis de incentivo, patrocínio, produção, recursos humanos etc. O segundo seminário já está marcado para o final de 2007 e poderá acontecer no Rio de Janeiro, caso a Petrobrás Sinfônica confirme a possibilidade de promover o evento. Caso contrário, a Sala São Paulo volta a ser o palco das palestras e painéis de debate.

Fonte: Site da Osesp

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard